Blog

Seja autodidata

Quer ter uma vida estudantil muito mais tranquila e produtiva? Seja autodidata! Se você ler este artigo até o fim, verá como isso tudo pode ser bem prático. Vamos lá!

Seja autodidata

É impressionante a forma como conseguimos desenvolver atividades com muito mais sucesso quando tomamos a iniciativa. O segredo para isso é a motivação que se tem quando um desejo real e próprio nasce em nós.

Na hora de pôr os estudos em dia, não é diferente. Diversas pesquisas demonstram que o aprendizado se torna muito mais efetivo quando é realizado de maneira ativa.

Ou seja, o estudante busca suas fontes e cria sua própria metodologia de estudos, aquela que melhor se encaixa dentro de suas necessidades.

Quer ter uma vida estudantil muito mais tranquila e produtiva? Seja autodidata! Se você ler este artigo até o fim, verá como isso tudo pode ser bem prático. Preparado? Vamos lá!

Como é ser um autodidata

Afinal de contas, o que significa ser autodidata, de fato? Você deve estar se perguntando isso. Saiba que a palavra tem origem no grego “autodidaktikos” e é uma soma de auto – a si mesmo - e didaktikos, que significa ensino.

Ou seja, um autodidata é aquele que é capaz de ensinar a si mesmo, sem a ajuda de mestres ou professores. Existem pessoas que, com sua força de vontade, conseguem aprender novos idiomas, conteúdos e até mesmo a tocar instrumentos sozinhos.

O grande segredo para isso está na força de vontade, ou seja, é preciso querer. Ter um verdadeiro interesse pelos estudos é a grande chave para realizá-los de maneira tranquila e até prazerosa.

Segredos para manter a motivação

Agora que você já sabe qual é a principal estratégia para mandar bem nos estudos, deve estar se perguntando a respeito da constância que essas atividades exigem.

Muitas vezes realmente queremos aprender algo, mas não conseguimos nos manter motivados, dia após dia, para dar continuidade e construir um aprendizado verdadeiramente sólido.

Por isso, veja aqui os principais segredos para continuar com aquele gás, desde o início até o fim dos estudos:

Entenda o propósito

A melhor maneira de manter a motivação é entender como o que precisa ou deseja aprender será vantajoso para você. Quais são os frutos que você poderá colher das suas ações?

Se você souber responder a essa pergunta, facilmente perceberá a importância de uma leitura ou atividade.

Outro ponto importante é manter esse propósito em mente. Lembre-se sempre do que você quer atingir. Você sonha em passar no vestibular? Quer poder tocar aquele instrumento e se apresentar para outras pessoas?

Os seres humanos são movidos pelos desejos, por isso tenha todos bem fixos na sua cabeça. Você pode até colocar algo motivador no seu mural, guarda-roupas ou onde estuda. Sempre que desanimar, olhe para sua motivação.

Goste de aprender

Se você é daqueles que sempre considerou ler uma chatice, é bom se ligar, pois está na hora de mudar os seus conceitos. É preciso perceber que não há motivos para não gostar de aprender.

Parando para refletir um pouco, é fácil notar que, sempre que aprendemos coisas novas, ampliamos nossos horizontes. No mundo em que vivemos, conhecimento é poder e quem compreende isso se torna muito mais apto para viver em sociedade.

Gamificação

Esse segredo é um pouco mais prático e costuma ser bastante eficiente, principalmente entre os jovens. Trata-se da estratégia de gamificação, um método criado para aumentar consideravelmente a produtividade em qualquer que seja a atividade a ser realizada.

Basicamente, a gamificação sugere que você faça com que o processo de estudo  seja estimulante como em um jogo. Para isso, você deve criar pequenas metas ao longo do dia e dar a si mesmo uma espécie de recompensa ao conseguir alcançar cada uma.

Digamos que você precise ler 5 capítulos de um determinado livro naquele dia. Aplicando a estratégia de gamificação, a cada capítulo que você concluir, deve ganhar uma recompensa.

Essa recompensa pode ser um cafezinho,  um breve descanso ou até um vídeo no YouTube. É você quem escolhe.

Duas dicas matadoras para quem quer ser autodidata

Agora que manter-se motivado ficou muito mais fácil, veja aqui dicas que vão facilitar muito os seus estudos e torná-los mais leves e prazerosos:

Tenha atenção com o horário

Cada um de nós possui um relógio biológico que se comporta de uma determinada maneira. É preciso conhecê-lo bem para saber ao certo qual é a melhor hora para deixar tudo de lado e se jogar nos estudos.

De nada adianta forçar-se para acordar às 6 da manhã para realizar leituras e cumprir tarefas se o horário em que sua produtividade realmente deslancha é à tarde ou à noite. Tenha atenção aos seus horários e saiba respeitar seu corpo e sua mente.

Tenha o seu cantinho

Outra coisa fundamental para que seu processo de aprendizado seja um sucesso é fazê-lo em um ambiente tranquilo e propício. Não vá querer estudar na cama, por exemplo. Certamente isso fará com que sinta sono e preguiça.

Para que você consiga estudar realmente, é importante separar um lugar que possua as ferramentas necessárias. Se possível, procure um espaço com mesa cadeira, caneta, lápis, papel, e algum aparelho com acesso à internet. Isso ajudará bastante.

 

É isso aí. Este artigo foi feito para que você seja autodidata. Você curtiu? Deixe seu comentário, será um prazer tê-lo por aqui.

Fonte:
138 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem