Blog

Benefícios de resolução de exercícios

Estudar, ir para as aulas do colégio ou cursinho, revisar, fazer mapas mentais, resumir, ufa...é isso mesmo: vestibular é uma intensa maratona, logo você precisa inserir nesse cotidiano um tempo já planejado para a resolução de exercícios. Vamos elencar alguns benefícios de resolução de exercícios neste artigo. Confira.

Benefícios de resolução de exercícios

Sempre se discutiu o que é mais importante: teoria ou prática. Definitivamente, o mais importante mesmo é a teoria aliada a prática. Isso é fundamental para que alunos consigam se preparar almejando uma aprovação, seja ela em qual nível ou instituição for. Estar disposto a inserir na rotina diária o hábito de resolver questões é o diferencial que você precisa para ser aprovado.

A maratona do vestibular

Estudar, ir para as aulas do colégio ou cursinho, revisar, fazer mapas mentais, resumir, ufa...é isso mesmo: vestibular é uma intensa maratona, logo você precisa inserir nesse cotidiano um tempo já planejado para a resolução de exercícios. Vamos elencar alguns benefícios de resolução de exercícios:

Conheces a banca e terás um bom resultado

Conhecer melhor as provas dos elaboradores, qual estilo se encaixa, fazer um levantamento de quais assuntos foram mais tendenciosos a cair nos últimos anos, qual o nível de dificuldade de cada elaborador, para assim entender tais características e preparar-se com antecedência.

Digamos que você prestasse vestibular para a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, logo, avaliando todos estes itens em relação a PUC, poderia extrair informações relevantes dos organizadores das provas de lá, somente fazendo exercícios para detectar esses perfis.

Dê uma direção aos seus estudos

Resolver exercícios organiza os tópicos que você está estudando, logo direciona seu roteiro de conteúdo, eliminando aqueles assuntos que já foram vistos, não deixando nenhum tema do lado de fora.

Quer ter memória de elefante? Então faça exercícios

O cérebro sempre precisa ser estimulado. Se você estuda tudo e não faz nenhuma questão, a tendência é sua mente ir desassociando-se destes assuntos e eles, por sua vez, caem no esquecimento.

Quando você faz uma bateria de questões, essa assimilação é bem mais assertiva, como se as questões fossem pequenos lembretes espalhados na sua mente.  

Testando seu desempenho em 1...2...3

Sempre temos um calcanhar de Aquiles em alguma disciplina e contar com a resolução de questões para um teste de como anda o seu desempenho é válido. Não tem como negar, o gabarito dirá aonde está Aquiles.

Otimização do tempo

Conhecer todos os assuntos seria suficientemente bom caso não tivesse um tempo contando a seu desfavor na hora da prova. Administrar o tempo é lidar com o processo de resolver questões dentro de um determinado limite de tempo. Fazer questões ajuda a administrar este tempo.

Confiar que você realmente está aprendendo

Ao resolver questões você vai em busca de acertar, e se errar, volta para o tópico da questão e dá uma revisada nele. Saber que as questões estão corretas vai te gerar segurança e confiança que você está se preparando muito bem.  

A grande concorrência no vestibular faz com que as pessoas tenham resolvido cada vez mais questões como forma de explorar o grau de eficiência do seu aprendizado, diferenciando-se dos demais candidatos que de repente não sabem da informação ou tem preguiça de resolver exercícios.

Saiba que sem exercícios fica bastante difícil uma aprovação.

O ideal é que você comece devagar fazendo todos os dias algumas questões e com o passar do tempo aumenta-se o número e ritmo dessas questões de forma ininterrupta, todos os dias, como um hábito a ser executado.

Você pensava que sabia tudo sobre determinado assunto, mas isso não ocorreu na hora de resolver as questões. Que bom então, a hora de errar é essa na hora de fazer os exercícios. Na hora da prova, é hora de acertar.   

 

E aí já está com a sua bateria de questões a postos? Pois trate de resolvê-las. Boa leitura e até breve!

Fonte:
31 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem