Temas de Redação

Lixo e cidadania: “Pensar globalmente, agir localmente”.

Com base na leitura dos textos a seguir e em seus conhecimentos sobre o assunto, REDIJA um texto dissertativo-argumentativo, discutindo o seguinte tema:

Lixo e cidadania: "Pensar globalmente, agir localmente".

SELECIONEORGANIZE e RELACIONE argumentos, fatos e opiniões para defender seus pontos de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.


TEXTO I

Um dos principais problemas encontrados nas cidades, especialmente nas grandes, é o lixo sólido, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais.

Esse processo decorre da acumulação dos dejetos, os quais nem sempre recebem tratamento adequado. Isso tende a aumentar, uma vez que a população aumenta e gera elevação no consumo, e consumo significa lixo.

Para se ter uma noção mais ampla do problema, tomemos a cidade de São Paulo como exemplo: em média cada pessoa produz, diariamente, entre 800 g e 1 kg de lixo, ou de 4 a 6 litros de dejetos; por dia, são geradas 15.000 toneladas de lixo, o que corresponde a 3.750 caminhões carregados diariamente. Em um ano, esses caminhões enfileirados cobririam o trajeto entre a cidade de São Paulo e Nova Iorque, ida e volta.

Por Eduardo De Freitas (Fragmento)

http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/os-probl....

 

TEXTO II

http://www7.rio.rj.gov.br/cgm/comunicacao/publicac.../7

 

TEXTO III

http://comeniusmania10.blogspot.com/2011/04/o-impa....

 

TEXTO IV

O destino do lixo digital

O tema da reciclagem de computadores começa a aparecer em círculos especializados. Mas, por enquanto, a Convenção de Basileia (1989) é a única regulamentação internacional a respeito. Criada por representantes governamentais, de ONGs e de indústrias de cerca de 120 países, entre eles o Brasil, ela visa proibir o movimento de resíduos perigosos entre as fronteiras dos participantes. "A sucata eletrônica entrou na lista dos componentes vetados há apenas três anos", diz Marcelo Furtado, coordenador de campanha do Greenpeace, um dos participantes. "Não existe controle sobre a doação de equipamentos velhos – que muitas vezes viram lixo", alerta.

O interesse pela sucata eletrônica, em geral por parte de países em desenvolvimento, tem motivos econômicos. Muitos computadores possuem metais preciosos em sua composição, como a prata e o ouro. Além de valiosos, 98% do ouro e da prata podem ser reutilizados. Uma das maiores empresas de reciclagem na Itália, a Geodis Logistics, aproveita mais material. Segundo seus cálculos, 94% dos componentes de um micro são reaproveitáveis. A notícia interessou outras grandes empresas. 

Adriana dias Lopes
alopes@edglobo.com.br

99 redações 24/07/2017

Comente sobre o tema:


ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem