Blog

Aumente a produtividade de sua turma

Se você é professor e está procurando formas de aumentar a produtividade da turma, temos algumas informações que vão te ajudar. Manter uma turma engajada, tanto dentro quanto fora de sala, é fundamental para que bons resultados sejam alcançados, seja nas disciplinas ou no vestibular. Acesse!

Aumente a produtividade de sua turma

Se você é professor e está procurando formas de aumentar a produtividade da turma, temos algumas informações que vão te ajudar. Manter uma turma engajada, tanto dentro quanto fora de sala, é fundamental para que bons resultados sejam alcançados, seja nas disciplinas ou no vestibular.

O que é uma turma produtiva?

Mas o que é uma turma produtiva e qual a importância de gerar produtividade? Geralmente a produtividade está associada à capacidade de gerar resultados. Turmas sem foco, sem concentração e com alto nível de dispersão não são produtivas. Se você já enfrentou uma turma assim, sabe como é difícil lecionar.

A boa notícia é que é possível aumentar a produtividade das turmas, mesmo aquelas mais complicadas. Existem algumas estratégias poderosas para motivar os alunos para os estudos. Transforme a sua classe em uma turma modelo, sinônimo de qualidade, produtividade e rendimento.

Como gerar produtividade em sala de aula?

Talvez você já tenha tentado de tudo para aumentar a produtividade da sua turma, sem sucesso. Na rede de ensino, tanto em instituições privadas quanto públicas, motivar e engajar os alunos está se tornando uma tarefa hercúlea. A boa notícia é que a tecnologia está ajudando professores a lecionar em sala de aula.

Para conseguir um incremento de produtividade na turma, o ideal é utilizar métodos analógicos e digitais. Isso mesmo, você professor pode começar a implementar ferramentas tecnológicas para aumentar a produtividade da sua turma!

Atividades físicas (no papel)

As atividades no papel sempre fizeram parte da vida escolar. Constitui uma das formas mais rudimentares de conquistar a atenção e o foco dos alunos. Entre elas estão a aplicação de testes e avaliações, sejam em grupo ou individualmente.

Acontece que essa forma de atividade, por si só, já não se mostra capaz de aumentar a produtividade dos alunos. Com o surgimento da internet, das ferramentas de comunicação portáteis, como os celulares e tablets, os alunos estão cada vez mais dispersos, inclusive dentro de sala.

Atividades digitais

Para complementar as atividades físicas, aquelas realizadas no papel, bem old style, nada melhor do que intercalar atividades digitais. Os aparelhos tecnológicos podem contribuir para aumentar a produtividade dentro da sala de aula. Celulares, quadros interativos, slides, vídeos e outros recursos são mais do que bem-vindos.

Dicas de atividades digitais para estimular o foco dos alunos

Uma das maiores tendências do processo de ensino e aprendizagem é a adoção de tecnologias como celulares e tablets para fomentar o foco. Os jovens costumam ter muito mais disposição de consumir conteúdo em uma telinha de celular do que em um quadro branco.

Para conseguir explorar o lado positivo da tecnologia, os professores devem cada vez mais estimular a utilização de aplicativos e programas educativos. Muitos deles estimulam o aprendizado, a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos.

Você professor pode aumentar o foco da turma através de atividades prazerosas, mais antenadas ao mundo moderno. Querendo ou não, essas tecnologias vieram para ficar. Não são os alunos que devem abandonar a tecnologia, mas sim os professores que devem se atualizar.

Pesquise pelos melhores aplicativos disponíveis no mercado no quesito aprendizagem e incentive que os alunos comecem a usar. Um bom exemplo é a Estuda.com, que tem desde a parte prática (resolução de exercícios, provas, simulados) até a parte teórica (blog, videoaulas e resumos). Esse processo pode acontecer tanto dentro quanto fora da sala de aula. Para ganhar a atenção e foco dos alunos, mescle as atividades tradicionais com atividades digitais.

Além de ganhar a confiança e simpatia dos alunos, você conseguirá criar um ambiente muito mais propício para a formação de ideias, pensamentos críticos, participação ativa e aprendizagem contínua. Use os aparelhos tecnológicos, como os celulares, como uma ferramenta positiva.

 

Aumentar a produtividade em sala de aula é fácil quando o professor desenvolve atividades mais antenadas à realidade dos alunos. Fazer uso da tecnologia pode simplificar o processo de ensino, melhorar a concentração e foco em sala de aula e gerar melhores resultados. Experimente incluir ferramentas digitais no dia a dia e comprove.

Fonte:

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem