Blog

Cuide da saúde sem descuidar do vestibular

É muito importante preservar sua saúde física e mental. É ela que vai ser a responsável por garantir que suas metas e seu sucesso na vida pessoal e profissional se torne uma realidade no futuro. Para ajudar você, nesse artigo estão algumas dicas que contribuirão para a sua rotina de estudo. Vamos às dicas!

Cuide da saúde sem descuidar do vestibular

A sanidade é algo primordial para a vida de qualquer ser humano, sem exceções. Portanto, seja você um jovem ou um adulto com mais idade, é muito importante preservar a sua saúde física e mental. É ela que vai ser a responsável por garantir que a sua meta e que o seu sucesso na sua vida pessoal e profissional se torne uma realidade no futuro.

Não é possível correr com um carro esportivo a mais de 300 km/h se os parafusos que prendem as rodas firmemente não estiverem devidamente encaixados. Com a sua saúde é a mesma coisa! Você não será capaz de ser tão produtivo, dinâmico e assertivo se estiver com problemas de saúde psicológica ou física, portanto, é bom se atentar e tomar precauções para que esses problemas não apareçam. Para ajudar você, nesse artigo estão algumas dicas que contribuirão para a sua rotina de estudo e trabalho. Vamos às dicas!

Faça boas refeições

É importante se alimentar corretamente, ou na medida do possível para que o corpo se torne capaz de ficar mais tempo em alerta e produtivo durante períodos de atividade.  Essa é a principal dica: comam bem, se alimentem com comida de verdade. Se for estudar de madrugada ou tarde da noite, procure fazer refeições que sejam mais assertivas, que contenham nutrientes que possam contribuir para a produtividade diária do seu organismo, que como você bem sabe, está em atividade praticamente 24 horas por dia.

Fracione o seu tempo de estudo

Uma dica muito importante para otimizar o seu tempo de estudo é melhorando a capacidade do seu cérebro de assimilar as informações que ele captou durante o tempo que você passou estudando! É justamente fracionar o período de estudo e estender o prazo. Isso garante que você respeite os limites do seu corpo sem passar por nenhum processo estressante que possivelmente irá causar uma reação traumática no organismo, dificultando o aprendizado.

Estabeleça uma quantidade de horas que você pretende estudar por dia, e então, respeite essas quantidade que você estabeleceu previamente. Mesmo que você esteja se sentindo disposto, é importante deixar o seu corpo um tempo em repouso para poder assimilar melhor as informações que recebeu.

Durma bem a noite

A melatonina é o hormônio que é basicamente responsável pelo sono. E esse hormônio é produzido pelo nosso corpo na ausência de luz. Ou seja, ficar estudando de madrugada não só vai prejudicar o seu tempo de descanso como também vai afetar drasticamente a qualidade do seu sono.

Com a produção da melatonina prejudicada, o seu descanso não será efetivo e mesmo que você durma por muitas horas, vai continuar se sentindo cansado durante o dia.

Reconheça os seus limites: muitas pessoas por ambição ou qualquer outro estímulo acabam indo além de sua capacidade na intenção de produzir mais. Porém, o que acontece na realidade é que o trabalho dela é tão afetado pelo cansaço que as produções além de não saírem tão boas, em muitos casos acabam sendo inconclusivas. Por conta do cansaço, o aluno muitas vezes não consegue pensar direito e acaba não prestando atenção e comete muitos erros sem nem perceber.

Reconheça os seus limites! Nós somos humanos! Precisamos descansar. O seu corpo não é capaz de absorver a informação enquanto ele está aprendendo. O processo de absorção acontece durante o sono, quando ele tem o tempo necessário para conseguir processar todas as informações que ele captou durante o dia.

E mais!

Ficar horas escrevendo pode causar lesões por esforço repetitivo no pescoço, coluna, pulso, ombro e cotovelo. E uma lesão como essa pode perdurar por toda a vida, e certamente, vai te atrapalhar no seu trabalho por exemplo.

A dedicação é algo louvável, mas, é necessário que você saiba a hora de parar para preservar o seu corpo e a sua mente, assim, você vai estar mais confiante e focado no dia da prova, ao invés de cansado, estressado e com dores por conta do excesso de trabalho duro para chegar até ali.

Durante o seu período de estudo, cuide muito bem da sua saúde! Essa prática vai ajudar você a passar no vestibular. Não sacrifique o seu sono para poder estudar mais, não deixe de comer para estudar mais e principalmente, não deixe para estudar próximo da prova. Fracione os seus estados para que você tenha um prazo maior e mais tempo para capitar todas as informações que foram tiradas do livro durante o seu processo de preparação para o vestibular.

 

Essa foram as nossas dicas para vocês! Espero que tenha gostado, e não se esqueça, a sua saúde tem de estar em primeiro lugar! Comente aqui embaixo o que faz para se cuidar e sugestões para temas de artigos! 

Fonte:
16 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem