Redação 5060

Sem Título

A sociedade brasileira contemporânea vem enfrentando o dilema da utilização crescente de drogas e álcool por parte dos jovens. Isso, por sua vez, põe em xeque as diversas causas da problemática, ademais as consequências de curto e longo prazo. Mediante a isso, pretende-se fazer uma reflexão e análise sobre o assunto, a fim de que se perceba que os adolescentes estão sujeitos a vulnerabilidades negativas e necessita-se, portanto, de medidas protetivas em relação a eles.

É muito recorrente na mídia, geralmente nos anúncios publicitários, aparecer o consumo de drogas lícitas relacionado com uma vida de luxo, riquezas e prazeres corporais. Entretanto, como a criticidade dos menores ainda está em desenvolvimento, isso acaba incentivando a ingestão e o vício cada vez mais cedo. Outrossim, os pais também contribuem ao oferecer para os filhos pequenas doses, principalmente de cerveja, com a ideia de não causar nenhum malefício. Então, é importante compreender que antes da formação mental e física, qualquer quantidade dessas substâncias no organismo originam vários agravos.

Nesse sentido, um dos reflexos que mais preocupa os especialistas é o comprometimento de certas regiões celebrais, descontrole na produção de hormônios e possíveis infartos agressivos. Ademais, há ainda o risco, ao está entorpecido, de contrair DST’s, gerar gravidez indesejada e, no caso das meninas, ser alvo de violências sexuais. Portanto, é necessária uma educação instrucionalizadora objetivando enfatizar para os parentes e jovens o peso dessas consequências, podendo ser até irreversíveis.

Em suma, a partir da análise, faz-se jus de soluções. Nisso, o ECA juntamente com o Estado devem agir no controle dos abusos publicitários que possam comprometer a integridade infantil, por meio de uma fiscalização. Ademais, a escola poderia promover aulas educacionais visando a interação entre pais, adolescentes e professores, ressaltando a importância de não consumir drogas e aumentar, em sua essência, os debates e reflexões sobre a temática. Desse modo, pretende-se resolver, gradativamente, o descaso abordado.

TEMA: Os riscos do uso de álcool e drogas por jovens



ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem