Blog

Época de vestibular: passe segurança aos alunos

Ser professor de Ensino Médio e cursinho é conviver todo o tempo com pessoas em processo de formação de opinião, escolhas. É época de aflição e desespero para a maioria dos estudantes! A seguir, dicas de como auxiliar os estudantes da melhor maneira no processo.

Época de vestibular: passe segurança aos alunos

Ser professor do Ensino Médio é uma grande responsabilidade. Afinal, essa é uma fase da vida na qual os alunos têm muitas dúvidas e são bastante inseguros quanto ao futuro.

Essa tarefa é ainda mais difícil para os que lecionam no último ano, quando as turmas se preparam para o vestibular e para o ENEM e os alunos ficam apreensivos, se sentindo cansados e com medo do futuro.

Além das dificuldades para conseguir vencer todo o conteúdo e realizar uma revisão adequada para que se sintam preparados para as provas, há ainda a necessidade de enfrentar as cobranças dos familiares, as expectativas dos que convivem com eles e toda a preocupação em obter os melhores resultados.

Esse quadro, somado a todas as transformações corporais comuns à faixa etária, às questões de desenvolvimento profissional, aos problemas sociais e familiares e tantos outros, ocasiona grande sofrimento aos alunos do 3° ano do Ensino Médio e cursinho.

Vivenciar situações exaustivas de cobrança muitas vezes ocasiona o surgimento de  doenças como depressão, ansiedade e quadros de estresse.

O que revelam os estudos?

Pesquisas, apontam que mais de 40% dos alunos concluintes do Ensino Médio apresentam níveis elevados de ansiedade e cerca de 65% estão em nível de exaustão devido ao estresse. As ocorrências mais frequentes em meninas do que em meninos.

Com relação à depressão, segundo a OMS, cerca de 4% dos jovens de 15 a 19 anos possuem a doença, porém estudos feitos no Brasil apontam que essa ocorrência é em torno de 20% em estudantes do Ensino Médio.

Por isso, é importante que os fatores que podem desencadear esses problemas – como o medo da reprovação e a ideia de que não há futuro caso o aluno seja reprovado - sejam trabalhados em sala de aula, o que também os ajuda a terem melhor desempenho nas provas.

Abaixo, listamos algumas dicas de como passar segurança para os alunos em fase pré-vestibular, a fim de que você tenha instrumentos para auxiliar seus estudantes a enfrentarem essa fase difícil da melhor maneira.

Promova debates em sala de aula

Um dos motivos que fazem com que muitos estudantes desenvolvam sintomas de estresse, ansiedade e depressão é a sensação de isolamento e de que eles estão “sozinhos no mundo”.

Mesmo que se comuniquem entre si, é comum que eles evitem falar sobre seus problemas pessoais, seja por medo de demonstrar fraqueza ou por não saber como abordá-los.

Promover debates em sala de aula, falando acerca das dificuldades enfrentadas nessa fase, é uma ótima oportunidade para eles externarem suas preocupações, mostrando como têm lidado com seus problemas.

Uma boa ideia é levar profissionais de psicologia acostumados a lidar com pessoas nessa fase, pois eles podem passar uma visão mais profissional sobre a questão e as maneiras de enfrentá-la.

Auxilie na escolha do curso a seguir

Muitos estudantes sentem-se pressionados a fazer o vestibular ou o ENEM sem nem sequer terem ideia de que carreira gostariam de seguir em suas vidas.

O problema é que, como as opções dos formulários são limitadas a no máximo 3 opções, as tensões sobre qual área escolher têm grande impacto na vida dos alunos.

Levar as turmas a feiras de profissões em faculdades, realizar testes vocacionais e convidar profissionais de diversas áreas para conversar com os alunos é uma ótima maneira de ajudá-los com essas angústias e possibilitar que tenham mais certeza sobre o que desejam estudar no Ensino Superior.

Convide ex-alunos para dar depoimentos

É comum que, durante os estudos para o vestibular e o ENEM, os alunos se encontrem em uma estrada sem saída, imaginando que não há vida sem aprovação.

O que sabemos é que, infelizmente, muitos irão sentir as dores de serem reprovados, mesmo depois de muito sacrifício e esforços, e terão que aprender a lidar com a situação.

Convidar ex-alunos que estão na faculdade ou já desempenhando suas profissões e que vivenciaram experiências difíceis na época de escolher o que seguir é uma boa maneira de mostrar aos estudantes que, apesar das dificuldades, a vida continua, e que as desilusões e os resultados ruins são parte desse aprendizado.

Sempre é importante lembrar de chamar aquele aluno que ficou 4 ou 5 anos estudando para ser aprovado, o que escolheu um curso e depois trocou para realizar seu sonho, quem teve filhos antes de entrar para a faculdade e aprendeu a lidar com isso, ou os que sequer seguiram com a faculdade, mas se sentem realizados profissionalmente.

Quanto mais experiências distintas, que fujam do padrão de caminho esperado pelos alunos, melhor será para eles encontrarem motivações e saídas para os problemas que irão encontrar.

 

Esperamos que essas ideias sirvam de inspiração para você criar dinâmicas em sala de aula que auxiliem seus alunos em fase pré-vestibular.

Lembre-se de que eles precisam de muito apoio, paciência, orientação e também de adultos que estejam dispostos a ajudá-los e a mostrar que o mundo é muito mais que essa fase de suas vidas.

Fonte:
1 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem