Blog


Dicas de ortografia para redação

Escrever uma boa redação é muito importante para a aprovação no vestibular. Na escrita padronizada segundo as normas de Redação, há dois tópicos que deixam os alunos de cabelo em pé: a pontuação e a ortografia. Elencaremos aqui dicas de como fazer uma boa redação e quais erros são os mais frequentes devendo você evitá-los. Mãos à obra em fugir destes erros.

Dicas de ortografia para redação

Escrever uma boa redação é muito importante para a aprovação no vestibular. Na escrita padronizada segundo as normas de Redação, há dois tópicos que deixam os alunos de cabelo em pé: a pontuação e a ortografia.

A nota da redação, em sua grande maioria, tem um peso diferenciado, valendo sempre mais. Saiba que um errinho aqui, outro acolá, no final do somatório e contagem dos escores, certamente a sua nota ficará muito abaixo do que você precisa para ser aprovado.

Pensando que isso é o problema de muitos estudantes, elencaremos aqui dicas de como fazer uma boa redação e quais erros são os mais frequentes devendo você evitá-los. Mãos à obra em fugir destes erros.

Erros mais frequentes:

Vírgula separando o sujeito do verbo

Anota aí. Sujeito e verbo não podem ser separados por vírgula de maneira alguma. O motivo é bastante simples: eles são partes fundamentais de uma oração. Muitas vezes há uma certa dificuldade e identificar qual é o sujeito.

“Meninos e meninas, estavam cansados depois do jogo.”

Errado! O Sujeito “meninos e meninas” não se separa jamais do restante da frase, que é o predicado.

Erros de concordância

Esteja com a concordância verbal na ponta da língua

A gente vamos à piscina? Sim, na outra encarnação, se existir. Nessa aqui, a gente vai mesmo.

Fazer uso errado da crase

O grande erro é não estar atento às regras de crase ou usar de forma incorreta.

O uso dela é aplicado quando a preposição “a” se junta ao artigo “a”. Portanto, a crase apenas pode preceder substantivos femininos: “o presidente falou à nação”.

Cuidado com o excesso de coloquialidade

Com o constante teclar na Internet você pela força do hábito pode começar a reproduzir gírias e abreviações feitas nas redes sociais.

Logo, atente-se para o padrão de escrita da redação. Uma dica para isso é escrever normalmente na Internet para se desabituar com o padrão errado. 

“Jorginho, td blz. Fds vc vai assistir ao jogo?”

Escreva normal: “Jorginho, tudo bom! No final de semana você vai assistir ao jogo aonde?”

Cuidado com o verbo fazer e sua flexão

O verbo “fazer” indicará impessoalidade sempre que implicar em tempo transcorrido e fenômenos da natureza. Nessas situações, o verbo deve estar devidamente colocado na terceira pessoa do singular.

Portanto, escrever: “fazem duas semanas que eu fui à festa” está incorreto, porque indica tempo que já passou, que transcorreu, ficando na terceira pessoa do singular: “faz duas semanas que eu fui à festa.”

E aí, o correto é mau ou mal?

Essa pergunta nunca quer calar e é uma campeã em erros e dúvidas espalhados por aí.

Esclarecemos que “mal” é o contrário de bem, então “Ela sempre estará muito mal no hospital”.

Do contrário ela estaria bem.  

Já a palavra “mau” é antônimo de bom, logo: “Aquele menino jamais poderia ter um mal comportamento”, porque do contrário ele teria um bem comportamento.

Com estas dicas alguma lição você já pode extrair. Verifique outros erros comumente realizados e esteja sempre dando uma olhada para memorizar e nunca mais esquecer.

Dica final para mandar bem na Redação:

Não tenha preguiça de revisar o seu texto. Faça isso com bastante atenção para que você garanta sua nota máxima e a esperada aprovação. Revisar não é fácil, pois às vezes parece que a leitura te engana e você passa por cima dos erros e não percebe, é por isso que toda atenção é pouca nessa hora.

 

Gostou destes esclarecimentos? Compartilhe sua opinião conosco aqui nos comentários. Bons estudos, boa prova e fique no aguardo do próximo artigo!

Fonte:
55 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem