Blog

Passou no Enem e agora? Não passou? Nem tudo está perdido!

Depois de vários meses de estudo e dedicação, chegou a hora de conferir como foi seu desempenho no Enem. Esse momento traz ansiedade e dúvida. O que fazer agora?

Passou no Enem e agora? Não passou? Nem tudo está perdido!

Neste post, daremos dicas de como se preparar para a vida na universidade dos sonhos. Também falaremos sobre o que fazer caso a nota não tenha sido tão boa assim. Leia até o final!

 

A tensão do Enem

Participar de um processo de seleção não é nada fácil! Mesmo se a sua escola tiver aulas especiais e apoio para realizar o exame desde o início do Ensino Médio, isso não diminui a sua dose de dedicação e esforço.

Simulados, horas e horas de leitura, passeios e festas que você deixou de ir, tudo isso é um sacrifício, ainda mais em uma fase tão importante como a adolescência.

Ter em mente a carreira escolhida e os benefícios que ela pode te dar são o combustível que alimenta a sua dedicação.

Você fez a prova, pegou e resultado e….

 

Como se preparar para a Universidade?

Depois da maratona de estudos, a primeira coisa a fazer é relaxar, certo?

Nem sempre. Os dias antes do resultado do Enem são importantes para ir se adaptando à nova realidade e conhecendo o processo seletivo que virá em alguns meses.

Saber todos os detalhes alivia o nervosismo e é importante nessa jornada. Algumas dicas para se organizar são:

  • Pesquise universidades e cursos do seu interesse.
  • Veja a avaliação do MEC para a universidade onde pretende estudar.
  • Acompanhe a nota de corte para a carreira escolhida em anos anteriores.
  • Conheça os processos seletivos que usam a nota do Enem.

Enem e opções de acesso à Universidade

Participar da prova é ter um passaporte para seguir por diversos caminhos envolvendo o Ensino Superior no Brasil.

Mesmo que sua nota não seja tão alta, o exame dá opções diferenciadas ao longo do ano. Além disso, é possível estudar em qualquer cidade do país, o que aumenta as chances de conseguir uma vaga.

Basicamente, existem quatro tipos de seleções:

  • Sistema de Seleção Unificada – Sisu.
  • Programa Universidade Para Todos – ProUni.
  • Financiamento Estudantil – FIES.
  • Ingresso direto.

Passei no Enem!

A emoção é tão grande que você não sabe se ri, chora ou manda áudio para o grupo do whatsapp. Sim, saber que sua nota é ótima e sua vaga está garantida é uma confusão de sentimentos.

 

Indo para uma universidade pública

O Sisu é a ligação entre o calouro e a universidade do governo.  Usando a nota do Enem, o Sistema de Seleção Unificada classifica candidatos de acordo com as vagas disponíveis nas instituições do país inteiro, em todas as áreas

Ele é importante porque é o primeiro processo seletivo disponível. Sua inscrição começa logo após a divulgação do resultado do Enem.

Para se inscrever no Sisu, basta ter nota maior que zero na redação.  Como é de se esperar, as vagas são bem concorridas. Em alguns casos, só é possível passar se a nota foi acima de 800.

As inscrições abrem em janeiro e no segundo semestre.

 

Estudando em universidade privada

O ProUni e o Fies são as opções mais acessíveis se o seu desejo é estar em uma instituição particular.  Ao participar do ProUni, é preciso:

  • Nota mínima de 450 pontos na média das provas do Enem mais recente.
  • Tirar mais que zero na redação.
  • Fazer parte do perfil social ou de formação escolar determinado pelo programa.

Se deseja concorrer ao Fies, a regra dos 450 pontos é válida para qualquer edição do Enem a partir de 2010.

Lembre-se de que ProUni e Fies são programas bem diferentes. No ProUni, você ganha uma bolsa de estudos, que pode ser parcial (50%) ou integral. Isso significa que você não deverá nada ao governo ao término do curso.

O Fies é um empréstimo. Isso significa que, se se enquadrar nas condições estabelecidas pelo programa, o governo vai decidir quanto financiará do valor do seu curso. Quando concluir a graduação, terá uma dívida para quitar relativa ao custeio dos seus estudos.

Por fim, existe a modalidade do ingresso direto. Nesse processo, o aluno usa sua nota no Enem para entrar em uma faculdade particular sem precisar fazer uma prova de vestibular. Isso significa que ele pagará as mensalidades integralmente, tendo apenas o benefício de não precisar fazer a prova.

 

Não passei! E agora?

Tirar uma nota baixa no Enem não é o fim do mundo. É triste, porém não se cobre nem pegue pesado com você mesmo.

Especialistas afirmam que são vários os fatores que levam uma pessoa a passar em um processo seletivo. O emocional, a quantidade de horas estudadas e até o condicionamento físico no dia da prova podem influenciar na sua nota.

 

Como superar esse momento?

O melhor a fazer é deixar a tristeza de lado e pensar com calma no que pode melhorar. Você não está só nessa. Muitos jovens precisam fazer a prova mais de uma vez para conseguir a nota ideal para o curso que desejam.

Outros fatores como a qualidade do que foi estudado também podem ser ajustados. Voltar a estudar focando nas áreas nas quais o desempenho não foi tão bom é uma alternativa para melhorar sua nota no futuro.

Quanto mais se estuda, melhor nos sentimos para encarar o desafio de uma prova longa e tão importante como o Enem.

Seja estudando em casa ou em cursinho, o lema é seguir em frente e pensar na situação como uma oportunidade de crescimento.

 

O caminho profissional é uma jornada única e o Enem é um degrau para avançar nessa escolha. Aprovado ou não, o importante é usar essa experiência para ser cada dia melhor. Esse é o segredo dos profissionais bem-sucedidos.

E para todos aqueles que fizeram a prova, mantenha a calma! Agora é esperar até a divulgação do resultado oficial, enquanto isso aproveite para realizar tudo que você deixou em segundo plano, e para aqueles que ainda vão prestar outros vestibulares, boa sorte 😉.

Fonte:
9 votos

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem