Blog

Como mandar bem nas competências da redação

Já pensou em conseguir tirar uma nota mil em sua redação do ENEM? O segredo está em seguir todas as competências da redação. Trata-se de um guia para os alunos mandarem bem na elaboração do texto. Essas competências são usadas para avaliar os alunos. Você sabe quais são elas? Descubra agora mesmo e detone na sua prova!

Como mandar bem nas competências da redação

 

Competências da redação: segredo para a nota mil

Se você não está por dentro das competências da redação do ENEM, está perdendo tempo. Está na hora de começar a estudar para tirar mil e ficar tranquilo na hora de entrar na faculdade. Para a sua sorte, vamos explicar cada uma das competências. Fique por dentro do que será avaliado no seu texto.

Conheça as competências da redação do ENEM

Ao todo são cinco competências da redação do ENEM. Tá vendo, nem é muita coisa! Basta conhecer cada uma delas para arrasar no texto e conseguir a nota máxima. Todos os candidatos que conseguiram total na redação seguiram esse método. E você pode ser o próximo a gabaritar.

Competência 1

A primeira competência da redação é dominar a escrita formal culta. Sabe as gírias que os alunos usam na escola, a linguagem comum, que todo mundo conhece no dia a dia? Pois é, na redação não pode! Na hora de escrever o seu texto, você precisa ser formalzinho. Isso não significa que você deve falar difícil, escrever palavras que ninguém conhece. Esquece isso! O negócio é escrever direito, sem gírias, sem frases que só fazem sentido entre os parceiros de bairro. Lembre-se de tudo que você aprendeu na escola, as regras ortográficas, a coerência etc.

Competência 2

Uma das competências da redação do ENEM que você deve dominar é compreender a proposta do texto. Todos os anos, um tema é escolhido. Na hora do Exame você deve compreender bem esse tema e construir um texto dentro dos padrões. Fugir do tema não pode! Nada de receita de bolo, é para falar dentro do assunto.

Competência 3

A terceira competência da redação do ENEM é saber construir argumentos e pontos de vista. Sabe o tema da redação? Você vai ter que defender algum lado a respeito do assunto. E para isso será preciso construir argumentos, coesos, que façam sentido. Não dá para ir escrevendo sem pensar, entendeu? Muita calma nessa hora!

Competência 4

A quarta competência é saber usar mecanismos linguísticos corretos. Quer um exemplo? Nada de usar uma metáfora logo na introdução do texto. Primeiro, você deve introduzir o assunto, mostrar o quadro geral. Outro exemplo? Fazer uma piada dentro do texto pode ser tentador, mas não é um bom mecanismo linguístico. Vai ser sem graça e vai te fazer perder pontos.

Competência 5

A última das competências da redação é apresentar uma solução. Todo mundo está cansado dos problemas, as pessoas querem solução. E na hora da redação, você é o cara. É você que deve apresentar uma proposta para resolver o problema levantado. Qual a sua proposta? Será que é boa mesmo?! Lembre-se de respeitar os direitos humanos. Propostas que violem a dignidade humana são sempre ruins, não é mesmo? Tortura não pode. Escravidão também não. Vai com calma aí!

Dicas para mandar bem nas competências da redação

Agora vem a parte boa, algumas dicas para mandar bem nas competências da redação. São segredos e estratégias simples que vão te ajudar a fechar a redação e tirar mil. Está preparado para detonar no seu texto? Vejamos as dicas! A melhor dica de todas é treinar antes do dia do ENEM. Isso mesmo, para dominar as competências da redação é preciso estar preparado. Hora de estudar, exercitar o cérebro. Releia cada uma das competências acima, entenda cada uma delas. Quer mais uma dica? Escreva e analise se o seu texto preenche todas as competências da redação do ENEM. Algo está faltando? Reveja o seu texto e identifique as falhas. Liste todos os seus argumentos e se pergunte “será que são bons mesmo?”. Pode ser que você tenha ideias melhores observando eles! 

Viu só como é fácil detonar no ENEM? Basta levar em consideração todas as competências da redação. São apenas cinco, mas muito importantes. Comece agora mesmo a estudar e analisar cada uma delas para fazer uma redação nota mil! Seguindo as dicas acima você vai se dar muito bem no Exame.

Fonte:
31 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem