Redação 5117

Sem Título

Muito se discute acerca do índio brasileiro. Diante disso, é notório que as consequências impostas compulsoriamente pelo colonizador ainda perpetuam nos dias de hoje. Outrossim, a necessidade de desenvolvimento associada às atividades exploratórias corroboraram problemas ambientais e sociais para a população indígena brasileira. Além disso, invasão ilegal de propriedade coberta por impunidade, relocação obrigatória da população em prol de edificações de obras, mineração e extrativismo florestal ilegal nas reservas nativas, assim como a falta de assistência pública são problemas vivenciados diariamente pelas famílias indígenas. Nesse sentindo, é preciso criar medidas de atenuar ou parar tais consequências exploratórias, bem como de respeitar o índio visando preservar a memória nacional desse povo tão importante para consolidação do Brasil.

Diante desse cenário, a população e diversidade indígena vem diminuindo ao longo do tempo. Além disso, majoritariamente, o conglomerado indígena se estabelece na Amazônia. Destarte, a Amazônia perde recursos em virtude de cultivos de monocultura, bem como das atividades extrativistas de desmatamento e mineração ilegais. A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) é um órgão do governo federal voltado a fornecer assistência e executar políticas de preservação em prol do nativo brasileiro; no entanto a jurisprudência imposta pela entidade governamental não é suficiente para atenuar as problemáticas sofridas pelo índio em seu território.

Nesse sentido, é importante mencionar os prejuízos sociais e ambientais ocasionados pela instalação de uma usina hidroelétrica na Amazônia. Outrossim, as hidroelétricas geram energia através da utilização do potencial energético do rio onde será inserida. Dessa forma, a hidroelétrica de Belo Monte, apesar de possuir o segundo maior potencial energético do Brasil, prejudicará a fauna e flora, assim como a população indígena que ali reside.

Ante o exposto, e visto que os prejuízos vivenciados pelos índios são recorrentes. Portanto, o governo com medidas socioeducativas deve promover campanhas publicitárias em prol da preservação e respeito da memória nativa; assim como, abranger medidas de preservação da floresta Amazônica, além disso, utilizar os recursos naturais renováveis brasileiros como sol e vento para diversificar a matriz energética. As famílias devem mostrar a importância histórica do índios as crianças de modo a edificar uma relação de respeito. Assim, as consequências ambientais e sociais impostas ao índio serão diminuídas.



ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem