Blog

Como utilizar atualidades na redação do vestibular?

Você, como professor, provavelmente sabe da importância das atualidades na redação do vestibular. Por isso, vamos te mostrar formas de como utilizá-las.

Como utilizar atualidades na redação do vestibular?

Muitos alunos têm dificuldade de utilizar atualidades na redação do vestibular. E a ajuda do professor é de fundamental importância para que eles consigam aprender. Não apenas na redação, mas em grande parte dos vestibulares é cobrado atualidades nas questões de múltipla escolha. Este é um tema muito importante, por isso é sempre cobrado. Saber mais sobre atualidades não só ajuda no vestibular como também na vida, dando maior engajamento, conscientização política e social e maior capacidade de argumentação. Por isso, seu papel como professor é mantê-los atualizados dos assuntos de acontecem no Brasil e no mundo. Seja economia, política, saúde, educação ou qualquer outro assunto que esteja em alta no momento. 

Dicas de atualidades na redação do vestibular

Os temas da redação variam muito de um vestibular para ao outro. Porém, sempre serão temas relevantes para os estudantes. Então, é muito importante tomar conhecimento sobre todos os temas. O aluno não conseguirá dissertar sobre um assunto se não tiver conhecimento a respeito dele. Por mais que possua o texto de apoio, ele não será suficiente como base. Sem contar que eles não podem copiar o que está escrito lá. Ou seja, se seu aluno não souber sobre atualidades ele não conseguirá contextualizar a respeito do tema e com isso, se sairá mal na redação (que normalmente vale bastante ponto). Agora, é hora de aprender algumas dicas para passar para os seus alunos.

Dica 1 – Busque sites confiáveis

A primeira dica que você pode passar para seus alunos são sites confiáveis para que eles possam procurar as notícias. Hoje em dia existem muitas fake News e isso pode atrapalhar e muito o seu aluno. Escolher conteúdos que sejam de qualidade e confiáveis é fundamental para que eles possam saber o que realmente está acontecendo sobre o assunto. Imagine se em uma redação seu aluno escreva uma inverdade. Ele será bastante prejudicado e dificilmente irá passar no vestibular. Por isso, você deve buscar fontes confiáveis para mostrar a eles. E deve também atenta-los a possíveis sites não são bons, pois do mesmo jeito que a internet traz muitas informações boas, ela também pode trazer muitas informações falsas. Procure grandes portais de notícias, que possuam bom reconhecimento. Assim, a chance das notícias serem verídicas é maior.

Dica 2 – Ver diferentes meios de comunicação

Quando o aluno olha diferentes formas de dar a notícia, ele consegue ver vários pontos de vista e assim, consegue formar sua própria opinião. Se o aluno acompanhar jornais de várias emissoras e páginas na internet, ele terá uma visão maior sobre o assunto e não apenas uma perspectiva dada por um jornalista.

Dica 3 – Manter-se atualizado diariamente

Outra dica que você pode dar ao seu aluno sobre atualidades na redação do vestibular é manter-se atualizado diariamente. Esse conhecimento é constante, pois a todo tempo as notícias mudam.  Não basta estudar atualidades apenas um dia. Isso também facilita para que o aluno não tenha que passar horas e horas estudando sobre esse assunto. Ao ler um pouco cada dia, ele já estará atualizado e não precisará estudar tudo o que perdeu.

Dica 4 – Organize um debate

Essa última dica é para você, professor. Você pode produzir um debate entre você e os alunos da sala. Coloque uma pauta para o dia e discuta sobre o assunto. Isso irá promover uma exposição de opiniões entre os alunos. Assim, quem não estiver por dentro do assunto poderá escutar os dois lados e formar sua própria opinião. Para aqueles que já possuam opinião formada, essa é uma oportunidade para eles entenderem que também existe outro ponto de vista e que tudo tem dois lados. Faça isso sempre que possível, pois é uma das melhores formas dos alunos aprenderam. E não se esqueça de focar também em assuntos internacionais. Por mais que a maioria dos vestibulares cobrem apenas assuntos nacionais, existem muitos fatos importantes que acontecem pelo mundo e que merecem devida atenção.

 

Essas foram algumas dicas de atualidades na redação do vestibular para você dar a seus alunos. Com elas, eles terão excelentes resultados e você sentirá orgulho de fazer parte dessa conquista.

Fonte:

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem