Blog

Mantenha o ritmo dos estudos nas férias!

A gente sabe que você deu duro com os estudos durante todo o ano: noites sem dormir, encontros desmarcados com a galera, diversão deixada de lado pelos livros e videoaulas no YouTube. Parece que tudo o que você precisa, agora, é de dias a fio dormindo e sem pensar absolutamente em nada. A gente entende. Mas, calma! Estudar nas férias não é tão ruim assim. E dá para descansar e estudar numa boa. Inclusive, é um período muito tranquilo e que possibilita a escolha de horários para dedicação aos estudos muito mais fluída e livremente, o que torna o processo menos pesado e em maior parte interessante.

Além disso, sabemos que algumas instituições de ensino superior fazem sua segunda fase de vestibulares no período de férias. Por isso, como diria a personagem Dory, lá do “Procurando Nemo”, principalmente aos alunos que vão prestar o exame nesta temporada, “continue a nadar, continue a nadar!” Para te auxiliar com a função dos estudos nessas férias, separamos dicas que vão facilitar a rotina para você. Leia a seguir!

1. Ordene seus materiais

Pode parecer que o chão vai abrir quando você olha aquela pilha de material em cima da mesa de estudos, cadernos, folhas e mais folhas. Ficar com essa bagunça acumulada não vai ajudar em nada. Este é o momento para dar uma revisada no que se tem em casa, investigar o que ainda é útil e o que pode ser doado para que outros também aprendam. Lembra daquele ditado “Para cada minuto gasto em organização, você ganha uma hora.”? Faz todo o sentido quando o assunto é estudos nas férias. Pode acreditar.

2. Organize seu tempo

Tudo é possível com organização. E a organização está diretamente ligada ao tempo que você se dedica para algo. Como diria o poeta “tempo, tempo, tempo… És um dos deuses mais lindos”. Por isso, a segunda dica é: organize seu tempo. E neste caso, para tudo: tempo para estudar, tempo para descansar, tempo para se entreter, tempo para comer, tempo para não fazer nada. É essencial que você tenha períodos para cada compromissos bem estabelecidos. Ah, lembre-se: nada de usar essa época pra correr atrás do “tempo perdido”, seja sincero com você mesmo e explore seus rendimentos de forma saudável.

3. Foque nos conteúdos que tiver dificuldade

Você é do tipo que ama aquele questionário enorme sobre o Modernismo? Que não pode ver uma poesia que os olhinhos já brilham? Mas, se vê alguma fórmula de física mecânica pela frente fica des-es-pe-ra-do? É hora de enfrentar essas dificuldades. Vale tudo: ir em busca de outras fontes de estudo, games, vídeos na internet. O que ajudar, sendo de fonte confiável, para o conteúdo que sente dificuldade, será bem-vindo. Mas, lembre de não se esquecer também das outras áreas, é essencial rever as outras disciplinas também. Afinal, se humanas e exatas juntas já causam, imagina juntas!

4. Leia o que quiser!

Sabe aquele best seller que está na primeira bancada da livraria, um livro que, por muitos, pode ser ser considerado banal, pelo conteúdo nem tanto erudito que possui? Se der vontade, leia! Leia tudo o que tiver vontade nas férias: receitas, enciclopédias, revistas, gibis, livros de curiosidades, romances mamão-com-açúcar, “cultura inútil”. Tudo é válido para o conhecimento. “Há uma diferença enorme na produção dos alunos que leem em relação aos que não costumam pegar em livros – os que leem têm uma bagagem maior, sabem reivindicar, argumentar com mais propriedade”, disse o professor Júlio César Michelato, coordenador de português do ensino fundamental do colégio Objetivo de São Paulo, em entrevista à revista Época. Para ler não faltam bons motivos. Falta tempo? Nas férias essa desculpa já não cola mais. Ah, a gente sabe que é díficil, mas desligue um pouco a Netflix e crie um ambiente propício para leitura.

5. Climão e celular

Segundo a pesquisa TIC Kids, divulgada em outubro de 2016, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o smartphone se mantém como principal meio de acesso à internet, sendo utilizado por 83% da população entre 9 e 17 anos de idade para se conectar. Então, nada de climão com o celular nessas férias! Deixe um pouco de lado o smart para se dedicar de fato aos estudos. Não há necessidade de ficar o tempo todo on-line. Uma dica é deixar o aparelho em outro cômodo enquanto você estuda.

6. Assista filmes

O cinema, além de ser uma ótima atividade de entretenimento, também pode ajudar você a aprender. Os filmes que se baseiam em histórias reais são ótimas fontes de conhecimento e podem ajudar você a entender contextos históricos mais claramente, sempre usados em questões das Ciências Humanas nos principais vestibulares do país. Como por exemplo, “300”, filme que fala sobre a Batalha das Termópilas, do Rei Leônidas e seus trezentos soldados espartanos, que guerrearam ferozmente contra Xerxer e os persas. É claro, toda produção cinematográfica perpassa a dramaturgia do diretor, do roteirista, e não condiz totalmente com a realidade, mas que ajuda, ajuda, bixo! O ideal é usar os filmes como base para traçar análises paralelas aos conteúdos aprendidos nos livros.  

7. Pratique exercícios

Segura esse forninho, Giovana! Essa dica aqui vale para o ano todo, mas é bom reforçar: praticar exercícios físicos é essencial para saúde mental e do corpo. Nas férias, fica muito mais fácil fazer aquela caminhada ou puxar ferro na academia do prédio. Isso vai dar muito mais disposição pra você e fazer com que tenha mais energia para dar sequência à maratona de estudo.

 

Viu só? Nenhum segredo! Com metas bem esclarecidas e equilíbrio é possível curtir muito as férias e descansar, sem deixar de lado os estudos e o foco na aprovação dos vestibulares. Curtiu nosso artigo? Fiquei de olho aqui no blog e compartilhe também com os amigos. Até a próxima!

Fonte:

Redator, social mídia, pesquisador e entusiasta das artes pelo Cena Livre de Teatro, grupo atuante na UFMT. Aluno do terceiro ano de Letras-Literatura na instituição federal, e fotógrafo nas horas vagas.


ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem