Redação 5327

Sem Título

No Brasil atual, a intolerância religiosa não tem grande número de casos, isso se deve ao fato do Brasil ser o país mais tolerante no que tange a pluralidade de crenças, costumes e tradições. Define-se como intolerância religiosa ofender, discriminar ou impedir a pratica de ato religioso de outrem, por motivos preconceituosos.

Segundo a Constituição Federal de 1988, o Brasil é um estado laico, ou seja, todos tem o direito a liberdade de crer em qualquer religião, sem correr o risco de sofrer sanções penais, ou ser privado de direitos por seguir determinada crença religiosa, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei. Além disso, o artigo 208 do Código penal define como crime ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo, que consiste em escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa, impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso, ou vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso, cuja pena é de detenção de um mês a um ano, ou multa.

Desse modo, percebe-se que a legislação brasileira ajudou a evitar esses casos, pois como dito anteriormente, o Brasil é o país mais tolerante no que tange a pluralidade de religiões. Em determinadas regiões do mundo, como o Oriente Médio e a África, ocorrem várias disputas devido a religião. Pode-se citar como exemplo as guerras civis no Afeganistão e em países africanos, os grupos terroristas no Oriente Médio como o Estado Islâmico e a Al-Qaeda, as disputas entre sunitas e xiitas, e entre palestinos e israelitas. Além dos países de maioria muçulmana que pela lei islâmica todos os habitantes do país devem crer no islã.

No Brasil, não ocorrem muitos casos de intolerância religiosa, apesar disso há um exagero da sociedade e da mídia quanto ao tema em questão, como, por exemplo, o caso da menina seguidora do candomblé que foi agredida na rua, no qual, logo se surgiu a grande possibilidade de ela ter sido agredida por evangélicos, sendo que nunca surgiu uma prova de que isso tenha realmente acontecido. Apesar disso ocorrem sim poucos casos, por exemplo, quando uma igreja foi vandalizada em repúdio ao ataque de um terrorista islâmico a uma boate gay nos Estados Unidos.

Assim vê-se que a intolerância religiosa no Brasil não é ampla, ocorrendo em um número de casos, extremamente baixos, diferente de determinados lugares do mundo. Espera-se que as autoridade colaborem para que isso continue positivo.

TEMA: Intolerância religiosa



ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem