Redação 5105

Sem Título

No que se refere a situação do índio brasileiro na atualidade, pode-se perceber que o Brasil vem deteriorando os valores indianistas, tendo em vista não só a exploração ilegal de suas terras como também a falta de amparo social que se faz presente nessa comunidade.

É notório que desde os processos denominados " revoluções industriais" e a ascensão do capitalismo, o mundo passou a priorizar produtos e mercado em detrimento de valores humanos essenciais. Isso se evidencia na forma egoísta dos interesses minerários e do agronegócio em se apossarem ilegalmente do território nativo para benefícios próprios.

Somado a isso, pode-se dizer que o desamparo e desrespeito à essas comunidades são históricos, visto que, desde a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500, onde ignoraram a alteridade dos índios, impondo outros valores de cultura, tradição, língua e vestimentas, há uma enorme fragilidade social dos povos nativos.

Portanto, medidas são necessárias para solucionar o impasse. É imprescindível o exercício da valorização dos índios, sendo assim, cabe ao ministério da educação implementar nas escolas palestras na semana do dia do índio que mostrem a importância histórico-social desse povo em nossa nação. E, para transformar esse cenário, vale ressaltar a incumbência da FUNAI juntamente com o ministério da justiça a demarcação territorial para garantir o direito de posse dessas terras da população indígena.



ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem