Blog

Na redação: estimule o uso de conectivos textuais

Ter uma boa pontuação na prova de redação do Enem e de outros vestibulares é crucial para o estudante, já que essa nota conta na hora de correr para uma vaga do ensino superior. Não deixe de conferir dicas que vão ajudar na hora de ensinar conectivos e proporcionar uma boa fixação dos mesmos por parte dos alunos, a seguir.

Na redação: estimule o uso de conectivos textuais

Ter uma boa pontuação na prova de redação do Enem e de outros vestibulares, é crucial para o estudante, já que essa nota conta bastante na hora de correr para uma vaga do ensino superior.

É de extrema importância que o professor instrua muito bem o estudante para esse teste, munindo-o de conhecimentos essenciais para o desenvolvimento de uma boa redação, como é o caso dos conectivos textuais.

Atuando como elementos da coesão, os conectivos possibilitam a formação de expressões claras e fáceis de serem compreendidas, fator que torna o seu uso indispensável na transmissão correta do que o escritor pretende passar ao leitor.

Pensando justamente nessa importância que os conectivos têm na composição de um texto que ostenta coesão, ou seja, que apresenta as ideias do escritor perfeitamente, preparamos este guia que conta com dicas que irão ajudar o docente a introduzir o uso do conectivos textuais de forma que os alunos não só memorizem estes elementos, mas também entendam como usar os mesmos adequadamente.

Não deixe de conferir dicas que vão ajudar na hora de ensinar conectivos e proporcionar uma boa fixação dos mesmos por parte dos alunos, a seguir.

Entenda o lado dos seus alunos

Entender o aluno é muito importante no processo de ensino e aprendizagem, pois segundo especialistas na área educacional, este ato permite ao docente entender melhor o estudante e as suas necessidades, o que no final garante a elaboração de um plano de estudo mais inteligente.

Por isso, na hora de introduzir os conectivos aos seus alunos, é necessário que o professor certifique-se de que o plano por ele desenhado, cumpre ou não com aquilo que são as necessidades dos estudantes, visto que esse entendimento permitirá ao docente focar no problema real.

Junte a exposição com a prática

Não adianta consumir a maior parte do tempo da aula explicando sobre conectivos, pois além disso poder deixar a aula entediante para o aluno, a memorização do conteúdo estudado por parte do estudante também será afetada negativamente.

Segundo um estudo realizado pela educadora norte-americana Tracey Tokyhama-Espinosa, o tempo máximo que o estudante consegue ficar atento a aula, é de apenas 20 minutos. Portanto, o mais aconselhável é que o professor explique o conteúdo numa parte da aula, e em seguida, forneça exercícios aos alunos sobre o conteúdo explicado.

Além de manter o aluno concentrado na aula, essa articulação também permitirá uma melhor fixação da matéria dos conectivos.

Incentive a Pesquisa

Para um melhor entendimento do modo de aplicação dos conectivos na redação, o aluno precisa apreciar exemplos de textos em que esses elementos da coesão estão presentes em ênfase.

Sendo assim, o professor deve incentivar os estudantes a buscarem por exemplos que envolvam o conteúdo estudado, pois isso irá aumentar o seu entendimento acerca da matéria, bem como acelerar o estudo dos conectivos textuais.

Dê dinâmica para as aulas

A atenção e capacidade de memorização do aluno é fundamental para o entendimento do uso de conectivos, sendo assim, a necessidade da implementação de dinâmicas nas aulas que envolvem essa matéria é maior.

Para implementar as dinâmicas em sala de aula, o docente conta com muitas opções, podendo usar jogos e outras atividades diversidades.

E, apesar das dinâmicas serem de grande ajuda para o melhor entendimento dessa matéria, o docente deve ter cuidado na sua abordagem, optando numa fase inicial por iniciativas que não “assustem” o aluno. Também é recomendado que na escolha da dinâmica, se observe a idade e o nível de escolaridade dos estudantes.

Uma boa dica de dinâmica que ajuda no entendimento dos conectivos textuais e que se aplica a alunos prestes a realizar a sua prova de redação do Enem, são os testes encontrados em sites focadas na redação (que envolve os elementos da coesão), os quais podem ser indicados pelo professor.  

 

Gostou das dicas? Acompanhe os outros artigos aqui no blog da Estuda.com! 

Fonte:
1 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem