Leia a seguir três trechos de poemas de Hesiodo (750 - 650a.C.), um dos mais importantes poetas da literatura grega antiga.
I “Reia submetida a Crono pariu brilhantes filhos: Héstia, Deméter e Hera [...] o forte Hades [...] o troante Treme-Terra (Posêidon) [...] e o sábio Zeus, pai dos Deuses e dos homens, sob cujo trovão até a ampla terra se abala” (Teogonia, 453-458).
II. “Primeira de ouro a raça dos homens mortais criaram os imortais que mantêm olímpicas moradas. Eram do tempo de Cronos, quando no céu este reinava” (Os Trabalhos e os Dias, 108-111).
III. “Agora cantem sobre a tribo das mulheres, musas olímpicas de voz doce, filhas de Zeus portador da égide, aquelas que eram as melhores naqueles dias [...] e soltaram seus cintos [...] misturando-se aos deuses [...]” (O catálogo das mulheres).
Sobre esses trechos, assinale a alternativa CORRETA.
Os Textos 1, 2, 3, 4 e 5 servem de base à Questão.
Texto 1
A MISSÃO. Direção: Roland Joffé. EUA, Reino Unido: WarnerBross, 1986. Filme (126 min). (Cena). Disponível em: https://oqueerosebud.files.wordpress.com/2013/10/filmea-missc3a3o1.jpg Acesso em: 6 abr. 2022.
Texto 2
Sete povos, que os Bárbaros habitam
Naquela oriental vasta campina
Que o fértil Uraguai discorre e banha.
Quem podia esperar que uns índios rudes,
Sem disciplina, sem valor, sem armas,
Se atravessassem no caminho aos nossos,
E que lhes disputassem o terreno!
Enfim não lhes dei ordens para a guerra:
Frustrada a expedição, enfim voltaram.
[...]
Não sofrem tanto os índios atrevidos:
Juntos um nosso forte entanto assaltam.
E os padres os incitam e acompanham.
Que, à sua discrição, só eles podem
Aqui mover ou sossegar a guerra.
Os índios que ficaram prisioneiros
Ainda os podeis ver neste meu campo.
[...]
Os padres faziam crer aos índios que os portugueses
eram gente sem lei, que adoravam o ouro. [...].
GAMA, Basílio da. O Uraguai. Excertos. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/bn000094.pdf Acesso em: 28 abr. 2022.
Texto 3
“Descobrimento do Brasil” (1956), de Candido Portinari Disponível em: http://www.chegadetrabalhoinfantil.org.br/wpcontent/uploads/2017/04/descobrimento_brasil_portinari.jpg Acesso em: 7 abr. 2022.
Texto 4
Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. [...] Ali não pôde deles haver fala, nem entendimento de proveito, por o mar quebrar na costa. [...] Um deles deu-lhe um sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha pequena de penas vermelhas e pardas como de papagaio [...]. Senhor, a inocência desta gente é tal, que a de Adão não seria maior, quanto a vergonha.
CAMINHA, Pero Vaz de. Carta de achamento do Brasil. In: OLIVIERI, Antonio Carlos; VILLA, Marco Antonio (orgs.). Cronistas do descobrimento. São Paulo: Ática, 2019. p. 20-21. (Série Bom Livro)
Texto 5
Nesse momento, um forte vento anunciou a chegada do Karaiba. Apareceu do nada como se tivesse vindo no próprio vento. [...] Tinha [...] o semblante sério, fechado. Manteve-se em pé enquanto fixava o olhar nos três homens que conversavam. Depois falou: — Coisa ruim vai acontecer em breve. Serão tempos dificeis. Fantasmas dos antepassados chegarão nesta terra e tornarão nossos povos escravos de sua ganância. Eles não terão piedade nem dos velhos nem das crianças. Simplesmente se sentirão donos desse lugar e de sua gente. Por isso, não lutarão com arcos e flechas e não terão código de guerra. Serão homens duros e não respeitarão a tradição.
MUNDURUKU, Daniel. O Karaiba: uma história do pré-Brasil. São Paulo: Melhoramentos, 2018. p. 106.
Considerando as características das produções literárias do Quinhentismo e do Arcadismo no Brasil, bem como a representação dos povos indígenas em diferentes linguagens (verbais, não verbais, literárias e não literárias) nos Textos 1, 2, 3, 4 e 5, assinale a alternativa CORRETA.
Os Textos 7, 8, 9 e 10 servem de base à Questão.
Texto 7
Meme produzido com base na obra “A Penitente Maria Madalena” A G (1593–1652/53) Disponível em: https://4.bp.blogspot.com/- kNyKh7zD_ZA/WwslQOdqObI/AAAAAAAAz6o/O7gCsrLxb4hVvKD_6z3799M3PCZnOHgCLcBGAs/s1600/oumf6e.jpg.jpg Acesso em: 12 maio 2022.
Texto 8
Exagerado
Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos
Foram traçados na maternidade
Paixão cruel, desenfreada
Te trago mil rosas roubadas
Pra desculpar minhas mentiras
Minhas mancadas
Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado
Eu nunca mais vou respirar
Se você não me notar
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar
[...]
Composição: Leoni Rodrigues Siqueira Junior Carlos / Da Silva Ramos Neto Agenor / Neves Jose Ezequiel Moreira. Exagerado. Excertos. Disponível em: https://www.letras.mus.br/cazuza/43861/ Acesso em: 11 maio 2022.
Texto 9
Aos afetos, e lágrimas derramadas na ausência da dama a quem queria bem
Ardor em firme coração nascido;
Pranto por belos olhos derramado;
Incêndio em mares de água disfarçado;
Rio de neve em fogo convertido:
Tu, que em um peito abrasas escondido;
Tu, que em um rosto corres desatado;
Quando fogo, em cristais aprisionado;
Quando cristal, em chamas derretido.
Se és fogo, como passas brandamente,
Se és neve, como queimas com porfia*?
Mas ai, que andou Amor em ti prudente!
Pois para temperar a tirania,
Como quis que aqui fosse a neve ardente,
Permitiu parecesse a chama fria.
MATOS, Gregório de. Aos afetos, e lágrimas derramadas na ausência da dama a quem queria bem. In: WISNIK, José Miguel (org.). Poemas escolhidos – Gregório de Matos. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
*porfia: discussão, insistência.
Texto 10
Certas Coisas
Não existiria som
Se não houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim
Dia e noite, não e sim
[...]
Eu te amo calado
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz
Nós somos medo e desejo
Somos feitos de silêncio e som
Tem certas coisas que eu não sei dizer
[....]
Composição: Lulu Santos / Nelson Motta. Certas coisas. Excertos. Disponível em: https://www.letras.mus.br/lulu-santos/35063/ Acesso em: 30 abr. 2022.
Na literatura, os textos barrocos exploram a plurissignificação da linguagem literária e as figuras de linguagem na construção de efeitos de sentido. Na contemporaneidade, diversas expressões artísticas revelam influências da estética Barroca.
Na leitura dos Textos 7, 8, 9 e 10, considere as características da produção artístico-literária do Barroco e assinale a alternativa CORRETA.
Observe, agora, a exploração que se faz, no Texto, de características da estética Barroca. Esse texto serve de base à Questão.
Texto 7
Meme produzido com base na obra “A Penitente Maria Madalena” A G (1593–1652/53) Disponível em: https://4.bp.blogspot.com/- kNyKh7zD_ZA/WwslQOdqObI/AAAAAAAAz6o/O7gCsrLxb4hVvK D_6z3799M3PCZnOHgCLcBGAs/s1600/oumf6e.jpg.jpg Acesso em: 12 maio 2022.
Texto 8
Exagerado
Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos
Foram traçados na maternidade
Paixão cruel, desenfreada
Te trago mil rosas roubadas
Pra desculpar minhas mentiras
Minhas mancadas
Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado
Eu nunca mais vou respirar
Se você não me notar
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar
[...]
Composição: Leoni Rodrigues Siqueira Junior Carlos / Da Silva Ramos Neto Agenor / Neves Jose Ezequiel Moreira. Exagerado. Excertos. Disponível em: https://www.letras.mus.br/cazuza/43861/ Acesso em: 11 maio 2022.
Texto 9
Aos afetos, e lágrimas derramadas na ausência da dama a quem queria bem
Ardor em firme coração nascido;
Pranto por belos olhos derramado;
Incêndio em mares de água disfarçado;
Rio de neve em fogo convertido:
Tu, que em um peito abrasas escondido;
Tu, que em um rosto corres desatado;
Quando fogo, em cristais aprisionado;
Quando cristal, em chamas derretido.
Se és fogo, como passas brandamente,
Se és neve, como queimas com porfia*?
Mas ai, que andou Amor em ti prudente!
Pois para temperar a tirania,
Como quis que aqui fosse a neve ardente,
Permitiu parecesse a chama fria.
MATOS, Gregório de. Aos afetos, e lágrimas derramadas na ausência da dama a quem queria bem. In: WISNIK, José Miguel (org.). Poemas escolhidos – Gregório de Matos. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
*porfia: discussão, insistência.
Texto 10
Certas Coisas
Não existiria som
Se não houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim
Dia e noite, não e sim
[...]
Eu te amo calado
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz
Nós somos medo e desejo
Somos feitos de silêncio e som
Tem certas coisas que eu não sei dizer
[....]
Composição: Lulu Santos / Nelson Motta. Certas coisas. Excertos. Disponível em: https://www.letras.mus.br/lulu-santos/35063/ Acesso em: 30 abr. 2022.
Texto 11
O hibridismo entre a arte barroca romana e a tropicalidade brasileira deu origem a dois novos produtos da parceria entre a marca e os designers.
Com mais de dez anos, a consolidada parceria entre Melissa e os Irmãos Campana volta a gerar novos produtos. Para o Verão 2016, moda e design unem-se na criação dessa nova minicoleção, que promete encantar o cotidiano das consumidoras.
A novidade conjuga arte barroca romana com a brasilidade para compor duas flats: a Melissa Barroca + Irmãos Campana (rasteira) e a Melissa Barroca Sandal + Irmãos Campana (sapatilha). O resultado dessa mistura inusitada pode ser notado na trama que compõe os produtos, trazendo florais, anjos e asas – elementos adjuntos da fundição de latão e bronze italiano – e animais, como lagartos (para causar ruptura no olhar e questionamento por parte do observador), insetos e pássaros – que remetem à fauna brasileira. Além disso, a textura também é composta por elementos inusitados como presilhas, tesouras, assim como parafusos, molas e telas metálicas, infiltrados como símbolos contemporâneos na composição dos modelos com temática rococó. [...]
Disponível em: http://www.portaldapropaganda.com.br/noticias/589/melissa-e-irmaos-campana-novidade-para-o-verao-2016. Acesso em 01.out.2022. Excerto adaptado.
Nos Textos 7, 8, 9 e 10, podemos identificar algumas características da literatura barroca. O Texto 11, entretanto, não é literário, mas nele se apresentam produtos que, segundo o autor "conjugam arte barroca romana com brasilidade”.
Que traço da estética barroca pode ser reconhecido na descrição feita no Texto 11?
Os Textos 12, 13, 14 e 15 servem de base à Questão.
Texto 12
Fugere Urbem: o requinte da moda urbana em universos particulares
A fuga da cidade em busca de tranquilidade sem perder o requinte
Jaqueta Vivienne Westwood – Sapatos: Raid
Traçamos um paralelo direto da literatura árcade com a contemporaneidade. Fugere Urbem (latim) simboliza, no Arcadismo, o poeta que se desloca da vida agitada e corrida da cidade para a calmaria das zonas mais afastadas. Em tempos modernos, a busca pela calmaria em spots secretos é cada vez mais rotineira. A mulher moderna quer estar antenada nas últimas tendências e, ainda sim, necessita de um espaço para que esteja em equilíbrio com a mente e o próprio ser. Esse editorial traduz o cenário com poesia em forma de fotografia.
ELEUTÉRIO, Lorena. A fuga da cidade em busca de tranquilidade sem perder o requinte. Revista Lofficiel. 26/11/2020. Adaptado. Disponível em: https://www.revistalofficiel.com.br/moda/fugere-urbem-moda-urbana Acesso em: 25 abr. 2022.
Texto 13
Casa no campo
Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa compor muitos rocks rurais
E tenha somente a certeza
Dos amigos do peito e nada mais
Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa ficar do tamanho da paz
E tenha somente a certeza
Dos limites do corpo e nada mais
Eu quero carneiros e cabras
Pastando solenes no meu jardim
Eu quero o silêncio das línguas cansadas
Eu quero a esperança de óculos
E meu filho de cuca legal
Eu quero plantar e colher com a mão
A pimenta e o sal
[...]
Casa no campo. Composição: Tavito / Zé Rodrix. Excertos. Disponível em: https://www.letras.mus.br/elis-regina/45668/ Acesso em: 20 abr. 2022.
Texto 14
A primavera floresce, de Ernest Walbourn (1872 – 1927) https://baopadana.blogspot.com/2015/09/ernest-walbourn.html
Texto 15
Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
que viva de guardar alheio gado,
de tosco trato, de expressões grosseiro,
dos frios gelos, e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal, e nele assisto;
dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
das brancas ovelhinhas tiro o leite
e mais as finas lãs, de que me visto.
- Graças, Marília bela,
- graças à minha estrela!
Eu vi o meu semblante numa fonte:
dos anos inda não está cortado;
os pastores que habitam este monte
respeitam o poder do meu cajado.
Com tal destreza toco a sanfoninha,
que inveja até me tem o próprio Alceste:
ao som dela concerto a voz celeste,
nem canto letra que não seja minha.
Graças, Marília bela,
graças à minha estrela!
[…]
GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu & Cartas chilenas. São Paulo: Ática, 2019. p. 83. (Série Bom Livro). Excertos.
A produção literária do Arcadismo reflete a valorização da razão e a retomada dos valores greco-latinos. Diversas características do movimento árcade podem ser visualizadas em produções literárias e não literárias contemporâneas.
Considerando as características do Arcadismo no Brasil, com base na leitura dos Textos 12, 13, 14 e 15, assinale a alternativa CORRETA.
O Texto, a seguir, nos faz pensar que a fuga da cidade, em busca da suposta tranquilidade do campo, é uma tendência que não é consensual. É o Texto que serve de base à Questão.
Texto
Disponível em: https://www.tudogeo.com.br/2020/10/02/mafalda-geografia-ambientes-urbanos-campo-cidade. Acesso em 02.out.2022.
A compreensão do Texto permite ao leitor concluir que