Blog

Toró de ideias para a redação

Para te ajudar na redação do vestibular, vamos dar umas dicas de como realizar o “brainstorming” – também chamado, do jeito brasileiro, de “toró de ideias” – método que facilitará muito no direcionamento da escrita e na escolha da melhor abordagem para seu texto ser um sucesso e tirar 1000! Confira!

Toró de ideias para a redação

Os estudos e as preocupações com o ENEM ocupam boa parte do dia a dia de quem pretende entrar no Ensino Superior. A quantidade de matéria que deve ser estudada para uma avaliação de apenas 2 dias obriga quem irá prestar a prova a estudar por vários meses para conseguir a esperada aprovação.

Alcançar um bom desempenho nas provas é fundamental para poder escolher o curso desejado e na universidade que você quiser.

Na soma das notas, a redação faz a maior diferença e tem grande peso para desempates e classificações, sendo que em certas opções de curso é necessário ter notas muito altas para ter chances de aprovação.

Uma das maiores dificuldades nessa prova é ter ideias para escrever o texto sem fugir do tema e sofrer penalizações, e sabendo explorar a abordagem que pode garantir uma boa redação.

Para te ajudar, vamos dar umas dicas de como realizar o “brainstorming” – também chamado, do jeito brasileiro, de “toró de ideias” – método que facilitará muito no direcionamento da redação e na escolha da melhor abordagem para seu texto ser um sucesso e tirar 1000! Confira!

1- Escreva tudo o que vier à mente

A ideia básica do processo de brainstorming é colocar no papel tudo o que vem à mente, a respeito do assunto.

É comum a gente perder muito tempo imaginando o que falar na redação, quais as melhores palavras para usar e tantas outras coisas. Isso gasta preciosos minutos  e às vezes faz com que a gente nem saia do mesmo lugar.

Ainda que pareça um pouco confuso anotar todas as palavras e ideias sobre o que argumentar, faça isso por alguns minutos. Deixe para escolher depois que tiver muitas opções anotadas. Você vai se surpreender com a quantidade de coisas que vêm a sua mente durante esse processo.

2- Crie um diagrama

Diagramas podem ser muito legais para desenvolver e organizar melhor o processo do toró de ideias. Você pode usá-los em conjunto com o primeiro passo que trabalhamos aqui ou organizar as ideias que vieram em um diagrama após o momento inicial.

Para criá-lo, basta colocar uma expressão central que representa o tema e traçar setas a partir dela, ligando a palavras relacionadas ao tema e que podem ser utilizadas na argumentação.

Você também pode listar de um lado os argumentos e de outro as palavras que possam resumir o que será explorado nos parágrafos de desenvolvimento.

Assim, você irá visualizar quais as possíveis abordagens a serem trabalhadas no texto e com qual delas sente mais facilidade para desenvolver a redação.

3- Crie esquemas

Criar pequenos esquemas no papel do rascunho ajuda a estruturar a redação e facilita no desenvolvimento do texto.

Após você jogar várias ideias na folha, selecione duas ou três que você terá mais facilidade de escrever e que garantirão a argumentação mais forte, ocupando, cada uma, um parágrafo.

Para cada ideia central, relacione qual poderá ser a estrutura da sua redação, com palavras curtas que representem o que será colocado na introdução, nos argumentos e na conclusão.

Depois, avalie qual é a melhor – você verá como é fácil desenvolver o texto quando já tiver toda a estrutura organizada mentalmente.

4- Estruture a redação

Já falamos sobre a necessidade de criar, na folha de rascunho, um esqueleto que represente a redação, e faça a conexão entre a introdução, os parágrafos argumentativos e a conclusão.

Isso é importante para dar fluidez ao texto, e também proporcionar uma análise prévia da possibilidade de desenvolver aquela ideia.

De nada adianta começar a escrever e travar na metade do caminho, por falta de ideias ou até mesmo de palavras que podem ser utilizadas para seu argumento.

Lembre-se de que o tempo é crucial para que você tenha sucesso, já que a banca não vai lhe dar minutos a mais para a finalizar a prova. Se a sua redação ficar incompleta, provavelmente você será prejudicado em sua nota.

Também é preciso levar em conta que o período para a realização da prova é suficiente. Basta você saber se organizar – por isso criar um planejamento é fundamental.

Apesar de parecer um pouco difícil e até demorado no início, com a prática você vai se acostumar e se identificar com alguns desses passos.

Com o tempo, vai ficar super simples e automático desenvolvê-los em poucos minutos, os quais serão cruciais para que sobre tempo suficiente para a prova.

 

Agora que você já sabe o que é o toró de ideias e as técnicas para desenvolvê-lo, comece a colocá-lo em prática nos exercícios que realiza para o treino da redação.

Adquirir o hábito de criar estruturas e um pequeno resumo do que será escrito a partir das ideias relacionadas no brainstorming irá ajudar você a economizar tempo e ter sucesso na elaboração do texto. O resultado será o notão!

Fonte:
40 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem