Dúvidas Frequentes

Início

Como convidar um aluno para sua escola ?

 No ENEM Estuda.com é possível adicionar alunos na plataforma, afim de oferecer todos os recursos disponíveis na plataforma, hoje iremos demonstrar como é simples adicionar um ou mais alunos na plataforma em apenas 3 passos.

passo: No menu principal clique no botão "turma e alunos" 

passo: Feito isso, uma tela com turmas vai se abrir (caso ainda não tenha nenhuma turma, é só criar uma nova turma), escolha a turma que deseja adicionar um novo aluno e clique no botão "alunos"

 

passo: Depois de entrar na turma desejada é só digitar o email do aluno no campo destinado como mostra a imagem abaixo:

Depois de enviar o convite, o aluno poderá se cadastrar por um dos 3 metódos. 

Depois que o aluno estiver recebido o convite ficará com esse icone  depois de ter aceito o convite o aluno ficará com está situação 

 



Acessar Todos Tópicos
Como convidar um professor ?

No ENEM Estuda.com é possível adionar professores na plataforma, afim de oferecer todos os recursos disponíveis na plataforma, hoje iremos demonstrar como é simples adicionar um ou mais professores na plataforma em apenas 3 passos.

 passo: No menu principal clique no botão "professores" e depois clique no botão "professores e gestores"

 passo: Feito esse processo uma página de professores vai se abrir, procure pelo campo destinado ao convite e insira o email de um ou mais professores 

 passo: Depois de enviar o convite a situação do professor será essa:e assim que o convite for aceito a situação será essa: 

Pronto, depois de aceito o convite o professor terá acesso a todos os recursos disponíveis na plataforma.

 



Acessar Todos Tópicos
Como criar uma turma

Gestor, criar uma turma é simples, basta seguir os passos abaixo:

PASSO:
 Basta ir ao menu principal, clicar no botão "Turmas e Alunos" e clicar no botão "+Nova Turma"

PASSO: 
Insira o nome da turma no campo marcado em vermelho e preencher os dados de ensino e período.

PASSO: 
Insira o email do aluno no campo marcado em vermelho e clicar no botão "Convidar alunos".

Pronto!

Agora é esperar o aluno aceitar o convite ou fazer login pelo link da escola que estará disponível em nossa plataforma.

 



Acessar Todos Tópicos
Como é feita a vinculação dos alunos ?

Existem duas formas de vinculação no ENEM Estuda.com a primeira é feita por um link próprio e a segunda é feita pela chave da turma:

Via link próprio:
Primeiro passo: A escola deve compartilhar o link próprio com os alunos.

Segundo passo: Os alunos precisam inserir o link em seu navegador web seja ele via computador, celular ou tablet.


Terceiro passo:
Efetuar o login, caso o aluno ainda não seja cadastrado na plataforma é só efetuar o cadastro.
  

Quarto passo: O aluno escolhe a turma desejada

 

Quinto passo: Pronto, a vinculação ocorre de forma automática e você estudante vai ficar por dentro de tudo que acontece na sua instituição de ensino.

Via Código da turma:
Primeiro passo: A escola deve compartilhar o link e também o código próprio com os alunos

Segundo passo: Os alunos precisam inserir o link no seu navegador web seja ele via computador, celular ou tablet



Terceiro passo: Efetuar o login, caso o aluno ainda não seja cadastrado na plataforma é só efetuar o cadastro

Quarto passo: O aluno deve inserir o código da turma no campo destinado

 

Quinto passo: Pronto, a vinculação ocorre de forma automática e você estudante vai ficar por dentro de tudo que acontece na sua instituição de ensino.

 

 



 



Acessar Todos Tópicos
Como eu, professor, me cadastro no ENEM Estuda.com ?

Sua escola está usando o ENEM Estuda.com e você não sabe como proceder para fazer o seu cadastro, fique calmo, é simples e rápido.

Temos uma nova forma de cadastro e vinculação de professor. O primeiro passo é passar o seu email para a escola e ele será pré cadastrado, então basta você acessar a página exclusiva da sua escola (estuda.com/escola/nome) que será informado pelo responsável.

Com isso, basta acessá-la e cadastrar ou se já possuir cadastro, basta fazer login.

No modelo tradicional, será enviado um convite para você no seu email, então basta acessa-lo, procurar o email com o título ENEM ENEM Estuda.com (NOME DA ESCOLA te convidou para ser um professor) e clicar no botão azul. Caso você não encontre o email procure na pasta de spam.

Em seguida você será enviado para a página do ENEM ENEM Estuda.com e deverá fazer o seu cadastro na plataforma. O Cadastro pode ser feito através do facebook, gmail ou através do cadastro tradicional.

No exemplo abaixo iremos criar um cadastro com email e senha tradicional.

Para isso, primeiro selecione a aba "Professor" e depois preencha os dados.

Após finalizar o cadastro, basta clicar em salvar e você será redirecionado para a página de professores.

Agora é só clicar em "Aprovar" no nome da sua escola e você já estará vinculado a sua escola!

 



Acessar Todos Tópicos

Avaliações

Como faço a impressão de uma prova, cartão resposta ou gabarito ?

O ENEM Estuda.com pensando em facilitar todo processo escolar desenvolveu ferramentas para ajudar a escola, dentro da plataforma é possível efetuar a diagramação de uma prova e até  mesmo imprimir os cartões resposta nominais de meia folha ou folha inteira no padrão Enem. Funcionaidade exclusiva para escolas vinculadas a plataforma. 

Hoje vamos mostrar como é simples imprmir uma prova ou cartão resposta em apenas 4 passos:

passo, depois de todos os professores enviarem as questões solicitadas e a prova estiver pronta para ser feita é hora de imprmir as provas e os cartões respostas, para chegar até a prova é só ir até o menu e apertar o botão "provas" 

passo, depois de entrar na página de provas é só escolher a prova que vai ser aplicada e clicar no botão "Detalhes" 

passo, depois de apertar o botão "detalhes" vai aparecer uma tela com todas as informações da prova e junto com isso o botão "Imprimir" 

passo, depois de clicar no botão imprimir vão aparecer 3 opções de impressão:

Opção 1: Imprimir prova, nessa aba fica toda configuração da prova, desse modo é possível configura-lá antes da impressão.

A prova é 100% customizável, é possível deixar ela com duas ou apenas uma coluna, temos a opção de colocar alternativas uma do lado da outra (ajuda na econômia de folha), é possível colocar cabeçalho, também possuímos uma ferramenta de "Modo econômico" que visa diminuir o uso nos espaços disponíveis da folha e por último a opção de colocar o nome das disciplinas na prova.

Opção 2:"Imprimir cartão resposta", depois de apertar nessa opção vai aparecer toda a configuração do cartão resposta:

O cartão resposta também pode ser customizável, temos dois modelos de cartão resposta *(o sistema mostra qual das duas opções é melhor para a prova levando em conta o número de questões da prova, até 80 questões = modelo 1, mais de 80 questões = modelo 2), é possível escolher quais os cartões respostas que vão ser impressos (turmas).

Modelos cartões respostas:

Modelo 1 = O modelo 1 é o gabarito com 80 questões e de meia folha, esse modelo é nominal, possuí opção de lingua estrangeira, tipo de prova (A,B,C e D) e número de matrícula do estudante.

Modelo 2 = O modelo 2 tem todas as características do modelo 1 mas com alguns diferenciais , porém é um gabarito que suporta até 100 questões em folha inteira (Padrão Enem), possuí campo de instruções para os estudantes.  

Opção 3: "Gabarito", essa opção mostrará o gabarito final da prova (pode ser alterado a qualquer momento pela coordenação).

 

 

 

 

 

 

 



Acessar Todos Tópicos
Como criar uma avaliação (lista de exercícios, simulado ou prova)

Para criar uma avaliação no ENEM Estuda.com, basta clicar no menu "Provas".

Em seguida no botão verde, "Criar nova prova". A listagem de provas ainda está em branco, pois você ainda não criou nenhuma avaliação.

Agora chegamos efetivamente no formulário de criação de uma avaliação. Preencha os campos para criar sua avaliação.

Título: Escolha primeiramente o tipo dessa avaliação (lista de exercícios, simulado ou prova) e escolha o nome da avaliação, ambos são importantes para uma melhor organização e para facilitar uma pesquisa posterior.

Data da aplicação: período que a avaliação ficará disponível para os alunos (online). Caso a ideia é que a prova seja feita impressa, é interessante preencher os dados corretamente, com data e horário de início e fim.

Status: o padrão é ativada, mas você pode criá-la como desativada e ativar posteriormente.

Compartilhar prova: o padrão é sim. Muitos professores preferem compartilhar as provas com outros professores, pois assim podem também buscar por outras provas prontas.

Ordem das questões: você pode escolher entre a prova padrão e por embaralhar as questões.

Chegamos na parte de selecionar as questões, onde você professor, pode usar o nosso banco de questões ou questões próprias e usando o filtro pode refinar sua busca e selecionar as questões. Conforme você interage com os filtros, elas aparecem filtradas no primeiro quadro "Questões encontradas". Clicando na questão ou em "Ampliar" você consegue ver a questão por completo e para selecionar a questão para sua avaliação, basta clicar em adicionar ou arrastá-la para o quadro da direita. Na parte superior do quadro da direita é feita a contagem das questões que já estão na avaliação. Você também pode reordenar as questões ou excluí-las. Caso você queira adicionar uma questão própria na avaliação, clique aqui.

Para finalizar, agora só falta selecionar a(s) turma(s) que irão fazer essa avaliação e se quiser pode também colocar uma descrição dessa avaliação.

Agora clique em "Salvar Prova" e bingo! Nessa próxima tela, existem algumas informações, como: questões da avaliação com gabarito, alunos que irão resolve-la, dentre outros.

 

 



Acessar Todos Tópicos
Como enviar os cartões respostas para correção

O envio de cartões respostas (provas impressas) só funciona para escolas e não está disponível na conta "pessoal de professor". A captura dos cartões repostas pode ser feita através de celular (foto) ou de scanner e conseguimos ler jpg, png, pdf.

1º PASSO:
 Clique no menu provas "Provas" e depois no botão "Cartões Respostas".

2º PASSO: 
Escolha a prova que deseja enviar os cartões respostas e clique em filtrar.

3º PASSO: 
Clique no botão "Enviar cartões resposta da prova", para carregar os cartões respostas.

4º PASSO:

Escolha o modelo de cartão respostas que você usou na avaliação. Trabalhamos atualmente com o modelo de meia página (80 questões) e o de página inteira (100 questões).

5º PASSO:

Selecione o(s) arquivo(s) que podem ser imagem ou pdf.

 

Arraste ou selecione o arquivo e aguarde o carregamento até o fim.

 

 

6º PASSO:

Após o arquivo ser carregado, aparecerá uma seta verde sobre o arquivo e só aí você poderá fechar essa janela.

 

 

Aguarde o sistema carregar os dados de todas as provas e já começar a leitura e a correção.

 

7º PASSO:

Aparecerá a tela abaixo, com os dados das provas.

 

E é isso pessoal.

 



Acessar Todos Tópicos
Como enviar questões solicitadas

Solicitação de questões Essa funcionalidade resolve um problema comum nas escolas, que é o controle e gerenciamento de questões para uma avaliação. A solicitação de questões se inicia com um gestor criando uma avaliação e solicitando questões para professores. Após isso o professor recebe um email, avisando da solicitação de questões.

Na página de provas, clique no botão "Solicitações de Questões"

Depois disso, irá carregar as solicitações de questões. Clique agora em "Definir Questões" no lado direito.

Na próxima página, temos algumas informações:

1 - a quantidade de questões solicitadas

2 - a disciplina das questões solicitadas

3 - filtro para buscar as questões.

4 - as questões, conforme são filtradas, vão aparecendo neste quadro

5 - conforme você vai escolhendo as questões você pode clicar em "Adicionar" ou arrastá-las para o quadro da direita.

Quando a quantidade de questões solicitadas é atingido, você pode verificar que a 1ª marcação fica com o fundo verde. Você também pode acompanhar a quantidade de questões adicionadas parcialmente na parte superior da 5ª marcação (quadro da direita).

Após isso, clique no botão "Salvar questões" e está finalizado.

 

 

 



Acessar Todos Tópicos
Como faço para usar questões próprias nas minhas avaliações?

O ENEM Estuda.com conta com uma banco com mais de 53 mil questões disponíveis para os usuários, mas e se mesmo assim eu não conseguir achar a questão que eu quero ? Simples contamos com uma ferramenta onde é possível criar uma questões totalmente própria e a mesma fica armazenada na nuvem da escola.

Vamos ensinar como fazer o cadastro de questões próprias em apenas 3 passos:

Passo, clique no botão provas localizado no menu principal 

Passo, depois de entrar na página de provas clique em "Minhas questões" 

Passo,, clique no botão "Criar nova questão" e configure o corpo da questão,

Não se esqueça de colocar a disciplina da questão e clique em "Salvar",

Pronto! Sua questão vai estar disponível e pode ser usada quando quiser.

 



Acessar Todos Tópicos
Como ter acesso aos relatórios ?

O ENEM Estuda.com conta com uma ferramenta muito interessante e que leva para a escola um artifício tomador de decisões estratégicas.
Hoje vamos mostrar com é fácil e rápido o acesso até a ferramenta relatórios em apenas 2 passos:
passo: No painel principal clique no botão relatórios 

passo: Depois de clicar no botão relatórios, vai abrir a página da ferramenta e possuímos alguns filtros e informações que serão citadas abaixo:

Possuímos 4 tipos de filtros, que podem ser utilizados sozinhos ou em conjunto:

O primeiro filtro (turmas) pode ser utilizado para buscar tudo que foi feito por um turma específica ou por mais de uma turma durante todo o ano.

O segundo filtro (provas) remete-se a uma prova específica feita por uma turma ou por toda a escola 

O terceiro filtro (alunos) pode ser utilizado tudo que foi feito por um aluno durante um ano ou uma data específica (utilizando o filtro 4).

O quarto filtro (data inicial e final) é designado para acompanhar o desempenho de um aluno, turma ou escola durante o bimestre, trimestre, semestre ou toda a evolução durante o ano.

Depois de filtrar é hora de ver o que a ferramenta oferece, possuímos algumas informações simples e detalhadas para auxílio, segue abaixo algumas imagens:


Nesse gráfico é possível ver o desempenho de matérias específicas.

O gráfico acima oferece o desempenho de uma prova feita pelos alunos.

Temos também a opção de mostrar a evolução de uma turma por período, ou seja tudo que foi soma nessa evolução.

O gráfico acima é útil para um comparação, por exemplo: caso haja duas turmas ou mais do 3° ano, é possível fazer uma comparação entre elas e saber quais os pontos fracos e fortes (desempenho geral) de cada turma.

Indo até a aba pontos fortes e fracos temos os melhores alunos (lado esquerdo) e os piores alunos (lado direito).

Por fim mostramos detalhadamente os pontos fortes e fracos de uma turma ou escola, isso pode ser usado para direcionar o estudo de alunos ou turmas na matérias "fracas" e assim melhoras ainda mais o desenvolvimento educacional desse aluno.


 

 



Acessar Todos Tópicos
Qual a diferença entre uma lista de exercícios, um simulado e uma prova?

Lista de exercícios - é uma avaliação informal, como se fosse uma tarefa de casa. Nela, você professor, deve informar um nome, data/horario de início e fim e selecionar as questões da nossa plataforma ou questões próprias. A lista ficará aberta para o estudante durante o período que você escolheu anteriormente e ele poderá resolver aos poucos, caso queira. O desempenho do aluno e o gabarito é mostrado ao final resolução.

Simulado - é uma avaliação um pouco mais formal, onde o professor deve informar um nome, data/hora de início e fim, o tempo máximo e selecionar as questões da nossa plataforma ou questões próprias. O simulado ficará aberto para o estudante durante o período que você escolheu anteriormente e ele poderá iniciar o simulado a qualquer hora dentro do tempo determinado, porém, a partir do momento que o simulado é iníciado eo aluno não pode sair da tela e existe um tempo máximo para a resolução, onde quando o tempo for atingido o simulado é finalizado automaticamente. O  desempenho do aluno e o gabarito é mostrado ao final resolução.

 Prova - é uma avaliação formal e pode ser online ou impressa que tem data/hora de início e fim, como se fosse uma prova normal.
O professor deve informar o nome, data/horaário de início, o tempo máximo de prova e selecionar as questões da nossa plataforma ou questões próprias. Por exemplo: Prova de Biologia - Anatomia, data/hora de início 05/05/2015 09:00 e o tempo máximo 50min. Com isso, ela se inicia 05/05/2015 09:00 e finaliza às 09:50 e caso o aluno se atrase e começe às 09:10, ele já perdeu 10 minutos de prova. O desempenho do aluno e gabarito é mostrado ao final do tempo de prova, no exemplo acima o resultado só seria mostrado para os alunos às 09:50.
A prova impressa é feita dentro da plataforma e depois é entregue aos alunos juntamente com um gabarito, depois é só escanear os gabaritos e efetuar o envio para a plataforma que o nosso sistema faz a correção e depois gera relatórios de todo os alunos.

 



Acessar Todos Tópicos

Geral

Como dar permissões ou desativar um usuário ?

O ENEM Estuda.com conta com a opção de dar permissões a usuários internos que cuidam da gestão escolar, temos 3 tipos de permissões ela são: Gestores, Coordenação de provas e professores, já fizemos um tutorial explicando sobre a diferença das permissões.

Nesse tutorial vamos ensinar em 4 passos como é possível alterar as permissões dos usúarios.

Passo, no menu clique no botão "Alunos e professores" e depois na opção "Professores e gestores" 

Passo, depois e entrar na página "Professores e Gestores" procure o usuário que vai ser alterada a permissão e aperte no botão editar 

Passo, depois de clicar no botão para editar o usuário escolha qual tipo de permissão ela vai receber

Passo, depois de escolher a permissão clique em "Atualizar Dados" e pronto! O usuário vai ficar ativo com a permissão escolhida. É possível também desativar o usuário fazendo o mesmo processo, é só desmarcar o campo "Ativo", dessa maneira o usuário não terá acesso nenhum a escola.

 

 

 

 



Acessar Todos Tópicos
Como enviar mensagens para alunos e ou professores

O ENEM Estuda.com conta com uma ferramenta de auxílio, com ela é possível enviar mensagens para uma turma inteira, alunos específicos e também para professores.

Para enviar a mensagem basta seguir os 3 passos abaixo:

passo, vá em "mensagens e arquivos" e depois clique em "mensagens"

passo, depois de entrar na página de mensagens clique em "criar nova mensagem" 

passo, configure o corpo da mensagem e escolha para quem a mensagem vai ser enviada

Feito isso é só salvar a mensagem e clicar no botão para disparar a notificação

As notificações chegaram na plataforma, email e também como notificação *PUSH no celular *(caso o usuário tenha o app, o mesmo está disponível para ANDROID, IOS ou WINDONS MOBILE)

 

 



Acessar Todos Tópicos
Como enviar um material de apoio ou notícias para os Estudantes ou professores

Nossa plataforma conta com uma ferramenta para enviar materiais de apoio e assim ajudar o estudante a ter um desempenho melhor em uma matéria, isso também pode ser utilizado para levar até os estudantes ou professores noticiais.

Para enviar um material é muito simples, basta seguir os 3 passos abaixo:

passo, Vá até o botão "mensagens e arquivos" e clique na opção "Biblioteca" 

passo, já dentro da biblioteca clique em "enviar conteúdo" 

passo, é possível enviar conteúdo de 3 maneiras:

1; Um arquivo local armazenado no computador,

2; Um vídeo da web (youtube por exemplo),

3; Um link da web (notícia de um jornal)

Depois de escolher um dos 3 modos de envio, configure o corpo do conteúdo e escolha para quem vai ser enviado, pode ser enviado para turmas inteiras, alunos específicos ou para professores.

Depois de configurar o corpo do conteúdo é só salvar e pronto! Caso queira desativar o conteúdo por alguma motivo é só apertar em "editar" e desmarcar a opção "Ativo" .

 

 



Acessar Todos Tópicos
Como funciona o Calendário?

O calendário funciona de maneira automática ou manual e ajuda na organização do calendário escolar.

Sempre que uma prova, lista de exercício ou simulado for criado ele é adicionardo de maneira automática no calendário, somente os Gestores, Coordenadores de Prova e professores vão ter acesso ao calendário.
Pode ser criado também um evento, para isso basta em ir "Calendário" 

Depois de entrar em calendário clique em "Criar novo evento" 

Feito isso é só configurar o corpo do evento e caso queira marque a opção de notificação e assim  notifique os alunos sobre o evento 

Caso tenha escolhido a opção de notificar ele será enviado para os alunos por email, como notificação PUSH no celular (caso o aluno tenha o APP), e também na plataforma, a informação do "simulado" ficará disponível no calendário.

 

 



Acessar Todos Tópicos
Diferenças de Permissões para professores

Atualmente trabalhamos com 3 perfis para escolas, são eles:

Gestor, tem acesso a todas as funcionalidades da plataforma. Ele consegue criar avalições, ver os relatórios, gerenciar usuários, definir permissões, ver histórico de utilização de professores e alunos, pré-cadastrar o calendário escolar...

O Coordenador de provas, tem acesso a todas as provas e questões. Ele pode editar as provas, enviar, solicitar questões, enviar cartões resposta, ver relatórios de todos os professores,  ou seja, tudo relacionado a avaliações esse perfil tem acesso.

O professor, basicamente tem acesso a criar avaliações e ter acesso aos seus próprios relatórios. Além disso ele pode enviar arquivos na biblioteca digital e mandar mensagens para os alunos.

 

 

 

 



Acessar Todos Tópicos

Não resolveu sua dúvida? Fale com nossa equipe:

Entrar em contato

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem