Blog

Possíveis temas de redação para o Enem e vestibulares

Você já se perguntou sobre qual será o tema da redação do ENEM e vestibular que irá prestar este ano? A gente também! Selecionamos alguns assuntos interessantes e que podem cair na prova. Dá uma olhadinha!

Você vai prestar o Enem ou o vestibular? Fará os dois? Para o nosso assunto de hoje, qual deles não importa muito. Isso porque, de qualquer forma, uma coisa é certa: você precisará escrever alguma redação. A redação pode ser o pesadelo de muitos estudantes, mas não precisa ser o seu. Vamos lhe dar algumas informações sobre essa etapa e exemplificar alguns dos possíveis temas da redação do Enem e dos outros vestibulares para este ano.

Qual é a importância da redação nesses exames?

Se você acha que não precisa se esforçar tanto para a redação porque já domina as outras áreas da prova, está bem enganado! Além de ser uma nota essencial para o processo seletivo de muitas universidades, a redação também é um fator obrigatório para participar de programas com bolsas de estudos, como o FIES, o SISU e o Prouni. Nesses casos acima, se você tirar zero (ou outra nota mínima estipulada) será automaticamente eliminado. Além disso, ela também poderá servir como critério de desempate em outras bolsas e vestibulares. Deu para perceber que você não pode deixar a redação de lado, né?

Quais são os possíveis temas de redação?

Para você conseguir se sair bem nas provas de redação, é essencial que esteja bem informado. Ler notícias, acompanhar jornais, estar antenado e ficar de olho nos assuntos mais comentados do ano precisa fazer parte da rotina de qualquer estudante. Para lhe dar uma forcinha, preparamos a seguir alguns dos temas mais discutidos e prováveis de cair na prova, tanto como tema específico na redação quanto contextualizados em outras matérias. Dê uma conferida:

 1 - Homofobia

Este assunto é muito comentado e não é de hoje. O que pode fazer com que caia no exame deste ano é o fato de que a justiça concedeu uma liminar permitindo que a homossexualidade seja tratada como doença, permitindo a tal “cura gay”. Essa decisão foi um dos piores acontecimentos para a comunidade LGBT, que vem lutando contra o preconceito há muito tempo. Aliás, você sabia que o Brasil é um dos países com mais homicídios de membros LGBT. Ao escrever sua redação, cite os desafios encontrados pelos homossexuais no país, as consequências da homofobia para a vida das pessoas e não se esqueça de propor ideias e soluções para cada problema citado.

2 - Transtorno depressivo

Durante muitos anos, os transtornos mentais eram tratados com menosprezo e preconceito pela sociedade. Felizmente, hoje em dia, existe muito debate sobre isso e as pessoas estão, finalmente, entendendo a seriedade do assunto. Para a redação, é bom compreender os principais distúrbios ligados à depressão, bem como a influência do meio social e familiar, o papel da escola, as consequências e os possíveis métodos de ajudar a dar visibilidade e apoiar quem possui este transtorno.

3 - Suicídio

Você já assistiu à série Os 13 Porquês (13 Reasons Why), disponível pela Netflix? Ela mostra as razões pelas quais uma adolescente decide tirar a própria vida. É um conteúdo pesado, mas muito necessário. Essa obra é um dos motivos pelos quais o suicídio foi tão comentado nas mídias e redes sociais no último ano. O jogo da Baleia Azul também proporcionou diversas reflexões sobre o assunto e tornou clara a angústia dos jovens. Inclusive, o suicídio entre adolescentes e jovens é o que mais cresce pelo mundo. Use informações como essa, analise as causas mais frequentes, cite obras importantes, aponte ideias relevantes e nunca se esqueça de exercer a empatia. 

4 - Doação de órgãos e tecidos

O número de doadores de órgãos no país aumentou nos últimos anos. Em contrapartida, a quantidade de pessoas que necessitam da doação também, principalmente para quem precisa de córneas, rins, fígado, coração, pâncreas, intestino e pulmão. Um dos maiores problemas é que alguns dos órgãos doados nunca sequer encontram os pacientes necessitados. Isso porque o país ainda não tem a infraestrutura ideal para proporcionar os cuidados exigidos para esse procedimento. Fale sobre isso, evidencie fatos e sugira ideias que possam melhorar esse quadro precário da doação de órgãos e tecidos no Brasil.

5 - Ideologia

Como você deve imaginar, a palavra ideologia significa algo “ideal”. Basicamente, pensamentos, doutrinas, ideias ou visões tanto do mundo quanto de algum segmento em específico da sociedade. Como exemplo de algumas ideologias históricas, podemos citar: a capitalista, comunista, conservadora, liberal, entre outras. Para seu texto, escreva sobre a influência ideológica sobre os grupos sociais, e fale das consequências e dos conflitos entre as diferentes ideologias. Você também pode citar exemplos de atitudes ideológicas e soluções para inevitáveis problemas.

 

Viu que fazer uma boa redação não é um bicho de sete cabeças? Você não precisa ser uma Hermione Granger, basta estudar, ler bastante e estar sempre informado sobre os principais assuntos.

Fonte:

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem