Blog


Use literatura na redação

A Literatura é essencial não apenas para a sua vida pessoal, mas também para sua futura vida acadêmica. Neste artigo, há dicas de como trabalhar a Literatura dentro da redação. Leia!

Use literatura na redação

Quando os professores de Língua Portuguesa ou Literatura avisam que irão passar livros para os alunos lerem, a esperança da turma inteira é que seja algo legal como a saga Harry Potter ou As Vantagens de Ser Invisível.

No entanto, sempre bate aquela decepção quando eles falam que, na verdade, o livro lido será Iracema, do José de Alencar, por exemplo. A primeira coisa que deve passar pela sua cabeça é: “ai, outro livro chato, com linguagem mais chata ainda!”.

É verdade que livros como Iracema ou O Guarani têm uma linguagem bem diferente da que você está acostumado. O estilo também pode soar antiquado, com muita descrição, diálogos cafonas e personagens estranhos.

Entretanto, acredite: é importante passar por essa tortura agora ou depois você poderá se arrepender. A Literatura é essencial não apenas para a sua vida pessoal, mas também para sua futura vida acadêmica.

Cada Escola Literária diz respeito a uma época específica da História (tanto mundial quanto do Brasil), ou seja, você pode aprender muito sobre o que estava acontecendo em partes mais específicas da sociedade através dessas obras.

Todos os livros que gosta de ler hoje em dia apenas existem graças a esses trabalhos literários que você acha chato. É uma evolução e desenvolvimento constantes, muito bonitos de se observar.

Sem contar que todos esses livros que você lê obrigado na escola depois vão servir para você prestar vestibular, porque muitas universidades fazem exigências de leitura para suas provas discursivas. Entre as obras mais comuns de caírem no vestibular, estão:

  • Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
  • O Cortiço, de Aluísio de Azevedo.
  • Senhora, José de Alencar.
  • Dom Casmurro, de Machado de Assis.
  • Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
  • Macunaíma, de Mário de Andrade.
  • A Hora da Estrela, de Clarice Lispector.
  • Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.
  • Os Sertões, de Euclides da Cunha.
  • Capitães de Areia, de Jorge Amado.
  • Navio Negreiro, Castro Alves.
  • Além de muitos outros!

Não pense que só porque são antigos eles também são chatos, viu? Leia com a mente aberta e entregue-se ao livro que a experiência será bem melhor. Auto da Barca do Inferno, por exemplo, possui passagens hilárias!

Para esclarecer melhor essa questão da literatura na redação, dê uma olhada em como ela pode te ajudar no vestibular e no ENEM:

1 - Melhoria na escrita

Você só irá escrever bem se ler bastante, mas não adianta ler somente os mesmos tipos de livro. Os avaliadores estão sempre de olho na variedade de seu vocabulário, no excesso de repetição de palavras e expressões, na coesão, na originalidade, etc.

Cada escola literária possui suas próprias características e expressões linguísticas, então, ao ler livros de escolas variadas, você consegue captar melhor essas especificidades e trazê-las para hoje em dia, agregando ainda mais valor à sua redação.

2 - Citação e referência

Algumas questões de vestibular são diretamente ligadas às obras literárias, já outras falam de assuntos variados, mas cabem reflexões trazidas por essas mesmas obras.

Acredite, os avaliadores irão amar se você citar ou basear seus argumentos no contexto de um dos livros brasileiros famosos! Isso mostrará que você entendeu bem a questão e tem uma boa bagagem literária.

No Enem, tem até um critério específico que avalia isso. Você ganha mais ponto se mostrar repertório sociocultural.

3 - Problemas sociais

Muitas questões de vestibular sobre os livros indicados dizem respeito ao contexto histórico e aos grupos sociais marginalizados e oprimidos na época, assim como sua relação com os dias de hoje, as mudanças e evoluções históricas.

Isso não é importante apenas para o vestibular, mas também para o Enem. A redação desse exame conta muitos pontos e pode ser um grande diferencial para conseguir bolsas de estudos através de programas governamentais, como o Prouni.

A redação do Enem conta sempre com um enunciado relacionado a algum problema social, sobre o qual você precisa explicar e propor soluções. Estar atualizado com as notícias e ter um conhecimento literário são fatores essenciais para ser bem-sucedido.

 

Agora que você sabe a importância das obras literárias para sua vida, leia com a mesma disposição que você lê os livros do John Green e dê uma chance para os mestres antigos falarem com você. Apenas compreendendo o passado você entende o presente!

Fonte:
40 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem