Blog

Formei no Ensino Médio, e agora?

Essa é a pergunta que fica ecoando na cabeça de quem concluiu o ensino médio ou está no último ano. Parece muito difícil escolher um caminho diante da vastidão de opções de cursos e graduações, da quantidade de coisas que gostamos de fazer, dos nossos pais querendo apontar o caminho e tendo apenas 16 ou 17 anos de idade.

Formei no Ensino Médio, e agora?

É comum não saber o que fazer, pois é uma fase da vida em que é difícil ter a certeza de uma escolha que sabe-se que será para o resto da vida. Mas com um pouco de leitura, tempo e paciência, é possível traçar planos e objetivos sensatos para fazer uma boa tomada de decisão.

Foram muitos anos na escola e quando está perto de acabar, começa aquela dúvida, aquela pressão, porque se gosta de muitas coisas, mas o pai quer que você o siga e a mãe quer que você realize o sonho dela. Durante anos você achou que queria determinada opção e de repente, você já não sabe mais. Para piorar, o que você mais gosta de fazer, vai te render muito trabalho para ter reconhecimento e uma vida estável e para isso os seus pais não te apoiam, pois não querem te ver sofrer, querem o melhor para você.

Diante de tantos dilemas, só resta a vontade de sumir, ou de voltar no tempo e ficar na escola mesmo por mais uns anos.

É complicado decidir o que vale mais a pena, ou encarar de frente a família com uma posição diferente da deles. Seria mais inusitado ainda você dizer que não tem uma resposta e que quer esperar.

Mas respire. Você ainda está na adolescência e tem muito tempo pela frente para tomar decisões e mudá-las mesmo depois de tomadas. Buscando na internet, você consegue vários exercícios que te ajudam a listar suas habilidades, competências e gostos, para que você possa utilizar essa via ao escolher uma opção de curso.

Se você fizer algum exercício deste e ainda se sentir em dúvida, ou não sentir segurança nestes testes de internet, você pode procurar uma psicóloga que realiza orientação vocacional, e com um teste mais eficaz, você poderá ter mais um resultado para afunilar as suas opções. Esteja atento a pessoas que te cercam e suas profissões. Aproveite para questionar, tirar dúvidas, fazer perguntas sobre as funções delas, sobre o curso em que se formaram e no que é possível atuar depois da formação naquela área. Conversar com profissionais é sempre uma boa maneira de fazer anotações e complementar informações sobre os caminhos que você pode vir a optar.

Nesse momento da sua vida, não é inteligente seguir modinhas ou ficar pensando na opção que vai te dar retorno financeiro. Ir por essas linhas de raciocínio podem te fazer se arrepender de suas escolhas tão rápido quanto foi selecionar a opção mais escolhida do momento que te dá a ilusão de status. Um curso superior tem pelo menos quatro anos e a teoria é sempre muito diferente da prática. Na grade curricular da graduação você fragmenta aquele curso em várias disciplinas e se a sua opção por ele for vaga ou a troco de quem você poderá se tornar depois de ter o canudo, pode te frustrar muito, quando descobrir o quão maçante pode ser fazer algo que não é parte do seu propósito ou não te dá prazer, durante anos.

Dê um google e faça uma leitura da quantidade de estudos que comprovam, quando o estudante opta por uma opção que não é sua e sim de outra pessoa, ou opções da moda, e ainda opções que são difíceis, mas dão status e retorno financeiro, ele acaba desistindo mais rápido, quando percebe que não era bem como pensava.

Além do mais, você não deve pensar só nos quatro ou cinco anos de graduação, e sim no resto da sua vida, em que você exercerá funções na área escolhida. Parando para pensar dessa forma, é notável como pode ser um grande erro e o quão exaustivo seria estudar e trabalhar com algo que você não se identifique.

Por isso, primeiro, elenque as coisas das quais goste. Se não conseguir sozinho, busque as ajudas mencionadas acima. Encontre o seu propósito e torne a sua escolha, sua prova, seus anos de graduação e seu futuro trabalho, a melhor aventura e os melhores desafios da sua vida.

Boa sorte nessa nova jornada!

Fonte:
11 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem