Blog Professores

Formas de ministrar aulas sobre meio ambiente

Todo cidadão entende a importância do meio ambiente e sua preservação. Como professor, além da auto conscientização, é missão auxiliar os estudantes no entendimento do assunto. No post a seguir, são dadas dicas sobre como trabalhar sobre natureza em classe. Acesse:

Formas de ministrar aulas sobre meio ambiente

A preocupação com o meio ambiente e a influência humana sobre este são algumas das grandes mudanças na maneira de pensar e de interagir com o mundo que surgiram no século XX.

A necessidade de garantir um futuro sustentável e seguro para o planeta teve reflexos nas diversas normas criadas para a preservação ambiental, bem como os diversos fóruns e organismos que surgiram para tratar sobre esse assunto, como o PNUMA, da ONU, estabelecido em 1972.

No Brasil, o direito a um meio ambiente seguro e equilibrado encontra previsão constitucional no capítulo VI da CF/88:

 Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Com a consciência sobre a ação humana na natureza e os impactos ambientais negativos que ela causa, viu-se a necessidade de que esse assunto fosse trazido à público, revelando a importância da participação social para ajudar a reverter os impactos negativos.

Sendo a educação uma das melhores maneiras de transmitir conhecimentos e conceitos cidadãos, é natural que esse tema encontrasse previsão legal para ser tratado em sala de aula:

Art. 225, § 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder público:

VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;

Com isso, será possível reduzir drasticamente o impacto ambiental, que, conforme a Resolução CONAMA 001, de 23 de janeiro de 1986, é definido como:

Artigo 1º - Para efeito desta Resolução, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

II - as atividades sociais e econômicas;

III - a biota;

IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;

V - a qualidade dos recursos ambientais. 

Para auxiliá-lo a desenvolver esse tema em sala de aula, separamos algumas dicas importantes:

Conscientizar e motivar o aluno

Talvez uma das tarefas mais difíceis em termos de educação sobre o Meio Ambiente seja a conscientização dos estudantes sobre o tema.

É comum que os mais jovens o considerem superficial e menos relevante, já que a preservação do meio ambiente exige mudança de atitude. Veja 3 dicas de como trabalhar a conscientização e a motivação dos alunos:

Criando competições saudáveis, em grupos, que estimulem os jovens a desenvolverem seu potencial e premiem a todos pelos esforços realizados em prol da preservação do meio ambiente. Gincanas que envolvam reciclagem, por exemplo, são uma opção.

Criar planejadores, em sala de aula, para que os alunos anotem em casa as medidas adotadas e depois tragam para a escola. Isso pode gerar também um envolvimento dos pais no trabalho que estiver sendo realizado.

Atividades que os desafiem a promover mudanças no próprio lar, ainda mais se desafiados a corrigirem seus pais de maneira educativa e saudável são também uma opção. A ideia de valorizar seus conhecimentos, especialmente quando eles podem saber um pouco mais que os adultos é bastante motivadora.

Utilizar diferentes métodos de ensino

A internet é uma ferramenta maravilhosa para auxiliar no desenvolvimento de aulas. Variar os métodos para ensinar sobre o meio ambiente facilitará a tarefa e ajudará os alunos a compreenderem ainda melhor o tema.

O uso de recursos audiovisuais, como gravar um vídeo de criação de uma horta ou floresta vertical podem ser uma excelente opção.

Desenvolver panfleto sobre a temática do meio ambiente e distribuir para toda a escola é uma ótima maneira de ensinar aos outros sobre a conscientização ambiental;

Criar jogos e gincanas, com brincadeiras elaboradas pelos alunos, é uma forma de pôr em prática os conhecimentos pesquisados;

Elaborar postagens para redes sociais e tentar conseguir o maior alcance possível pode ser bastante estimulante. 

Atividades que estimulem a criatividade e a participação direta dos alunos sempre apresentarão os melhores resultados.

Consultar diversos materiais de apoio

Utilizar as novas tecnologias de comunicação é uma das melhores maneiras de pesquisar conteúdos diversos para prender a atenção da turma!

Existem muitos vídeos sobre o tema meio ambiente disponíveis de graça, seja no Youtube  ou em locais como o canal do Pirula, da Turma da Mônica ou do Manual do Mundo.

Há diversas revistas científicas ou até mesmo populares que abordam o tema de uma maneira fácil e divertida, como a Ciência Hoje das Crianças, a Galileu e a Mundo Estranho.

Vários sites oferecem materiais interativos sobre a temática, que podem ser utilizados em apresentações elaboradas no Prezi – um ótimo software gratuito e bastante didático.

 

A educação ambiental em sala de aula, além de ser obrigatória por lei, é uma das melhores e mais eficientes maneiras de garantir a saúde do Planeta e sua conservação para gerações futuras.

Por isso é importante utilizar diferentes recursos e meios de ensino, integrando os alunos e estimulando que criem conteúdo. Assim  será possível reverter o quadro de degradação do meio ambiente que temos visto.

Fonte:

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem