Redação 5213

Causa indígena na sociedade atual

Analisando a problemática indígena no Brasil, casos noticiados em meios de comunicação informando o quadro do índio demonstrando sua atual situação, cujas principais razões estão associadas à população, principalmente os grandes empresários visando o lucro invadem territórios por falta de demarcação, e a falta de incentivo e elaboração de políticas públicas, fazem com que a situação fique cada vez mais crítica.

A sociedade exige o fornecimento de produtos, os grandes empresários visando o lucro que perante Karl Mark são chamados de capitalistas invadem terras indígenas não demarcadas, cuja finalidade é a obtenção de recursos naturais, até então inexplorados ocasionando em conflitos, como o ocorrido no inicio do ano no maranhão entre fazendeiros e índios deixando feridos dos dois lados. Toda essa situação ocorre em virtude desse sistema que impõe pessoas a consumirem um produto a todo custo, e a empresa de fornece-los.

Observa-se que o argumento citado acima, condiz com a falta de interesses por parte das autoridades na elaboração de políticas publicas. A fundação nacional do índio (FUNAI) age na demarcação de terras conforme a função que lhe foi dada, porém cumpre apenas a parte teórica do problema, ou seja, não busca dialogar ou até mesmo colocar-se em seu lugar, isso pode ser observado na forma dos requisitos a que devem ser preenchidos, tempo para homologação prolonga-se por longos períodos, facilitando o inicio de novos conflitos gerando novas mortes.

Diante dessa situação, podemos concluir que a solução para essa problemática é a junção de ministérios da educação na alfabetização funcional da população impondo um pensamento crítico, o da justiça aplicando punições mais ativas a esses crimes, e também o ministério do meio ambiente, que não só cumpra sua função, como também entenda a causa defendida. Aplicadas conjuntamente e dessa forma teremos uma sociedade mais apaziguadora e acessível para que todos os povos convivam em harmonia e sociedade



ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem