Temas de Redação

Terceirização do trabalho no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: Terceirização do trabalho no Brasil

Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I -

Nesta terça-feira (07), o PL 4330/2004, projeto que trata de regras para a terceirização de trabalhadores, foi aprovado em Plenário na Câmara dos Deputados. A proposta tem alguns pontos polêmicos como, por exemplo, o artigo que permite a terceirização em qualquer tipo de atividade em empresas privadas, públicas e de economia mista.

O ponto prevê a contratação de funcionários terceirizados em atividades meio (serviço necessário, mas que não é a atividade principal da empresa) e atividades fim (atividade principal da empresa). Atualmente, a terceirização é permitida apenas para atividades meio.

Entende-se por terceirização o processo em que uma empresa delega a contratação de funcionários à outra empresa prestadora de serviços. A terceirização também acontece quando há a remuneração de funcionários por serviços prestados.

Disponível em: <http://www.ebc.com.br/noticias/politica/2015/04/en...> Acesso em 24 jul. 2015

TEXTO II -

Depois de 11 anos de trâmite no Congresso, o projeto de lei que libera a terceirização da contratação de serviços no Brasil deve ir para votação na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira 8. O projeto é defendido pelos empresários, que afirmam que a lei acabará com a insegurança jurídica na contratação de terceirizados e aumentará a competitividade das companhias. "A terceirização é uma forma moderna de organização, o mundo inteiro terceiriza para ganha eficiência", diz Alexandre Furlan, vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias.

Os sindicatos, no entanto, enxergam no projeto um ataque aos direitos trabalhistas. "O que está em debate é a destruição ou a preservação de tudo o que construímos nos últimos cem anos de lutas no Brasil", diz a secretária da CUT Maria das Graças Costa.

Disponível em:< http://www.cartacapital.com.br/economia/a-terceiri...>

Acesso em 24 jul. 2015.

TEXTO III -

Disponível em: < http://www.sinprovales.org.br/noticias/contra-a-te...> Acesso em 24 jul 2015

TEXTO IV-

Disponível em: < http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/economia/em-defesa-da-terceirizacao/> Acesso em 24 jul.2015

22 redações 19/06/2017

Comente sobre o tema:


ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem