Blog

5 dicas para a escolha de curso

A escolha do curso é uma tarefa difícil e até mesmo assustadora. Para te ajudar na sua, reunimos algumas dicas para que você saiba como selecionar o curso que mais tem a ver com você e com o que espera para o seu futuro. Confira!

5 dicas para a escolha de curso

A escolha do curso é uma tarefa difícil e até mesmo assustadora. Logo após o Ensino Médio, são poucas as pessoas com a certeza do que desejam fazer para toda a vida.Isso também tem a ver com outros fatores, como a variedade de profissões que existem, os limites na oferta de instituições de ensino no lugar onde se mora, os custos envolvidos, a pressão da família, etc. Já na inscrição, muitas vezes é preciso definir a opção de curso desejado – os formulários sempre limitam a escolha para 1 ou 2 áreas. Ainda bem que  existem várias maneiras de conhecer melhor as diferentes opções de curso superior ou profissionalizante, tendo um pouco de contato com o dia a dia de diferent es profissões e aprendendo sobre o que cada uma faz.

Para te ajudar na sua escolha, reunimos algumas dicas para que você saiba como escolher o curso que mais tem a ver com você e com o que espera para o seu futuro. Confira!

Participe de feiras de profissões em universidades

É muito comum que as universidades realizem eventos – geralmente chamados de “Feira das profissões” – para apresentar os diferentes cursos e as atividades realizadas neles, bem como as matérias estudadas. Elas costumam ser bastante interativas, contando com alunos de diferentes níveis da graduação que estão ali para esclarecer as dúvidas dos visitantes. Algumas também contam com gincanas e alguns concursos para integrar os visitantes e ajudá-los a conhecer melhor as áreas de interesse. Se você morar próximo de uma universidade, pública ou particular, fique atento ao calendário da instituição, e participe da próxima feira de profissões para que possa conhecer um pouco melhor dos cursos nos quais tem interesse. Se não morar, não fique chateado. Já tem instituições transmitindo o evento ao vivo pela internet. Não deixe de se informar.

Realize testes vocacionais

Testes vocacionais não são a resposta definitiva para a escolha de curso, mas são muito interessantes para que você conheça melhor o seu perfil profissional e tenha um direcionamento de quais os campos de estudo são mais indicados para alguém com suas habilidades. Muitos cursinhos preparatórios oferecem vários testes vocacionais ao longo do ano, elaborados por especialistas com experiência na área, que muitas vezes conversam com os alunos sobre os resultados. Também há várias opções na internet e o interessante é que eles costumam apresentar explicações sobre os resultados obtidos, ajudando o candidato para que busque mais informações.

Faça estágios ou trabalhos como aprendiz

Poucos alunos sabem que, durante o Ensino Médio ou a partir dos 14 anos, podem desempenhar atividades como estagiários ou menores aprendizes. Além da grana que entra e de aprender um ofício, há também a possibilidade de conviver em um ambiente de trabalho e ter contato direto com algumas profissões. Diversas instituições públicas selecionam estudantes para fazer tarefas simples. Isso é bom porque eles podem conhecer o dia a dia da empresa conversar com os profissionais, esclarecendo suas dúvidas sobre a área. Também existem empresas que selecionam jovens para trabalho aprendiz. Nesse caso, eles realizam cursos e são orientados por superiores, aprendendo mais sobre a rotina da área em que estão atuando. Procurar essas oportunidades é uma ótima maneira de ter mais informações que auxiliem na escolha do que se quer fazer após o Ensino Médio.

Assista a vídeos no Youtube

O Youtube é uma ótima maneira de ter contato com diferentes profissionais e com estudantes de várias áreas. E o melhor é que existem vários deles que já compartilham suas experiências e tiram as dúvidas dos seguidores, além de existirem muitos canais voltados para divulgar os diversos cursos de Ensino Superior e Profissionalizantes. Procure alguns desses canais, assista os vídeos disponíveis e faça contato com os youtubers. Eles certamente ficarão muito felizes em te ajudar na escolha do curso para seu futuro.

Busque ajuda na sua escola

Muitas vezes as escolas não mantêm uma comunicação suficiente com os alunos, ao ponto de eles conhecerem todas as possibilidades de auxílio para a escolha do que farão no futuro. Por isso, é uma boa alternativa buscar ajuda na coordenação ou diretoria, perguntando se há algum suporte oferecido que possa te ajudar com essa difícil tarefa, a de escolher uma carreira. Caso a escola não ofereça, é interessante conversar com os professores e demais profissionais sobre a possibilidade de começarem a organizar feiras de profissões. Assim, os alunos podem entrar em contato com profissionais para um bate-papo no colégio ou os estudantes realizarem as consultas por conta própria e as apresentarem aos demais.

Por mais que a escolha do curso seja bastante difícil, existem muitos recursos disponíveis que podem te ajudar com isso. Não deixe de pesquisar quais as alternativas próximas ao local onde você mora e não perca a oportunidade de ter contato com profissionais. Eles podem te ajudar nessa escolha, fazendo toda a diferença para que você esteja mais seguro quanto ao que quer para o futuro.

Fonte:
21 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem