Blog

Memorize o conteúdo estudo

Nem sempre o conteúdo visto como importante é memorizado e bem aplicado nas provas de vestibulares, como deveria ser. Confira as dicas de estudo e memorização de conteúdos por área de conhecimento e melhore seu desempenho!

Memorize o conteúdo estudo

Memorizar o conteúdo estudado é crucial para o aprendizado, pois é justamente essa capacidade de gravar o conteúdo na mente que define se o estudante está realmente entendendo a matéria ou não.

Mas como nem sempre a memória fica do nosso lado quando chega a hora de estudar, preparamos este post com dicas de estudo infláveis que vão te ajudar a obter o máximo proveito da sua capacidade de memorização.

Confira as dicas de estudo e memorização de conteúdos, a seguir:

Disciplinas Teóricas

Disciplinas como História e Geografia são repletas de informações, por isso elas necessitam de uma dedicação ainda maior para a memorização do conteúdo estudado.

Para fixar conteúdos de disciplinas teóricas, muitos especialistas recomendam o uso dos habituais resumos, os quais devem ser feitos pelo estudante logo após a leitura e compreensão do que foi estudado, de modo que o conhecimento adquirido passe da memória de curto prazo para a memória de longo prazo.

Na hora de estudar disciplinas teóricas, o aluno deve garantir uma leitura de qualidade, pois esse ato proporcionará um melhor entendimento da matéria e claridade durante a leitura.

A auto explicação do conteúdo estudado também é um exercício de memorização muito eficaz e que permite a avaliação do aprendizado, ou seja, com essa tática você consegue saber se está realmente aprendendo ou não.

Uma boa forma para tirar o máximo proveito dessa dica, é gravando a sessão de auto explicação, pois dessa forma você poderá ter contato com este conteúdo em qualquer lugar nos seus tempos livres, o que com certeza aumentará o nível de memorização da matéria em questão.

Disciplinas de Ciências e Raciocínio Lógico

O campo das ciências concentra as disciplinas escolares mais complexas do conhecimento, e por isso, é necessário que quem as estuda seja bem aplicado no aprendizado dos conteúdos.

Para memorizar as fórmulas e deduções complexas das ciências, o aluno deve dominar os termos e conceitos por detrás delas, já que tentar simplesmente “decorar as fórmulas”, não vai ajudar em nada.

Outra dica de memorização válida para disciplinas de ciências, é o exercício por meio da resolução de questões relacionadas à matéria. No cumprimento dessa dica, tente resolver um bom número de questões, subindo sempre o nível de dificuldade.   

Também tente criar um vínculo entre o que você está estudando e a sua aplicação científica ou no cotidiano, pois isso irá explorar melhor os recursos de memorização da sua mente. No estudo da química, por exemplo, a matéria pode parecer entediante, até que você comece a associar o conteúdo estudado ao gosto do seu docinho ou comida preferida.

Além das dicas citadas nos tópicos anteriores, vale salientar que técnicas de estudo generalizadas, como estudar num lugar sossegado e organizado, devem ser tomadas em conta na hora de implementar táticas para memorizar o conteúdo estudado.

Exigido na prova de vestibulares, o conteúdo de raciocínio lógico é por muitos considerado de difícil fixação, já que este assunto envolve conhecimentos matemáticos.

Uma técnica de memorização que pode ajudar no estudo dessa disciplina, é a já comentada resolução de exercícios. Além de possibilitar a melhor fixação do conteúdo, esta prática também ajudará o aluno a saber os seus pontos fracos num determinado tema do raciocínio lógico.

 

Também não deixe de fortalecer a sua capacidade de memorização, pois como um músculo, a memória precisa de ser exercitada para funcionar conforme as nossas necessidades. Jogos de palavras e outros atividades que envolvem o raciocínio, são ótimos para treinar a memória e aumentar a capacidade de memorizar o conteúdo estudado. 

Fonte:
55 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem