Blog

Dicas para superar a procrastinação nos estudos

Procrastinar é adiar determinada ação para um outro horário ou para um outro dia. Como hábito, isso revela ser um costume perigoso e que gera culpa, estresse, desânimo e impede o procrastinador de ter sucesso em suas atividades. Se você tem dificuldade para pôr as tarefas em dia, precisa ler este artigo. Aqui daremos dicas para quem busca ter dedicação aos estudos vencendo a procrastinação. Confira!

Dicas para superar a procrastinação nos estudos

 

Saiba diferenciar procrastinação e descanso

Antes de tudo, é preciso saber que o ato de procrastinar se difere bastante do ato de descansar. É necessário prestar atenção nisso porque, muitas vezes, acabamos inventando desculpas para nós mesmos. A gente se convence de que está apenas descansando, mas, na verdade, está adiando coisas que precisam ser feitas. E, se a gente não faz, as consequências não serão legais. Então, quer saber como diferenciar descanso de procrastinação? É fácil. O descanso acontece quando tiramos um tempinho para relaxar um pouco o corpo e a mente. Ele é necessário e saudável porque só assim é que é possível tomar fôlego para voltar às atividades com energia. Já a procrastinação vem acompanhada de uma certa culpa. Isso porque a gente sabe que teve tempo e possibilidade de realizar a tarefa, mas adiou por preguiça ou porque ela iria exigir um esforço que não estávamos a fim de fazer naquele momento. Daí era mais fácil buscar alguma coisa que nos desse prazer, como assistir a uma série ou um vídeo na internet.

Como saber ao certo se estou procrastinando?

Não se engane: o hábito de procrastinar é muito mais comum do que você imagina. Pode-se dizer que todos os seres humanos acabam procrastinando uma atividade ou outra, considerada mais chata ou difícil de fazer. Mas em algumas pessoas esse hábito acaba se tornando uma espécie de vício. Leituras são abandonadas, trabalho fica acumulado e a vida inteira acaba se tornando uma completa bagunça. Para te ajudar a entender se você é um procrastinador, listamos os principais sinais que podem surgir caso você esteja adotando esse péssimo hábito. Confira logo abaixo:

  • Ter muitas tarefas acumuladas e/ou atrasadas.
  • Viver dizendo para si mesmo: “só mais dez minutinhos”.
  • Deixar tudo para a última hora e se lamentar porque poderia ter feito melhor.
  • Sensação de falta de tempo suficiente para realizar todas as atividades. 

Como vencer a procrastinação e focar nos estudos?

Já vamos te avisando: você vai precisar se esforçar. Isso porque todo hábito, seja ele bom ou ruim, cria uma espécie de raiz na nossa rotina. Mas nada que uma boa dose de disciplina e atenção não possa resolver. Então, para romper de vez com esse círculo vicioso, basta estar atento às seguintes dicas:

Estabeleça metas

Uma tática que costuma gerar resultados é a criação de metas diárias e semanais. Isso funciona muito bem, principalmente quando existem muitas tarefas acumuladas e chega aquela sensação de que não será possível dar conta. Ao estabelecer metas diárias, é como se as atividades diminuíssem. Na verdade, elas só estão divididas. Mas o fato é que você fica com muito mais disposição para encarar a rotina.  

Dê uma recompensa a si mesmo

Sempre que cumprir alguma meta, seja ao final do dia ou entre as atividades nos intervalos de descanso, recompense o seu esforço com alguma coisa que te proporcione prazer e satisfação. Pode ser uma fatia de pizza, um vídeo de humor, um cochilo, um pouco mais de tempo nas redes sociais, enfim, relaxar ou rir um pouco é fundamental para que os estudos sejam produtivos.

Organização é fundamental

Durante todo esse processo, organização é imprescindível. Pode-se dizer que essa dica seja a mais importante. Somente através da organização é que será possível criar metas que você possa atingir e conciliá-las com as recompensas. Caso contrário, sem o mínimo de planejamento, será muito fácil confundir horários, tarefas e demais afazeres, o que com certeza fará com que você volte para procrastinação.

Seja persistente

Por fim, é preciso também ter muita persistência e convicção. Isso porque o processo de adaptação pode ser um pouco demorado. Vai ter dias em que tudo estará muito bem. Você vai estar cheio de vontade de fazer os trabalhos e conseguirá cumprir as suas metas. Mas com certeza vai ter ocasiões em que a tentação de deixar uma atividade ou outra para depois será bem grande. O importante é não desistir e entender que tudo isso é normal. Se tiver deixado uma coisa o outra para fazer em outro dia, não fique se censurando. Persista. Basta organizar-se novamente que dentro de pouco tempo essas coisas vão parar de acontecer. Quando esse hábito se enraizar na sua rotina, você vai executar todas as tarefas de forma tão natural que nem vai se dar conta. Afinal, o que suga mesmo a nossa energia é ter muita coisa para fazer acumulada e uma sensação de não vai conseguir terminar todas elas.

 Agora é com você. Te oferecemos várias dicas de como vencer a procrastinação. Siga em frente e a sua rotina vai ser muito mais produtiva!

Fonte:
4 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem