Blog

Como tornar a sala de aula atrativa?

Para tornar a sala de aula criativa, vale de tudo! No artigo a seguir, são expostas dicas que podem tornar o ambiente escolar ainda mais interessante para os estudantes. Venha conferir, professor!

Como tornar a sala de aula atrativa?

Manter os alunos engajados com a matéria e aptos a memorizar o conteúdo estudado não é uma tarefa fácil para os professores, pois com as distrações que rodam o mundo do estudante, dificilmente ele consegue manter-se antenado a aula do início até o fim.

Além do próprio formato da Educação não colaborar para com o aprendizado da geração atual, que tem forte apelo tecnológico, as próprias dúvidas, período de transição e, por muitas vezes problemas pessoais, faz com que ele se distancie do ambiente escolar.

Mas a boa notícia para os docentes, é que existem dicas simples e práticas que ajudam a chamar atenção do aluno, tornando a aula bem fácil de memorizar e mais chamativa!

Confira táticas que vão ajudar a melhorar a capacidade de memorização dos alunos de, já nos próximos tópicos:

Explique os Conteúdos Esquematicamente (Técnica da Aranha)

A criação de um esquema que permita o resumo da aula em palavras chaves, constitui um método de estudo com eficiência comprovada, sendo que além de ser usado para impulsionar a memorização das matérias, este método também pode servir para despertar a atenção do aluno na sala de aula quando associado a elementos visuais.

Um esquema bastante conhecido é o feito a base do corpo da aranha. Popularmente denominado técnica da aranha, nesse mapa mental, para efeitos de explicação, o professor terá que desenhar o corpo de uma aranha no quadro, circulando o tema estudado e colocando as palavras chaves do assunto nas pernas da aranha.

Valendo salientar que além do corpo de aranha, o instrutor também poderá usar outros desenhos que tiverem relação com o tema que se pretende explicar.

Faça uso das Ferramentas da Tecnologia

Quando usadas corretamente, as ferramentas da tecnologia podem se revelar um grande aliado para o professor.

O uso correto das redes sociais, por exemplo, é capaz de promover um vínculo maior entre o aluno e o professor, permitindo desta forma que os instrutores passem informações como as datas das provas, notas, lição de casa, entre outros dados.

Além disso, com a grande quantidade de conteúdo de qualidade atraente que existe na internet, o professor pode usar esse meio para recomendar aos alunos vídeos, podcasts, mapas mentais, entre outros conteúdos que ajudem na memorização dos assuntos.  

A inserção de jogos que tenham alguma relação com o tema do dia da aula, também constitui uma forma de aprendizado bem descontraída e atraente para os estudantes.

Abra espaço para os debates e discussões

Esta é uma dica que ajuda bastante a manter os estudantes ativos na aula e mais receptivos a novos conhecimentos.

O debate em sala de aula permite estimular a capacidade de reflexão e de formular teorias, além disso, essa é uma ótima oportunidade para treinar o lado de cidadão político do estudante.

Ao longo da discussão, é de extrema importância que o docente atue como moderador, e também oriente os alunos a realizarem anotações dos pontos que discordam e concordam, pois isso possibilitará a geração de um bom conteúdo e que será fácil de memorizar durante a revisão.

Promova desafios

Além de ajudar o aluno a superar a si mesmo, quando selecionados corretamente, os desafios também são capazes de chamar atenção do aluno para a aula.

Os desafios servem de um recurso auxiliar para a memorização do conteúdo estudado, pois se o estudante estiver realmente animado com o desafio, a sua mente estará mais receptiva a fixação dos conteúdos da matéria do “challenge” em questão.

Promova boa organização na sala de aula

Embora de primeira não pareça importante manter uma boa organização na sala de aula para conectar o estudante com a lição, estudos mostram que o simples fato do aluno deixar a sua mesa com matérias desnecessários para a matéria, contribui negativamente na concentração e fixação do conteúdo em estudo.

Sendo assim, o professor deve promover a organização em sala de aula. Definir uma agenda clara dos exercícios que deverão ser executados pelo aluno, por exemplo, constitui uma boa forma de conduzir o aprendizado de forma organizada e ajudar o discente a seguir com os seus estudos com mais foco.

 

Além dessas dicas, é importante que as condições do próprio ambiente de estudo sejam mantidas na mínima decência possível, pois elementos externos como barulhos ou iluminação deficitária, podem colocar por água abaixo todas as ações que visam chamar a atenção do aluno, bem como inviabilizar a memorização do conteúdo pelo estudante. Gostou? Acompanhe nossas publicações aqui no blog da Estuda.com e entenda ainda mais sobre o ambiente escolar!

Fonte:

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem