Temas de Redação

Tráfico de drogas e violência urbana

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: Tráfico de drogas e violência urbana: como enfrentar esse desafio nacional?

Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I -

Por que é possível vencer a guerra contra o tráfico

Carta do diretor de redação Helio Gurovitz

Guerras sempre são momentos dolorosos na história humana. Se o Brasil pode se considerar, em termos relativos, um país de sorte por não sofrer ameaças militares em suas fronteiras, nem ter sido alvo de ataques em tempos recentes, há um tipo de guerra que não nos poupou: a violência urbana associada ao tráfico de armas e drogas. E nenhum lugar simboliza tanto o crime nas grandes cidades e a dificuldade de nosso aparato jurídico para lidar com ele quanto a região metropolitana do Rio de Janeiro, cujo território foi parcialmente dominado por traficantes. Na semana passada, a população carioca viveu momentos de tensão inéditos. De um lado, bandidos promoviam ações terroristas, com tiros e queima de ônibus e automóveis. Do outro, policiais do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) e fuzileiros navais invadiam favelas para devolver o território ao controle do Estado. Numa das operações, o Brasil inteiro assistiu pela TV à fuga de dezenas de traficantes armados para uma favela vizinha. Até o fechamento desta edição, a batalha no Rio estava ainda distante do fim.

Disponível em: < http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI190579-15217,00-POR+QUE+E+POSSIVEL+VENCER+A+GUERRA+CONTRA+O+TRAFICO.html> Acesso em: 24 jul. 2015

TEXTO II -

Para o pesquisador Ayala Colares, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará, a insegurança sentida pelos moradores do estado é causada pelo tráfico de drogas. "Já existe uma comprovação da relação entre tráfico de drogas, roubos e furtos, e Belém hoje é um dos principais pontos de tráfico da região norte, não apenas como mercado, já que toda metrópole é mercado consumidor de droga, mas como ponto de distribuição até mesmo internacional", explica Colares. "Hoje, Belém exerce papel central no narcotráfico", completa.

Ainda segundo o pesquisador, o tráfico tem uma grande capacidade de atuar onde o estado é menos presente. "A parte da droga que fica na metrópole é consumida nas grandes periferias da cidade, e lá o tráfico monta a sua estrutura", relata Colares.

De acordo com o pesquisador, Belém reproduz uma tendência registrada em todo o país. "Em nível nacional, se percebe que o tráfico é a origem da violência. O narcotráfico tem poder de influenciar na própria estrutura política do estado, através de violência, corrupção, intimidação. É uma atividade lucrativa, que despera interesse de grupos que desejam fazer parte do negócio, e o resultado disto é a violência", afirma.

Disponível em:< http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/11/especi...> Acesso em:23 jul. 2015

TEXTO III -

uruguai-legaliza-a-maconha

Disponível em: < http://iconoclastia.org/2013/08/08/por-que-o-urugu...>Acesso em 23 jul. 2015

54 redações 12/06/2017

Comente sobre o tema:


ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem