Blog

Dinâmicas para sala de aula

Trabalhar diferentes dinâmicas em sala de aula faz com que o aluno se reconheça melhor nos conteúdos e que o professor obtenha melhor desempenho de sua classe. Neste artigo, são postas algumas sugestões sobre o assunto. Leia!

Dinâmicas para sala de aula

Não é de hoje que o modelo de estudo tradicional vem perdendo a sua força no que diz respeito ao engajamento dos alunos no aprendizado, pois desde que as novas tecnologias ganharam popularidade, o professor vê-se diariamente obrigado a disputar a atenção dos alunos com as redes sociais e outras mídias.

Como resposta a essa situação, existem as dinâmicas para sala de aula, que permitem ao docente chamar a atenção do aluno e expandir as suas ferramentas de ensino além de simplesmente “escrever na lousa”.

A necessidade de implementar novas atividades que captem a atenção dos estudantes é ainda maior nos dias de hoje, pois diferentemente do passado, atualmente a missão do professor já não se resume somente a apresentação de bons resultados dos alunos a direção da escola, mas sim a questões mais profundas como o resgate da interação entre os estudantes.

Dinâmicas para sala de aula e sua importância

Por promover uma maior interação entre os alunos e o professor, as dinâmicas para sala de aula acabam por instaurar um ambiente que possibilita a assimilação do conteúdo estudado com mais facilidade.

Adotando novas dinâmicas em sala de aula, o professor consegue inibir a falta de interesse do estudante por assuntos considerados “chatos”, como é o caso dos conteúdos gramaticais na disciplina de Língua Portuguesa.

Outro ponto bem positivo que demonstra a importância das dinâmicas no processo de ensino e aprendizagem, reside no fato desse tipo de medida ajudar a incentivar a cooperação e o respeito entre os estudantes, isso sem falar da autoestima do aluno que também é fortalecida.

Executando as dinâmicas para sala de aula

Para tornar as aulas mais divertidas, o professor pode se usar de várias metodologias, sendo que além da implementação de ações práticas e diretas, os recursos da tecnologia também podem ser usados na busca de um maior entrosamento do estudante com as matérias.  

Apesar do dinamismo ser necessário no processo de ensino e aprendizagem, é importante que as mudanças implementadas pelo docente nesse sentido não sejam muito agressivas, pois apresentar ações extremas logo de primeira pode dar um clima estranho a sala de aulas.

Por isso, use o seu senso de moderação nessa hora, zelando sempre pela manutenção de um clima leve na sala de aula, ao invés de forçar as circunstâncias do ambiente escolar e acabar por instaurar um clima tenso.

Por conta disso, é importante que o docente esclareça as suas intenções com os alunos. Durante esse processo, deixe os alunos expressarem a sua opinião acerca de como gostariam de aprender e quais plataformas eles acreditam que podem potencializar o aprendizado.

É extremamente necessário que os estudantes se sintam à vontade para conversar com o professor, pois além de ajudar na definição de melhores dinâmicas para as aulas, isso também vai melhorar o convívio com os estudantes.

Não deixe de conferir algumas atividades que podem ser implementadas para tornar as aulas mais dinâmicas, a seguir.

Jogos de interação virtual

Neste ponto, a tecnologia pode ser bastante benéfica ao aprendizado, pois ao mesmo tempo que instauram um clima de diversão na sala de aula, quando bem selecionados, os jogos também são capazes de promover uma boa memorização do conteúdo estudado.

Uma boa dica de jogo, são os simuladores empresariais, pois possibilitam a obtenção de conhecimentos do campo dos negócios. Fora os jogos relacionados a área do empreendedorismo, o professor também pode usar outros games, desde que os mesmos agreguem algum conhecimento relacionado a matéria que se pretende explicar.

Júri Simulado

Essa atividade garante uma interação entre os alunos, e maior dinâmica na sala de aulas.

Como o próprio nome já propõe, no Júri simulado os alunos devem ser divididos em dois grupos para resolver uma questão, sendo que um grupo será de acusação e o outro de defesa.

Além de ensinar os alunos a trabalhar em grupo, este tipo de dinâmica também ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades de organização, diálogo, argumentação, exposição de ideias e levantamento de hipóteses.

Sala de Aula Invertida

Este método acelera bastante o aprendizado e garante um melhor entrosamento dos alunos durante a aula, visto que na sala invertida, o professor informa os estudantes a matéria da próxima aula, e desse modo o aluno consegue estudar adiantado, chegando a sala de aulas já com a base do conteúdo do dia.

Aplicando esta tática, o docente consegue aproveitar melhor o tempo em sala de aulas, podendo iniciar a aula com um experimento ou até mesmo com a execução de exercícios do assunto previamente estudado.

Por isso, vale mesmo a pena experimentar essa atividade, bem como outras dinâmicas para sala de aula abordadas nos tópicos anteriores, pois elas convertem-se em resultados bem agradáveis no aproveitamento pedagógico e criação de interação entre os estudantes e o professor.

 

Achou interessante? Toda semana, o Blog da Estuda.com recebe temáticas. Acesse e aprenda. Deixe seu comentário e sugestões! 

Fonte:
1 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem