TEXTO:
“Se te perguntarem quem era essa que às areias
e aos gelos quis ensinar a primavera…”: é assim que
Cecília Meireles inicia um de seus poemas. Ensinar
primavera às areias e aos gelos é coisa difícil. Gelos
[5] e areias nada sabem sobre primaveras... Pois eu
desejaria saber ensinar a solidariedade a quem nada
sabe sobre ela. O mundo seria melhor. Mas como
ensiná-la?
Seria possível ensinar a beleza de uma sonata
[10] de Mozart a um surdo? Como, se ele não ouve? E
poderei ensinar a beleza das telas de Monet a um
cego? De que pedagogia irei me valer para comunicar
cores e formas a quem não vê? Há coisas que não
podem ser ensinadas. Há coisas que estão além das
[15] palavras. Os cientistas, os filósofos e os professores
são aqueles que se dedicam a ensinar as coisas que
podem ser ensinadas. Coisas que são ensinadas são
aquelas que podem ser ditas. Sobre a solidariedade
muitas coisas podem ser ditas. Por exemplo, eu acho
[20] possível desenvolver uma psicologia da solidariedade.
Acho também possível desenvolver uma sociologia
da solidariedade. E, filosoficamente, uma ética da
solidariedade… Mas os saberes científicos e filosóficos
da solidariedade não ensinam a solidariedade, da
[25] mesma forma como a crítica da música e da pintura
não ensina às pessoas a beleza da música e da
pintura. A solidariedade, como a beleza, é inefável –
está além das palavras.
Palavras que ensinam são gaiolas para pássaros
[30] engaioláveis. Os saberes, todos eles, são pássaros
engaiolados. Mas a solidariedade é um pássaro que
não pode ser engaiolado. Ela não pode ser dita. A
solidariedade pertence a uma classe de pássaros que
só existem em voo. Engaiolados, esses pássaros
[35] morrem. [...]
O que pode ser ensinado são as coisas que
moram no mundo de fora: astronomia, física, química,
gramática, anatomia, números, letras, palavras.
Mas há coisas que não estão do lado de fora.
[40] Coisas que moram dentro do corpo. Estão enterradas
na carne, como se fossem sementes à espera…
Já disse que solidariedade é um sentimento. É
esse o sentimento que nos torna mais humanos. É
um sentimento estranho, que perturba nossos próprios
[45] sentimentos. [...] A solidariedade é uma forma visível
do amor. Pela magia do sentimento de solidariedade,
meu corpo passa a ser morada de outro. É assim que
acontece a bondade.
Mas fica pendente a pergunta inicial: como
[50] ensinar primavera a gelos e areias? Para isso as
palavras do conhecimento são inúteis. Seria necessário
fazer nascer ipês no meio dos gelos e das areias! E eu
só conheço uma palavra que tem esse poder: a palavra
dos poetas. Ensinar solidariedade?
[55] Que se façam ouvir as palavras dos poetas nas
igrejas, nas escolas, nas empresas, nas casas, na
televisão, nos bares, nas reuniões políticas, e,
principalmente, na solidão… [...]
ALVES, Rubem. É assim que acontece a bondade. Disponível em: emocionante-texto-de-rubem-alves/. Acesso em: 4 nov. 2018.
Quanto aos aspectos linguísticos que compõem o texto, está correto o que se afirma em
I. A partícula “Se”, em “Se te perguntarem quem era essa” (l. 1), expressa a mesma ideia que “se”, em “Como, se ele não ouve?” (l. 10).
II. O sinal indicativo de crase que aparece no excerto “‘Se te perguntarem quem era essa que às areias e aos gelos quis ensinar a primavera…’ ” (l. 1-2) indica a fusão de duas vogais idênticas, uma resultante da regência do verbo perguntar, e outra, da aceitação do artigo definido, feminino, plural, pelo substantivo “areias”.
III. Os infinitivos “Ensinar”, em “Ensinar primavera às areias e aos gelos” (l. 3-4), e “desenvolver”, em “Acho também possível desenvolver uma sociologia da solidariedade.” (l. 21-22), fazem parte de diferentes estruturas oracionais, mas se classificam do mesmo modo quanto à transitividade.
IV. As formas verbais “estão”, em “Há coisas que estão além das palavras.” (l. 14-15), e “são”, em “Os cientistas, os filósofos e os professores são aqueles que se dedicam” (l. 15-16), formam diferentes tipos de predicado, sendo a primeira pertencente a um verbo irregular, e a segunda, a outro considerado anômalo.
V. A oração “fazer nascer ipês no meio dos gelos e das areias!” (l. 52) é denominada de reduzida e exerce função subjetiva.
A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a