Blog

Cronograma de estudos para o Enem

Tem dúvidas de como montar um cronograma de estudos? Então esse momento é seu! Neste artigo, damos algumas dicas de como fazer um cronograma bacana e que te ajude nos estudos. Confira!

Cronograma de estudos para o Enem

 

Você acha que fazer um cronograma ou um plano de estudo para o Enem é besteira? Está certo de que consegue se virar sem esse auxílio?  Pode ser que você esteja conseguindo estudar, mas será que são as horas necessárias para uma boa pontuação?

Para a maioria das coisas acontecerem da forma correta na vida, o planejamento é essencial. Organizar seu tempo, dividir tarefas e priorizar matérias te ajudará a ser mais responsável e produtivo, além de proporcionar um dia muito melhor aproveitado. Sabe quando você está tentando estudar, mas as redes sociais e o seu celular ficam te distraindo? A cada “intervalinho” que você tira para responder a alguma mensagem, verificar seu Facebook ou tirar uma selfie, sua produtividade cai. Esses intervalos podem não parecer importantes, mas eles interrompem sua concentração e a frequência de seus estudos, o que resultará em notas baixas no futuro. Estes são ótimos motivos para criar um cronograma que inclua até seus momentos de lazer. 

Como montar um cronograma de estudo?

Antes de detalharmos os passos para um bom cronograma de estudo, vale lembrar que ele é apenas exemplificativo, ou seja, você pode alterá-lo para que se encaixe melhor com sua personalidade e objetivos.

1 - Preparando a área

Antes de tudo, pegue um calendário físico ou baixe um aplicativo pelo seu celular. É essencial marcar as datas mais importantes, como os prazos de inscrição, os dias dos exames e os resultados. Além disso, você precisa anotar todas as matérias que poderão cair na prova, priorizando aquelas que considera serem as mais difíceis.

2 - Organizando o tempo

O mais indicado é que você estude de 5 a 6 horas por dia. Não se empolgue e queira fazer mais do que isso porque tudo em excesso é prejudicial à sua saúde, até mesmo estudar! Defina suas metas de estudo diárias. O ideal é focar em exercícios de fixação nas matérias que você tem mais facilidade. Já nas que considera mais difíceis, faça o contrário, foque mais na teoria e nos conceitos. É muito importante não pular os fins de semana. O planejamento deve ser diário mesmo, assim como a realização de atividades, por menores que sejam. Ser constante permite que você não perca o ritmo. Alterne entre as matérias mais complicadas e as mais simples. Se por acaso você tiver pouco tempo em um dia, escolha estudar as menos difíceis. Você deve estar se perguntando: e quando eu vou poder pausar um pouco? Bom, o recomendado são pausas de apenas 15 minutos a cada 2 horas de estudos. Assim você pode beber uma água e esfriar a cabeça sem perder o pique.

Veja um exemplo de como utilizar cada hora do seu cronograma de estudos para o Enem:

2h para estudar um assunto novo ou mais complicado;

1h para fazer exercícios de tópicos mais fáceis;

2h para revisar ou reler outras matérias;

1h para ler notícias ou entrar em fóruns de estudos.

3 - Práticas extras

Não se esqueça de adicionar alguns elementos extras (e muito importantes) em seu cronograma de estudo. O diferencial é o que te fará ganhar mais pontos do que seus concorrentes!

Redação: faça uma redação ao menos uma vez por semana. Procure os temas atuais ou os assuntos mais comentados. Se estiver começando agora, simplesmente escreva sobre algum tópico que curta. É importante que você treine sua argumentação, pratique a defesa de suas ideias, leia bastante e esteja craque em interpretação de texto!

Simulado: o ideal é realizar um simulado a cada duas semanas, mesmo que no início ele seja pequeno. Faça provas de anos anteriores, veja os comentários corrigidos de cada questão errada e revise sempre as matérias em que foi pior. Alguns sites possuem simulados online gratuitos disponíveis para você. Os melhores cursinhos preparatórios também realizam simulados completos ao menos uma vez por período.

Notícias: estar por dentro de assuntos nacionais e globais relevantes é essencial! Você precisa entender o contexto político e social para realizar tanto a redação quanto as questões do Enem, que costumam trazer um contexto atual.

 

Agora você sabe como não é complicado organizar um cronograma de estudos para o Enem e pode adaptar o nosso do jeito que mais te agradar! O importante é não desistir e tentar achar prazer nos estudos.

Fonte:
1 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem