Blog

Como estudar de forma eficiente utilizando materiais de apoio?  

Na hora de colocar todas as leituras em dia é preciso ter bastante organização. Isso é essencial para que o estudo seja produtivo e todo aquele conhecimento possa ser memorizado e absorvido, não é mesmo? Você sabia que existem algumas ferramentas simples podem ajudar muito em momentos como esses? Quer saber como? Continue lendo este artigo! Aqui daremos as melhores dicas para estudar usando materiais de apoio. Confira!

Como estudar de forma eficiente utilizando materiais de apoio?   

 

 

O que são os famosos materiais de apoio?

Podemos dar o nome de material de apoio a toda e qualquer ferramenta utilizada na hora dos estudos com o objetivo de nos ajudar no processo de entendimento e memorização da matéria. Livros e apostilas não entram nessa definição, ok? Canetas, lápis, borracha, agendas, cadernos, post-its e notas adesivas estão entre os mais utilizados. É importante ter bastante atenção na hora em que for manuseá-los, do contrário, em vez de tornar processo de aprendizado mais prático, tornará tudo uma grande bagunça. É preciso saber que cada item possui uma função bem específica e existem os momentos certos em que vale mais a pena usar uns do que outros. Basta ter um pouco de dedicação e em pouco tempo suas leituras estarão muito mais produtivas.

Porque algumas pessoas não conseguem se adaptar a eles?

É verdade que algumas pessoas se embaraçam bastante na hora de utilizar essas ferramentas. Por mais incrível que pareça, muitos ainda não conseguem usar uma simples caneta marca-texto. Ainda existem aqueles que sentem dificuldade com os materiais de apoio porque não conseguem lidar com a organização na hora de dispor de cada um deles. E também, pessoas que até se esquecem de que esses poderosos instrumentos existem!

Sinais de que você precisa se adaptar a materiais de apoio para ser mais produtivo:

  • Precisa interromper os estudos para procurar algum tipo de caderno.
  • Perde papéis e apostilas com frequência.
  • Faz anotações em livros com caneta.
  • Hora ou outra se perde entre as anotações.
  • Demora ou tem dificuldade de encontrar o conteúdo do dia.

Também existem aqueles sinais de que você precisa muito aprender a utilizá-los de forma eficiente:

  • Tem muito conteúdo para ser estudado.
  • Você tem alguma prova bem próxima e precisa acelerar o processo.
  • O estudo precisa ser minucioso e bem aprofundado.
  • Sente que sua memória necessita de algum reforço.
  • Você está estudando mais de uma disciplina ao mesmo tempo.

Se você tem um ou mais desses sinais presentes na sua rotina de estudante, é porque realmente precisa se ligar nas dicas certeiras que vamos te dar agora! 

Como estudar utilizando materiais de apoio?

Estudar utilizando materiais de apoio é bem simples. Para facilitar esse processo, fizemos uma relação dos materiais mais utilizados e a melhor forma incluí-los na sua rotina de estudos.

Post-its

Post-its são bloquinhos de notas destacáveis e adesivas para fazer aquelas anotações breves sem precisar riscar a apostila/caderno. Nele, você pode colocar as dicas e macetes dados pelo professor durante a aula ou durante as video-aulas, além de poder anotar a resolução de exercícios após a correção. Post-its também servem para chamar a atenção para conteúdos importantes: se você está fazendo um resumo sobre a Segunda Guerra Mundial, pode colocar um tópico que deseja recordar em especial no papel colorido.

Agenda

Bacana para definir horários e dias de estudo de cada matéria, a agenda pode se tornar a melhor amiga de um vestibulando, assim que ele adquira o costume. O caderninho é super útil na semana de provas e, mesmo na rotina comum, ela pode auxiliar bastante na hora de se organizar quanto às datas de entrega de trabalhos, por exemplo, assim como os horários das aulas. Definir o tempo para estudos, lazer e lembrar de datas importantes faz muita diferença nessa rotina complicada de estudante!

Caneta

Muitas cores e até coleção! Tem gente fissurado nesse material de apoio, por conta da facilidade de se estudar com elas. Você pode separar os dados por assunto e em nível de complexidade por meio das cores, sabia? Basta atribuir um grau de importância para cada. Fazendo isso, tenha a certeza de que suas leituras ficarão muito mais rápidas e agradáveis, o que torna o trabalho bem menos cansativo. Fora que o mapa mental fica bem mais bonito e o cérebro dá mais relevância para o que está em destaque.

Lápis

Se com canetas você tem a opção de usar várias cores, o lápis é muito bom por dar a possibilidade de erro: você pode apagar depois. O lápis é ótimo para grifar e sublinhar as informações principais nos livros e nas apostilas. Assim, na hora de fazer a revisão, você só precisará ler o essencial. Se for fazer anotações nos livros, faça-as curtas e a lápis. Nas resoluções de exercícios e no rascunho de redação, use lápis: otimiza tempo e deixa o caderno com aparência de mais limpo.

Caderno

Não trabalhe no “copiei e colei”. Para utilizar bem o caderno, é bem melhor fazer anotações suas, de pensamentos produzidos a partir daquilo que foi lido. Basicamente, anote a sua compreensão do que foi lido. Faça isso de forma resumida para estimular mais a sua capacidade de “digerir” tudo que foi lido.

Setas adesivas

Setas adesivas são uma ótima maneira de separar aquele caderno por disciplina, os diferenciando-a pela cor. Assim será fácil não perder aquele tempo na hora de encontrar a página desejada.

 

Agora você já sabe o que fazer para tornar os estudos mais práticos e produtivos. Temos a certeza de que se seguir nossas dicas e usar os materiais certos, seu desempenho nas matérias vai bombar!

Bons estudos!

2 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem