Redação 5242

Proprietários do território brasileiro

Não há como negar que, desde o século XVI, com a chegada oficial da colonização portuguesa ao Brasil o índio vem sofrendo perseguições constantemente em seu próprio território. Atualmente este grupo esta enfrentando diversos problemas sociais relacionados à localização dos seus acampamentos. Pode se considera que a falta de condições básicas na comunidade e a região sem nenhuma demarcação agravam o problema.

Primeiramente, o direito do índio esta omisso na sociedade brasileira. De acordo com Jean J. Rousseau a vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos, porém constantemente é relatado nos meios de comunicação que os nativos ainda tem acesso a serviços básicos como saúde e educação inferiores aos demais brasileiros, logo o governo não realiza ações conjuntas e igualitárias que visam atender a toda sociedade, visto que a população indígena tem um sistema de saúde deficiente e uma educação sem qualidade.

Em uma segunda analise, esta a falta de demarcação das terras indígenas, pois segundo dados do Instituto de Geografia e Estatística 68,3% nativos vivem no meio rural. Ademais o avanço da Agronomia ligado ao recurso hídrico e a riqueza minerai ofertado na terra onde esta os acampamentos aumenta os ataque e disputas entre a comunidade e grandes proprietários que cobiçam a área. Portanto falta atender o desejo de demarcação, o qual deve advir do Estado, mas este não ouve a aclamação do grupo social.

Diante do exposto, é inegável a ausência do Estado nos direitos dos nativos desde o inicio da colonização. Sendo assim o poder executivo deve criar mais escolas e postos de saúde com profissionais capacitados na comunidade quilombola, a fim de atender os indivíduos dessa região. Ainda cabe ao ministério da justiça demarcar o território que abrigam a cultura e os meios de subsistência indígena. A fim de diminuir as disputas e agressões de fazendeiros contra os nativos.



ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem