Redação 5246

Sem Título

Ao analisar o tema vêr-se que a questão indigena não é um problema atual. Desde a chegada dos portugueses em terras tupininquins, os povos autoctónes vem sofrendo com a apropriação de suas terras, catequização forçada, além da apropriação das riquezas naturais existentes em seu território. Desprende-se dessa forma, que a população indigena está ameaçada e precisa ser protegida.

Desse modo, percebe-se que o embate por terras ocupadas por nativos é grande . Devido á interreses econômicos advindos da vasta diversidade mineral, vegetal e potêncial agrícola de suas terras, ocasionando mortes e lutas entre índios e fazendeiros, maderreiras e o governo.

Contudo, o problema esta longe de ser solucionado. As comunidades ainda emfrentam dificuldade com a demarcação de suas terras. Segundo dados de 2015 do total de 1002 aldeias, cerca de 62% ainda esperavam a demarcação e os 34% restantes ainda nem começaram o processo. Além da constante ameaça dos caçadores ilegais que invandem terras indigenas em busca de animais silvestres.

Portanto, medidas são necessárias para solucionar a problemática. Cabe ao ministério da Agricultura, uma atenção especial para com a região Amazônica, proibindo a implantação de grandes monoculturas na região, assim contribuindo para redução dos impasses entre agricultores e indigenas. Tambem é dever do governo em consonância com o Ibama, a capacitação de mais fiscais para que possam atuar nas regiões ameaçadas pela exploração ilegal de madeira e animais. Além da agilização do processo de demarcação das terras . Dessa forma, os povos nativos poderão conviver em paz em seu espaço.



ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem