Blog

4 passos para fazer bons mapas mentais

Fazer mapas mentais é uma saída criativa e inteligente para quem quer aprender de forma mais rápida e em curto espaço de tempo. Confira os quatro passos importantes para assimilar o conteúdo por meio deles!

4 passos para fazer bons mapas mentais

 

Fazer mapas mentais é uma saída criativa e inteligente para quem quer aprender de forma mais rápida e em curto espaço de tempo.

Você que estuda sabe muito bem que para qualquer prova não basta apenas uma única leitura do conteúdo. Serão precisas outras leituras e revisões.

Você pode até ter foco e toda atenção enquanto estuda, mas ainda assim, terá que retornar para os simulados e revisões.

Graças aos mapas mentais, isso é totalmente possível! Claro, desde que você siga corretamente os 4 passos que listamos a seguir, sobre como fazer mapas mentais rapidamente!

  1. Primeiro, estude o conteúdo

É isso mesmo, o primeiro passo a ser dado para fazer mapas mentais é estudar o conteúdo. Somente após ficar bem mastigadinho é que você irá separá-lo em temas.

É importante frisar isso porque muitos alunos já querem iniciar um mapa mental sem ao menos conhecer um determinado assunto.

A nossa dica é a de que você leia todo o conteúdo com total atenção e vá marcando as palavras e ideias chaves.

É igualmente interessante você fazer um resumo do conteúdo que estudou. Dessa forma, tudo ficará mais fácil para memorizar e compreender a totalidade de um assunto.

  1. Faça a separação por temas

É claro que em apenas um mapa mental você não irá colocar todos os assuntos do Enem, da OAB, ou de qualquer outra prova de concurso público.

Por esta razão é que você deve separar o conteúdo em temas. Tome como exemplo a matéria de Geografia. Nesta há um conteúdo chamado Climatologia, que fala sobre todos os tipos de climas.

Você poderá criar um mapa mental com o tema Climatologia, e depois subdividi-lo em temas menores, por exemplo, o mapa mental para cada tipo de clima, explicando aí as suas características marcantes.

  1. Crie uma relação

Pegando como exemplo o tema Climatologia, quando você criar mapa mental para cada tipo de clima, então crie uma relação de conteúdo. Exemplificando:

  • Mapa mental do clima semiárido
  • Fatores: Aqui você faz a listagem dos fatores que permitiram o surgimento do clima semiárido;
  • Características: Fale das características marcantes desse clima;
  • Consequências: Faça uma listagem com as consequências na flora e na fauna dos locais onde predomina o clima semiárido.
  1. Coloque a mão na massa

Até o terceiro passo você fez um planejamento e até mesmo um esboço do seu mapa mental. E tudo isso foi possível de forma bem rápida.

Algumas dicas a seguir são essenciais para você criar esse mapa de forma que fique com excelente visual e fácil de compreender:

- sempre dê início ao seu mapa a partir do centro da página, e vá aos poucos utilizando as laterais;

- use cores diferenciadas para listar os subtemas, como os fatores, características e consequências apresentadas no exemplo anterior;

- enriqueça seu mapa mental com fotos e desenhos;

- utilize uma fonte que seja facilmente legível;

- utilize vários tamanhos de fontes para diferenciar um tópico de outro;

- utilize as palavras-chave, e nunca textos

Onde você poderá fazer mapas mentais rapidamente?

É muito prático utilizar uma folha de papel A4 e algumas canetas coloridas. Porém, se você quiser alguma coisa ainda mais rápida, então utilize um software.

Se você optar por fazer diretamente em seu computador, então nossa indicação é que você utilize o programa iMindMap.

Agora se pretende utilizar seu smartphone ou tablet, poderá fazer uso do Mindjet, que é um aplicativo para sistema Android, ou do iThoughts, que serve para iOS e também Mac.

Concluindo

A dica essencial é a de que não importa a maneira com a qual irá fazer o mapa mental. O importante e necessário nessa história é você seguir certinho todas as dicas que passamos neste post.

Além disso, é necessário que você não pare após a conclusão do mapa mental. Para ter um estudo ainda mais otimizado e eficiente, revise seus mapas mentais de forma regular.

Interessante que você crie pastas, sejam elas físicas ou em seu computador, e guarde os mapas para facilitar a leitura sempre que tiver um tempo disponível.

É muito bom, para facilitar o aprendizado e a memorização, que você estude explicando para si mesmo o mapa mental que criou, ou poderá explicar para uma outra pessoa. Essa técnica irá te ajudar grandemente.



Fonte:
22 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem