Redação 5267

A violência contra os índios na atualidade

Todos os anos , no Brasil , milhares de índios são vitimas da violência em ambientes indígenas , escolares e de trabalho. Em vários casos, eles são agredidos, física e psicologicamente , por fazendeiros , que os ameaçam constantemente , e têm medo de denunciá-los. Essa situação é fruto de certas negligência do Estado e de instituições formadoras de opinião no que diz respeito á escassez de medidas para combater tal realidade tão vigente em território nacional.

Com efeito, a violência contra os índios não é um assunto inédito no Brasil. Desde do período colonial entre os séculos XVI e XIX , que esses indivíduos são vitimas de agressões e trabalhos escravo. Décadas depois, a situação não é tão diferente , uma vez que o assassinato dos grupos indígenas aumenta a cada ano, de acordo os jornais nacionais. Devido a isso, o Estado precisa encontra maneiras de proteger essas origens , assegurando, assim, os seus direitos como pessoas e cidadãos.

Ressalta-se , ainda que , apesar da existência de leis , cujo objetivo é garantir a segurança das tribos e reservas florestais , diversas áreas continuam submetidas a exploração ilegal. Infelizmente , muitas vezes , os nativos desconhecem a existência de leis em prol de sua estabilidade. Além disso , a realização de denúncias não é estimulada , frequentemente , por parte do Estado e de instituições formadoras de opinião.

Portanto, é de suma importância que o estado intensifique investimento direcionados ao cumprimento dos direitos dos indígenas , além de punir , de maneira mais efetiva , os responsáveis pelo sofrimento das vitimas . Ademais , as instituições formadoras de opinião, como as escolas e as universidades , devem realizar mais aulas e palestras em defesa das reservas florestais e que debatam sobre a função social dos índios para a sociedade .Por fim, esses institutos , em parceria com os fazendeiros , devem fomentar a construção de valores que preguem o respeito mútuo e a luta pelo fim da violência.



ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem