Blog

Dá para aprender se divertindo?

Um dos principais desafios que temos em nossa vida de estudante é a dificuldade de assimilar os conteúdos em um tempo favorável de estudo. Quer saber como aprender e se divertir ao mesmo tempo? Então, continue lendo o artigo a seguir.

Dá para aprender se divertindo?

Um dos principais desafios que temos em nossa vida de estudante é a dificuldade de assimilar os conteúdos em um tempo favorável de estudo.

Nós temos essa dificuldade por vários motivos. Em primeiro lugar, está a rotina acelerada em que vivemos atualmente. Além disso, a diversidade de matérias é grande e nem sempre temos afinidade com todos os tópicos que devemos aprender. 

Diante disso, temos que nos policiar para que as notas e o desempenho acadêmico não fiquem tão abaixo do esperado, não é mesmo?

A boa notícia para você que também está passando por essa situação é que o seu tempo de estudo não precisa ser um pesadelo. Sim, é possível aprender se divertindo.

Quer saber como aprender e se divertir ao mesmo tempo? Então, continue lendo o artigo a seguir.

5 dicas para aprender se divertindo

Combinando aprendizado e diversão, estudar pode ficar muito mais simples e menos complicado. Veja as nossas dicas logo abaixo.

1)   Estude com a ajuda de aplicativos

Os aplicativos não se resumem a softwares para edição e postagem de fotos. Eles não servem apenas para que nos comuniquemos com os nossos amigos e colegas mais próximos.

Há muitos aplicativos disponíveis que apresentam outras utilidades. Dentre elas, a de servir como um apoio para os seus estudos.

Alguns aplicativos foram criados exatamente com essa finalidade, a de reforçar o conteúdo que você estudou nas suas horas de aprendizado.

Esses apps costumam contar com listas de exercícios completas, indicação de fórmulas, gráficos de desempenho, ilustrações, cronômetros para ajustar o seu tempo de estudo, entre outras funcionalidades.

Entre os aplicativos que podemos recomendar para que você tenha horas de estudo mais divertidas estão o “Acentuando”, “Geografia Mestre”, “História Quiz”, entre outros que poderiam ser aqui citados.

 2)   Assista a filmes 

O cinema é uma arte adorada por muitas pessoas. Você não precisa ser um cinéfilo para conseguir absorver o conteúdo dos filmes e aproveitá-los para o seu estudo.

Você já pensou em estudar analisando o contexto de filmes como “Capitão América”, “Mulher Maravilha”, “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”, entre outros?

Talvez você nunca tenha pensando nessa possibilidade, mas compreender o plano de fundo desses filmes pode ser muito útil para aperfeiçoar os seus conhecimentos em diversas áreas de conhecimento.

Especialmente quando falamos de conhecimentos históricos, a adoção de filmes em sua rotina de estudo é uma ótima alternativa.

Além dos blockbusters que citamos, há uma série de filmes nacionais baseados em períodos da História do Brasil, documentários sobre diversos temas relacionados a várias áreas de conhecimento e curtas-metragens.

Aproveite essa sugestão! A pipoca e o seu caderno de estudos podem ter mais em comum do que você imagina.

3)   Videoaulas

Que o Youtube é a maior plataforma de vídeos do mundo, todo mundo já sabe. Mas você já sabe do potencial que o site e plataformas de estudo que disponibilizam videoaulas pode oferecer para os seus estudos?

Muitos professores populares decidiram criar o seu próprio canal no youtube para ajudar alunos de todos os lugares do Brasil.

Está com dúvida naquele exercício de Matemática que não consegue resolver de jeito nenhum? Que tal pesquisar o conteúdo na Estuda.com na parte de videoaulas? Com sorte, você poderá tirar as suas dúvidas em 1 ou 2 vídeos.

Aquele conteúdo que vai cair na prova de Biologia está te tirando o sono? Por que não pesquisar por professores que estejam discutindo sobre ele em um vídeo?

As possibilidades são muitas! Esse pode ser o empurrãozinho que você está precisando para alavancar os seus estudos.

4)   Grupos de estudo no Whatsapp

O aplicativo do balão verde, muito provavelmente, é a maior ferramenta de comunicação que usamos hoje em dia.

Que tal aproveitar essa facilidade de uso para os seus estudos?

Monte grupos pequenos de, no máximo, 7 membros e estimule conversas sobre o conteúdo que vocês precisam estudar.

Ter um grupo pequeno é importante, pois diminui as chances de que o grupo disperse da sua finalidade original.

Nada impede que vocês conversem sobre outras coisas, mas não esqueçam o objetivo com que o grupo foi criado. Assim, o seu estudo tem tudo para ser mais proveitoso.

Além disso, plataformas de estudos como a Estuda.com criam grupos de estudos com estudantes do país inteiro, dessa vez maiores, a fim de discutir sobre vestibulares e conteúdos escolares! Vale bastante a pena.

Agora que você já sabe como aprender se divertindo, que tal mudar a sua rotina de estudos hoje mesmo?

Os resultados podem te surpreender!

Fonte:
17 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem