Redação 5525

Sem Título

A questão do índio no Brasil contemporâneo.

No romance "O Guarani",de José de Alencar, o índio peri é descrito como um bom selvagem, corajoso, um bom guerreiro e um líder; entretanto, a cosmovisão relatada, atualmente, não é vista no tecido social, uma vez que os índios são desrespeitados em consonância com à diminuição de tribos no país.

Nesse contexto, vemos que a maneira de enxergar os indígenas, na atualidade, vem de uma visão histórica, visto que no período do Brasil colônia (século XVI ao XIX) iniciou-se o trabalho, quase não remunerado, desses povos, criando, dessa maneira, uma visão dos índios nos habitantes do país, não como os heróis da terra encontrada, mas como os escravos para explorar o novo território. Nessa linha de pensamento o desrespeito atual é fruto de uma concepçao descrita na história, fazendo essa população sofrer não apenas pelos acontecimentos passados mas ainda com o desrespeito atual.

Além disso, a cada ano, às construções tecnológicas ganham mais espaço dentro do Brasil, enquanto as ocas e, a cultura indígena são excluídas do corpo social. isso tornou-se evidente, em 2014, quando tribos foram expulsas, por policiais, do Museu do Índio com intuito de reformular o local para a copa do mundo, deixando a modernização prevalecer acima da cultura.

É necessário, portanto, que o poder legislativo crie leis mais rigorosas relacionado ao território dos indígenas, cobrando do judiciário cumpri-las. Buscando manter essas pessoas em um ambiente coerente com aquele em que os antepassados delas viviam aliado à inclusão de conversas, nas escolas, sobre a importância da cultura dessas tribos em nossa sociedade, isso por meio do Ministério da Educação, buscando conscientizar os estudantes, fazendo da maneira que o filósofo Paulo Freire disse:"Educação não muda o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas mudam o mundo", deixando dessa forma José de Alencar orgulhoso com o nosso país.



ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem