Blog

Studygrammer: como conciliar a vida na rede social e os estudos.

Entrevistamos nossa parceira Ana Maria, vestibulanda e studygrammer @studyaninha, ela conta um pouco sobre sua rotina, dá dicas de como estudar pela internet e como começou seu studygram.

Studygrammer: como conciliar a vida na rede social e os estudos.

Qual curso você escolheu e por quê?

Escolhi medicina. A escolha foi em meados de 2015 que eu comecei a ter interesse pela mente, essa vontade de compreender a mente e essa necessidade de querer ajudar as pessoas que sofrem com algum transtorno, e consequentemente, a sociedade e foi aí que eu fui nutrindo esse desejo de cursar medicina.

 

Tinha outros cursos em mente?

Desde nova eu brincava falando que ia ser médica, só que com o tempo eu não tinha mais tanta certeza do que eu queria, por não conhecer outras áreas que chamavam minha atenção até que eu voltei a querer medicina de vez.

 

E você tem alguma dica para dar para aqueles que ainda estão indecisos na escolha do curso ou para quem nem sabe qual curso optar?

Eu acredito que é importante a pessoa verificar todas as coisas que ela ama estudar, fazer, quais os objetivos dela para o futuro e procurar profissões que vai dar pra relacionar com aquilo. Ela vai ter algumas opções, pesquisar a fundo e ver o que ela pode se encaixar melhor para decidir o que cursar.

 

Ana como você se tornou uma studygrammer? Conta um pouquinho como surgiu o @studyaninha

Já tem mais de um ano que eu tenho o studygram, e ele surgiu quando eu percebi que gostava de fazer as coisas fofinhas, tudo com capricho e me ajudava a fixar melhor o conteúdo. Era um momento que eu estava gostando de estudar e quis compartilhar isso. Eu seguia alguns studygrans na época, então, isso me motivou muito para criar, e aí quando eu criei foi isso (risos). Não sabia que ia ter à proporção que tem ele hoje e é muito bom saber que eu motivo muitas pessoas e ao mesmo tempo estou me motivando diariamente.

 

E os resumos, já usava essas letras e o colorido na escola?

Sim, eu sempre gostei de fazer tudo bem caprichado e sempre com muita cor, é uma coisa que sempre deu certo para mim. Só que até então eu não sabia que isso era real, sabe, essa importância e eu só fui melhorando com o tempo. Agora eu tenho um domínio melhor das cores eu sei o que vai me chamar mais atenção, por exemplo, uma coisa bem simples que é a questão do certo ser o verde e o errado, vermelho, então quando alguma coisa é positiva eu sempre busco colocar o verde, quando é negativa sempre o vermelho, então esse sistema de cores me ajuda muito.

 

Agora conta um pouquinho da sua rotina, como você se organiza, além do studygram, o que mais você faz no seu dia a dia?

Essa é uma das perguntas que eu mais recebo no studygram, porque eu compartilho muito a minha rotina e é uma rotina bem corrida. Eu costumo sair muito a noite com compromissos na igreja, então o pessoal fica perguntando como conciliar tudo, até prometi fazer um vídeo sobre isso, que é sem dúvida a pergunta que eu mais recebo.

Eu costumo acordar bem cedo porque meu rendimento é melhor, eu não contabilizo horas de estudo, mas sim, a qualidade e meu objetivo é cumprir as metas diárias. Então eu costumo acordar antes das sete da manhã e estudar até as onze horas, com várias pausas. Mas é um tempo que eu fico mais focada em estudar. A tarde eu tenho maior dificuldade para estudar em casa, então às vezes, eu vou para o escritório paroquial e fico estudando lá, outras vezes eu fico ocupada com as coisas de casa, então a tarde é um período mais complicado. E a noite eu uso muito a Estuda.com que é o momento que eu mais faço questões no meu dia e também faço as minhas leituras, então a minha rotina é mais ou menos assim.

E sobre os compromissos além dos estudos, eu bato muito na tecla de planejamento e organização. Eu sempre sei o dia que vou ter que sair, só quando surge um imprevisto mesmo que é mais complicado, mas seu eu tiver que sair dou um jeito de adiantar tudo mais cedo possível.

 

 

Qual a matéria que você tem mais dificuldade, que você sente que precisa se dedicar mais?

 

Química e física, porque tem horas que eu acho que só tenho que entender como fazer o cálculo e aí quando vem uma questão que é mais teórica eu fico totalmente perdida. Com isso, eu estou percebendo que se eu entendo bem a teoria tanto da física quanto da química até para fazer os cálculos fica mais fácil eu vou pela lógica e consigo entender o que está me pedindo, o que vai ser necessário para fazer tal conta.

 

Deixe algumas dicas para quem quer estudar pela internet:

Então, primeiro ter um planejamento, porque senão você vai ficar perdido, e estudar pela internet, principalmente em casa, a pessoa tem que ter muita perseverança, para não ficar no comodismo, não ficar no canto dela. Então, começa com um planejamento bom e aos poucos, não se preocupa em contabilizar a quantidade de tempo, para priorizar as questões, não ficar só na teoria e ter também um cronograma de revisão para você estar sempre voltando naquele assunto, e claro, sendo fiel a sua disciplina.

 

Dica de livro para estudar para o Enem:

O Grande Livro do Estudante eu acho muito bom porque tem tudo de todas as disciplinas e de uma forma bem resumida. Então, quando eu estou fazendo revisão esse livro me ajuda muito.

18 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem