Temas de Redação

Vício em tecnologia: seremos dependentes das máquinas?

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: Vício em tecnologia: seremos dependentes das máquinas? apresentando propostas de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coesa e coerente, argumentos, fatos e opiniões para a defesa do seu ponto de vista.

TEXTO I

Junto com o "boom" da internet e o incrível desenvolvimento dos jogos eletrônicos, aumentaram as preocupações acerca das possíveis consequências negativas que o uso intenso dessas tecnologias poderia causar. Boa parte desse medo vinha das semelhanças que o uso intenso da internet e dos jogos eletrônicos tinha com o uso de drogas como álcool, cigarro e cocaína.(...)

Do ponto de vista clínico, considera-se Dependência de Tecnologia (do inglês "technological addiction") quando o indivíduo não consegue controlar o próprio uso da internet/jogos/smartphones, ocasionando sofrimento intenso e/ou prejuízo significativo em diversas áreas da vida.(...)

Contudo, já sabemos algumas coisas importantes sobre essa condição que justificam a nossa preocupação em estudar melhor esse assunto:

A dependência de tecnologia é um fenômeno global, e estima-se que aproximadamente 5% dos jovens que usam as redes sociais ou jogam on-line possam ter algum problema decorrente do seu uso e meninos têm mais problemas devido aos jogos online, enquanto as meninas fazem uso mais intenso das redes sociais. A maioria dos jovens que se encontra nessa condição apresenta também outros problemas que necessitam atenção. Os mais comuns são depressão, ansiedade social, déficit de atenção/hiperatividade e agressividade.

Disponível em: <http://dependenciadetecnologia.org/dependencia-de-...> (adaptado) Acesso em: 04 abril 2016


TEXTO II

Confira os sintomas da nomofobia (medo de ficar sem o celular):

  1. Incapacidade de desligar o telefone;
  2. Verificar de maneira obsessiva chamadas, e-mails e mensagens de aplicativos;
  3. Ficar continuadamente preocupado com a duração da bateria;
  4. Ficar incomodado quando a rede não funciona direito

Sintomas da dependência da internet:

  1. Preocupação excessiva com a internet;
  2. Passar cada vez mais tempo online;
  3. Tentativas fracassadas de reduzir o tempo na rede;
  4. Irritabilidade, depressão ou instabilidade de humor quando o uso da internet está limitado;
  5. Ficar online mais tempo do que o previsto;
  6. Colocar relacionamento ou trabalho em risco;
  7. Mentir para os outros sobre tempo gasto na rede;
  8. Usar a internet para escapar de problemas;

Disponível em: <http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2015/10/con...> Acesso 04 de abril 2016

TEXTO III

Disponível em: <> Acesso 04 de abril 2016

TEXTO IV

O mito de que a tecnologia iria desencorajar a leitura está morto e enterrado. Ao contrário, os canais abertos pelo mundo virtual derrubam outro mito: a de que os adolescentes, viciados em videogame ou redes sociais, não teriam mais tempo ou paciência para acompanhar uma boa história. Na verdade, a produção literária para esse público diversificou as narrativas com histórias mais próximas da realidade, perdendo um pouco da genética didática, por sugestão dos próprios leitores.

Hoje, o Brasil tem cerca de 1.000 blogueiros que escrevem sobre livros de adolescentes. A Companhia das Letras tem parceria com 100 deles, que avaliam e fazem uma resenha dos títulos.

Disponível em: Acesso em 04 de abril de 2016

79 redações 31/07/2017

Comente sobre o tema:


ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem