Blog

Torne suas aulas memoráveis

Independente de trabalhar na rede pública ou na rede privada, o professor encara diariamente o desafio de despertar o interesse dos alunos ao mesmo tempo em que faz o esforço de transmitir conhecimento da melhor forma e formato possíveis. O professor que conseguir isso, certamente, dará aulas memoráveis para esses estudantes. Confira mais sobre no artigo!

Torne suas aulas memoráveis

A docência é um desafio diário. Não há o que contestar em relação a isso.

Independente de trabalhar na rede pública ou na rede privada, o professor encara diariamente o desafio de despertar o interesse dos alunos ao mesmo tempo em que faz o esforço de transmitir conhecimento da melhor forma e formato possíveis.

São muitos os elementos que podem desmotivar um aluno ao aprendizado. Entre eles, a pouca afinidade com determinado conteúdo, problemas sociais, conflitos familiares, o acesso restrito às atividades culturais, entre outros que poderiam ser aqui citados.

Nesse contexto, o professor precisa estimular os alunos a sentirem que a sala de aula é um ambiente alternativo. Um ambiente onde o conhecimento pode ser explorado de uma maneira mais divertida e menos maçante. O professor que conseguir isso, certamente, dará aulas memoráveis para esses estudantes.

Criando aulas memoráveis

É claro que muitas coisas que acontecem dentro de uma sala de aula e que nem sempre estão sob o controle do professor acabam caindo sobre a sua responsabilidade. Ou seja, além de dar a melhor aula possível, o professor ainda deve se preocupar em administrar essas possibilidades de conflito.

No contexto atual, interatividade é a palavra-chave. Aulas que não se baseiam somente em uma relação unilateral entre o professor e o aluno tendem a despertar maior interesse dos estudantes.

Assim, o professor deve encontrar alternativas para que o aluno não só receba o conteúdo, mas também interaja com ele.

Atividades que estimulem a reação do aluno diante de um conteúdo devem ser priorizadas pelo professor.

A partir da experiência do aluno, o professor pode identificar quais pontos do discurso tem mais chances de despertar o interesse dele.

Os alunos têm muito a contribuir com o conhecimento que é produzido dentro de sala de aula. O professor deve ter a capacidade de reconhecer isso.

Quando o professor tem essa consciência, ele consegue moldar o conteúdo de acordo com a realidade social de uma turma.

A seguir, veja algumas dicas de como criar aulas memoráveis para os alunos, independente da faixa etária em que a turma se encontra.

3 dicas para fazer aulas memoráveis

1)   Permitir que os alunos se manifestem sobre o conteúdo

Quando o professor dá espaço de fala para os alunos, ele consegue identificar quais pontos específicos da matéria mais despertaram a atenção da turma.

Essa técnica pode ser um verdadeiro termômetro para que o professor descubra se a forma com que o conteúdo está sendo explicado é eficiente o bastante para a apreensão das informações.

Nem sempre os alunos vão dedicar a sua atenção para as principais informações de um conteúdo. Em muitos casos, uma informação avulsa é o suficiente para promover uma discussão valiosa dentro da sala de aula.

Nesses casos, o professor não deve ignorar a atenção do aluno em um dado que ele não considera tão importante. É preciso respeitar o interesse do aluno e, a partir dele, transitar o debate entre as informações que lhe chamaram a atenção e aquelas que ele realmente precisa absorver.

Quanto mais o diálogo render, mais proveitosa será a aula. Os alunos querem ter mais participação dentro de sala de aula, mas sem que sejam pressionados a falar. Esse deve ser o objetivo do professor.

2)   Contar histórias malucas e teorias da conspiração sobre tópicos específicos de uma matéria

Todo conteúdo, especialmente as Ciências e o conhecimento histórico, conta com teóricos que extrapolaram o limite do bom senso em seus estudos.

De uma forma geral, o que é absurdo e bizarro tende a chamar a atenção das pessoas. Em uma sala de aula, teorias da conspiração sempre rendem assunto.

O professor pode dedicar alguns momentos da sua aula para discutir as ideias mais absurdas de uma área de conhecimento. Assim, é possível atrair o interesse dos alunos e ainda estimular o diálogo dentro de sala.

Antes de finalizar o debate, o professor deve apresentar os equívocos de uma teoria e expor os motivos pelos quais ela não pode ser levada a sério. Depois da discussão, o professor pode voltar para o conteúdo, aproveitando a atenção e a curiosidade que despertou na turma.

3)   Usar recursos em áudio e vídeo

Materiais interativos podem fazer toda a diferença em uma aula. Professores que insistem em métodos muito tradicionais tendem a não conseguir prender a atenção dos alunos por muitas aulas. É preciso diversificar.

Para fazer isso, o professor pode contar com vários recursos. Dentre eles, músicas que retratem algum período histórico ou elabore raciocínios sobre personagens específicos da História do Mundo.

Filmes também podem ser usados em sala de aula. Basta que o professor identifique o material audiovisual que pode ser útil para a sua disciplina.

 

Em resumo, podemos dizer que há muitas opções para que o professor crie aulas memoráveis. O conhecimento de como fazer isso pode fazer toda a diferença no nível de apreensão do conteúdo por parte dos alunos. Essa atitude, certamente, fará com que os estudantes não esqueçam tão cedo dessas aulas.

Fonte:

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem