Blog

Como orientar o seu aluno na escolha do curso superior

Os três anos de ensino médio são muito difíceis para os estudantes, principalmente o último. Eles se sentem pressionados a decidir o destino do resto de suas vidas, através da escolha do curso superior. Muitos achavam que sabiam o que queriam por anos e se encontram em dúvidas. Outros se veem no meio da influência dos pais. E alguns não sabem exatamente do que gostam ou querem algo pelo retorno financeiro e status como bônus. O professor pode ser um divisor de águas para o aluno nessa importante fase.

Como orientar o seu aluno na escolha do curso superior

Os hormônios estão à flor da pele, porque afinal, são adolescentes. A concorrência é tamanha, portanto o medo reina no psicológico deles. Ainda existe toda uma pressão por parte dos pais, em qual é a escolha mais conveniente que o aluno deve fazer. Insegurança, incerteza, dúvidas. O professor pode evitar mais sofrimento, sendo instrumento na tomada de decisões de seus alunos. Saiba como.

Aproveite as aulas da sua disciplina, para estimular o descobrimento de habilidades e competências que cada um pode ter. Feito isso, apresente as profissões em que tais qualidades se encaixam. Deixe espaço de roda de conversa e de pesquisa para os alunos mergulharem no mar de possibilidades da atividade laboral de cada profissão. Incentive-os a anotar, a elencar, classificar prioridades. Coloque como tarefa de casa e se disponha para uma atividade oral ou reunião professor-aluno. Utilize das tecnologias educacionais ao seu alcance, para promover conhecimento acerca das universidades, graduações, cursos técnicos, áreas de atuação dentro de cada campo e ciência. Esse acompanhamento mais de perto e a promoção desse espaço em sala de aula, junto do professor e dos demais alunos, torna as pesquisas e possíveis decisões, mais divertidas e menos desgastantes.

Proponha para a gestão escolar, a inserção de uma orientação vocacional com psicóloga ou a indicação de uma psicóloga específica para este fim, diretamente aos pais e alunos. Os testes de orientação vocacional podem ajudar muito os alunos a ter mais clareza, bem como os pais a enxergarem o perfil dos filhos como indivíduos separados dos sonhos que projetam neles, deixando o adolescente livre para ter autonomia em sua própria escolha.

Professores podem aproveitar o momento, para compartilhar de sua profissão e de como foi para escolher seu curso superior. Isso cria uma identificação maior entre professores e alunos, e os deixa confortáveis para falar sobre esse momento tão importante da vida deles. Sabemos que toda pessoa tem algum professor que considera decisivo em sua vida, por ter inspirado a ser como ele ou por ter feito com que se apaixonasse por aquela matéria ou disciplina. Dito isso, mostra-se que o professor pode ter uma influência muito positiva na decisão dos alunos, trazendo esclarecimentos mais técnicos, incentivando, abrindo portas e empolgando os alunos nessa circunstância. Não dá para perder essa oportunidade de marcar a vida de seus alunos para sempre com um impacto extremamente lúcido.

Por fim, auxiliá-los a descobrir seus pontos fortes, pode ser a chave mestra da escolha correta e de seus futuros. Todos são bons em algumas coisas, mas existem as coisas em que são mais do que bons, são excelentes. O olhar de observador, posicionado de fora, por parte do professor, consegue elucidar isso no aluno.

Sabe-se que sozinho, pode demorar muito até o aluno perceber que é muito bom em algo e que é capaz de fazer determinada coisa melhor que ninguém. Cada aluno é um indivíduo único, diferente e especial, e eles precisam levar isso em consideração. Professor, frise essas diferenças aos seus alunos em sala de aula, para que saibam que a escolha é unicamente deles e que são perfeitamente capazes de tomar uma boa decisão sobre sua própria vida, sem influência e pressão externa. E lembre-os sempre, de que ainda são jovens, e que tem total liberdade de errar e tentar de novo em um caminho diferente. Alerte-os para que não tomem a opinião de outros como deles, pois a escolha é uma responsabilidade que vem acompanhada de uma consequência, por isso esse é um assunto tão sério na vida de cada estudante.

O professor tem aí a oportunidade de ampliar as possíveis estradas que os alunos anseiam percorrer, estimulando um pensamento crítico sobre o que devem fazer. Ademais, nesse mundo inovador, ninguém é mais obrigado a escolher um caminho só. Por isso professor, desperte nos seus alunos o que eles têm de melhor, isso já os ajudará na escolha para o futuro.

Fonte:
1 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem