Blog


Como corrigir atividades de maneira eficiente

Em certos períodos do ano letivo, o professor se vê sobrecarregado de atividades! No artigo a seguir, confira maneiras de corrigir as atividades de alunos eficientemente!

Como corrigir atividades de maneira eficiente

O trabalho de um professor é muito gratificante, entretanto exige certas responsabilidades e uma delas é a correção de provas e atividades em geral.

Final de semestre, por exemplo, aquela pilha de trabalhos para ler e corrigir, pontuar observações, tudo isso e muito mais. Fazer o que?

Existem formas de otimizar o tempo para fazer esta atividade para tornar o processo de correção de atividades mais funcional e eficiente.

Elencaremos aqui meios de você corrigir as provas com mais simplicidade e agilidade.

Formas mais eficientes de correção de atividades? Mãos à obra, então!

Reserve um tempo somente para fazer as correções

Esqueça-se de outras coisas e planeje um tempo somente para as correções:

dedique-se a sentar em um lugar e começar a correção para evitar se focar em outras coisas e acabar por confundir provas, pontuações, não saber mais aonde parou. Assim não se perde tempo e a correção fica mais bem-feita, em tempo bastante hábil.

Planeje-se para corrigir em um horário específico de forma que este planejamento seja rotineiro, planejamento de aula, correção, elaboração de provas, de forma a deixar as atividades separadas para não as misturar e lançar mão de notas erradas.

O pior horário para se corrigir as provas é tarde da noite, pois nessa hora geralmente o sono está latente e a falta de atenção é maior.

Conte com o uso de aplicativos que lembram prazos

É comum os alunos se questionarem sobre as notas e se os professores já fizeram as devidas correções, muitas vezes não somente pela ansiedade de receber as notas como também pelo atraso não percebido pelo professor.  

Dessa forma, para uma maior pontualidade, o ideal também é contar com o uso de ferramentas como por exemplo o Evernote, no qual você cria prazos para as tarefas, recebendo alertas pelo e-mail, celular, e cuidando para que sua produtividade aumente.

Aplique avaliações online

Já pensou em quanto tempo você ganharia se existisse uma plataforma onde você pode construir suas avaliações online e enviar para impressão no colégio ou para os alunos de maneira virtual? A boa notícia é que isso já existe!

Isso é possível com o aplicativo Estuda.com, que conta com uma plataforma com cerca de 80 mil questões, usar o mecanismo de criar questões aos alunos de acordo com o conteúdo. Tudo de forma simples e online, sem correções demoradas.

Organize seu local de trabalho

Já que em casa o trabalho do professor é meio que “a la home office”, é importante que o ambiente de trabalho esteja bem organizado. Já pensou um professor perder um trabalho de um aluno, ou mesmo uma prova, quanto problema não seria? Por isso que anotações, blocos, papéis, gabaritos, provas, trabalhos, tudo tem que estar organizado para facilitar a correção das atividades.  

Pronto, agora não tem mais estresse nas correções de suas atividades. Temos a solução! Seu rendimento vai ser melhorado.

Siga estes conselhos e ganhe mais produtividade, entregando as provas dentro dos prazos estipulados e sem maiores problemas. Seu tempo agradece e seus alunos também.

 

O que achou das dicas dadas aqui? Já testou para ver como o seu rendimento na correção de atividades vai melhorar? Caso possa, compartilhe com outros professores. Bom trabalho e até o próximo artigo!

 

 

Fonte:
1 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem