Blog

Importância de aulas criativas

Aulas diferentes são extremamente importantes para desenvolver a criatividade dos alunos, habilidade fundamental para que, quando adultos, possam se socializar, ter sucesso em suas carreiras e enfrentar momentos difíceis em seu cotidiano. Para auxiliar você a introduzir dinâmicas que incentivem o uso da criatividade em sala de aula, listamos alguns métodos que podem ser facilmente adotados em ambiente escolar, com diferentes matérias e áreas do conhecimento.

Importância de aulas criativas

Aulas diferentes são extremamente importantes para desenvolver a criatividade dos alunos, habilidade fundamental para que, quando adultos, possam se socializar, ter sucesso em suas carreiras e enfrentar momentos difíceis em seu cotidiano.

Pesquisas demonstram que estimular que os alunos sejam criativos durante seu período de ensino formal é uma das melhores maneiras para que potencializem essa capacidade no futuro.

O estímulo e o desenvolvimento da criatividade no ensino são tão importantes que também são ressaltados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, do MEC.

O treinamento de professores para que insiram métodos que estimulem a criatividade dos alunos em sala de aula apresenta resultados positivos para o desenvolvimento dessa habilidade.

Aulas criativas são uma maneira de aumentar o desempenho dos estudantes em diversas áreas, como habilidades verbais, originalidade, auto percepção e na motivação.

Para auxiliar você a introduzir dinâmicas que incentivem o uso da criatividade em sala de aula, listamos alguns métodos que podem ser facilmente adotados em ambiente escolar, com diferentes matérias e áreas do conhecimento.

Teatro

O teatro é um tipo de dinâmica ótimo para aulas criativas, com a vantagem de que pode ser utilizado em diversas matérias.

Além de incentivar os estudantes a aprenderem o conteúdo de maneira divertida, eles também desenvolvem a comunicação, a organização, a linguagem e a parte criativa, inerente à arte de interpretar um personagem, dar a vida a um ser que não ele próprio.

Uma das vantagens do teatro é que ele pode ser realizado com materiais simples, podendo ser feito com fantoches, bonecos de papel e/ou de meia; quanto menos recursos prontos, maior será a necessidade de desenvolver o lado criativo dos alunos.

Testes práticos - aulas demonstrativas

Em Biologia, Física, Química e Matemática existem diferentes recursos que podem ser criados ou utilizados já prontos para fomentar aulas criativas, tornando-os mais participativos.

A criatividade é incentivada através de estímulos dos docentes, para que eles possam compreender os resultados que serão obtidos, as estruturas que serão analisadas e visualizar os efeitos prático da teoria.

Em Matemática, por exemplo, ao ensinar Geometria, o professor pode proporcionar a confecção das figuras geométricas com sucata (caixas de leite vazias, por exemplo).

Em Ciências/Biologia, usar diferentes materiais para construir vulcões, estrutura da célula e tantos outros temas que permitem aguçar o potencial criativo dos estudantes.

 Jogos em sala de aula

Muitos professores têm dificuldades para aplicar e aceitar o uso de jogos em sala de aula. Isso é uma pena, pois eles são uma das melhores opções para aulas criativas, com a vantagem de que podem ser aplicados em todos os níveis de aprendizagem.

Os jogos adaptados, além de serem divertidos para os alunos estudarem diversos conteúdos e quebrarem a monotonia da sala de aula, também são uma ferramenta que estimula o lado criativo, e o desenvolvimento de habilidades mais avançadas como lógica, senso crítico e análise de cenários.

Jogos de tabuleiro, como Detetive e War, por exemplo, podem ensinar os alunos a compreender conceitos legais, de geopolítica, geografia e história. Ou seja, os jogos fazem com os alunos aprendam brincando.

Utilização de materiais diferentes

O uso de materiais diversos no aprendizado é cada vez mais incentivado por vários motivos, entre eles a preocupação ambiental crescente.

Confeccionar brinquedos com objetos recicláveis ou produtos de uso geral, e até mesmo ferramentas para outras aulas criativas irá trabalhar a capacidade de organização e de criação dos alunos, bem como o seu entendimento sobre as questões atuais do planeta.

Uma boa fonte de pesquisa para docentes é o Youtube, plataforma que possui diversos vídeos de faça você mesmo – ou “Do it Yourself – DIY”, grande parte utilizando objetos recicláveis e com ideias atuais de como produzir material.

Debates

O incentivo aos debates pode ocorrer sempre no final das aulas criativas, sendo a própria atividade um estímulo à criatividade dos discentes, que precisam pensar e elaborar estratégias para convencer os colegas do seu ponto de vista.

Além da necessidade de estimular o senso crítico em aulas de Geografia, História e Literatura, prática já bastante comum, promover ciclos de debates entre os alunos é uma brincadeira divertida e que promove um grande aprendizado.

Simulações simplificadas de modelos do Congresso Nacional, júri ou Cortes Internacionais, que são muito comuns em nível superior, são ideais para estudantes do Ensino Médio e incentivam o uso da sua criatividade, pois é preciso se inserir em um cenário desconhecido e se esforçar para conseguir o resultado esperado.

 

O desenvolvimento da criatividade em sala de aula é fundamental para que os alunos treinem habilidades para a vida adulta, cotidiana e profissional.

Além disso, é uma ótima maneira de aprenderem diferentes matérias ao mesmo tempo em que saem da dinâmica tradicional da sala de aula.

Aplique alguma das sugestões em sua aula, incentive seus alunos a serem mais participativos e obtenha o melhor resultado com a integração da criatividade deles ao ciclo de estudo tradicional.

Fonte:

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem