Blog

ENEM e Vestibular: como preparar estudantes  

Como você já deve saber, o ENEM e o vestibular são realmente processos seletivos muito parecidos, com algumas divergências que podem acabar confundindo e muito os estudantes que estão em processo de preparação. A principal diferença é a forma de aceitação. Neste artigo, há algumas dicas para ajudar você, professor, a melhorar a sua didática e otimizar o aprendizado dos seus alunos que estão prestes a fazer o ENEM e o vestibular. Vamos às dicas!

ENEM e Vestibular: como preparar estudantes   

 

Tenha conhecimento dos assuntos que estão sendo abordados na prova

É muito importante que você, como professor que está se habilitando a preparar os seus alunos para a prova do ENEM e o vestibular, ter em mente o que será abordado na prova. Ou ao menos ter uma ideia do que normalmente é discutido nesse tipo de teste. Muitos professores de cursinho costumam fazer a prova do ENEM e os vestibulares mais importantes todos os anos, só para poder saber o que está sendo abordado na parte do caderno de exame que se refere a matéria que ele leciona. Isso ajuda (e muito) o professor a se manter atualizado para garantir que os seus alunos recebam um conteúdo atualizado e otimizado. Fazendo isso, a taxa de aprovação dos alunos com certeza será ainda maior do que os alunos que não tem professores tão dedicados assim. A didática aplicada para aquele aluno é algo que vai contribuir para que ele possa compreender o material aplicado de forma correta. Ou seja, não só é importante que o material que foi usado seja de qualidade, como também é extremamente necessário que a metodologia seja otimizada. Assim, o aluno pode captar o conteúdo da matéria o mais rápido possível. Escolha a melhor forma de otimizar a sua aula e a sua didática. Muitos professores têm o conhecimento que é necessário para que ele consiga capacitar uma quantidade enorme de alunos, porém, por falta de uma metodologia eficiente, esses professores acabam falhando nesse quesito.

Aplique simulados para os seus alunos

Uma dica muito interessante para os professores e instituições de ensino que querem capacitar os seus alunos é a seguinte: procure aplicar simulados a eles. Os simulados naturalmente são muito parecidos com a prova final e podem em muitos casos conter questões semelhantes presentes nela. Portanto, caso você esteja afim de otimizar o aprendizado dos seus alunos, seria interessante conversar com a coordenação da escola na intenção de convencê-los a separar um dia para aplicar um simulado. Esse investimento pode agregar muito valor a vida dos alunos, e com toda certeza, a taxa de aprovação da escola irá melhorar muito.

Demonstre técnicas de redação

Essa dica vai especialmente para os professores de português. Com vocês já devem saber, a redação é um requisito que conta muitos pontos tanto no ENEM quanto no vestibular. Por isso, é muito importante que em alunos do terceiro ano por exemplo, que já estão muito próximos de participar de ambos os processos, o ensino de língua portuguesa focando na argumentação dissertativa seja otimizado! E se possível, que siga os padrões que são exigidos no ENEM e nos vestibulares que temos disponíveis no nosso país. Seguindo essa linha de raciocínio, os alunos vão se sentir mais preparados no dia da prova final. Outro fator importante é sempre usar temas que você sabe que possivelmente podem fazer parte da prova final. Assuntos que estão em alta normalmente tem uma facilidade maior de conseguir participar do tema da redação de vestibulares, assim como o próprio ENEM. Portanto, estar por dentro do que acontece no mundo é algo recomendável há você professor que quer capacitar os seus alunos para que eles cheguem mais preparados no dia da prova. Só depende de você e do seu interesse.

Essas são algumas dicas para os professores. De maneira geral, o mais importante é assumir o protagonismo como professor: facilitar o aprendizado dos conteúdos principais. Gostou dessa publicação? Nos acompanhe! Abaixo, outros artigos que possam ser interessantes.


ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem