[1] Para o filósofo Vilém Flusser, a relação texto-imagem
assumiu, na Idade Média, a forma de disputa entre o
cristianismo textual e o paganismo imagético. Na Idade
[4] Moderna, houve conflitos entre a ciência textual e as ideologias
imagéticas, que, de modo dialético, foram-se criticando. Na
tentativa de exterminar o paganismo, o cristianismo acabou
[7] absorvendo as imagens pagãs e, na medida em que a ciência
criticava esses valores, incorporava as imagens e se
ideologizava. Assim, os textos passaram a explicar as imagens,
[10] e elas, por sua vez, passaram a ilustrar os textos. Essa troca
foi-se tornando tão dialética entre a imaginação e a
conceituação, que, num momento, se negavam e, num outro, se
[13] reforçavam.
S.Venturelli e M. Maciel. Imagem interativa. Brasília: Ed. UnB, 2008 (com adaptações).
Tendo como referência o texto acima e a figura apresentada, que se refere à obra Ceci n’est pas une pipe (Isto não é um cachimbo), julgue o item a seguir.
Os autores do texto sustentam que tanto a relação dialética entre ciência e ideologia quanto a relação dialética entre escrita e imagem observadas na Idade Moderna já se estabeleciam na Idade Média.