O selo comemorativo mostra a face de quatro dos líderes da Restauração Pernambucana de 1654 cuja consequência direta foi a
[...] a tribo não possui um rei, mas um chefe que não é chefe
de Estado. O que significa isso? Simplesmente que o chefe não
dispõe de nenhuma autoridade, de nenhum poder de coerção, de
nenhum meio de dar uma ordem. O chefe não é um comandante,
as pessoas da tribo não têm nenhum dever de obediência.
O espaço da chefia não é o lugar do poder [...]. A propriedade
mais notável do chefe indígena consiste na ausência quase
completa de autoridade. [...] O chefe é um fazedor de paz; ele é a
instância moderadora do grupo [...]. Ele deve apaziguar as
disputas, regular as divergências, não usando de uma força que
não possui e que não seria reconhecida. [...] Os meios que o
chefe detém para realizar sua tarefa de pacificador limitam-se ao
uso exclusivo da palavra: não para arbitrar entre as partes
opostas, pois o chefe não é um juiz e não pode se permitir tomar
partido por um ou por outro, mas para, armado apenas de sua
eloquência, tentar persuadir as pessoas da necessidade de se
apaziguar [...].
CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o estado. São Paulo: COSAC NAIFY, 2012 (adaptado).
O texto enfatiza uma característica dos povos nativos da América que, em geral, era interpretada pelos colonizadores como
O Bonde São Januário
Composição: Wilson Batista e Ataulfo Alves
Quem trabalha é quem tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
O Bonde São Januário
Leva mais um operário:
Sou eu que vou trabalhar
Antigamente eu não tinha juízo
Mas resolvi garantir meu futuro
Vejam vocês:
Sou feliz, vivo muito bem
A boemia não dá camisa a ninguém
Passe bem!
ALVES, A.; BATISTA, W. O Bonde São Januário, 3 min, 17 seg. 1940. Disponível em: . Acesso em: 04 nov. 2015.
A letra do samba “O Bonde São Januário” sofreu intervenção da censura durante o governo de Getúlio Vargas como parte de seu projeto de
O ciclo da borracha foi um importante momento da história
econômica e social do Brasil. Esse período está relacionado com a
extração e a comercialização da borracha. [...] Seu marco ocorreu
na região amazônica, proporcionando a expansão da colonização.
Tal fato acarretou grandes transformações socioculturais,
formando vilas e povoados, na beira de rios, que depois se
transformaram em cidades. Manaus, Porto Velho e Belém, entre
outras, foram algumas das cidades que enriqueceram
expressivamente durante o breve ciclo.
D’AGOSTINI, S. et al. Ciclo econômico da borracha – seringueira. Páginas do Inst. Biol., São Paulo, v. 9, n.1, p. 6-14, jan./jun., 2013.
Esse ciclo econômico provocou
A tirinha nos remete às ideias do pensador Walter Benjamim, que refletiu sobre o surgimento da propaganda na Paris do século XIX e sobre o surgimento da nova sociedade de consumidores. Sob essa ótica, ao analisar o “palco da política”, ele evidencia o lado ruim do processo eleitoral, como é demonstrado na tirinha, em que
Entre os diversos movimentos políticos e intelectuais que
marcaram a crise do sistema colonial no Brasil, esse apresenta
algumas características especiais. Diferentemente de outros
movimentos – idealizados por advogados, magistrados, militares,
padres e ricos contratantes –, teve na liderança representantes
das camadas populares do Brasil colonial: brancos, pobres,
mulatos, negros livres, escravos. O movimento foi pautado por
preocupações sociais e raciais de igualdade de raça e cor, fim da
escravidão e abolição de todos os privilégios sociais e
econômicos. Foi a nossa mais importante revolta anticolonial.
Não lutava apenas para que o Brasil se separasse de Portugal;
advogava também a modificação interna da sociedade, que era
preconceituosa, baseada nos privilégios dos grandes
proprietários e na exploração do trabalho escravo.
COSTA, L. C. A.; MELLO, L. I. A. História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1999 (adaptado).
O movimento político descrito no texto se refere à