Blog Professores

Estimule bons hábitos dos estudantes

Você, como professor, entende muito bem o quão estressante um processo seletivo pode ser. Por isso, nada mais justo que ajudar sua classe a entender a importância de sua saúde física e mental. Confira como, no artigo a seguir!

Estimule bons hábitos dos estudantes

Você, como professor, entende muito bem o quão estressante um processo seletivo pode ser. E não só o processo em si, mas o período de espera e preparação para o vestibular pode causar sérios problemas aos alunos. Tendo conhecimento suficiente sobre a situação, é muito importante que você alerte e ajude os seus alunos a cuidarem da saúde durante o período de vestibular.

Para ajudar você a melhorar a sua didática nesse quesito, neste artigo há algumas dicas que podem contribuir muito para a sua metodologia de ensino. Todas elas são bem simples e fáceis de serem compreendidas, e obviamente, não mudarão em nada a sua maneira de dar aulas, apenas ajudarão você a ver de um outro ângulo.

Como incentivar os alunos a ter uma vida saudável durante a preparação para o vestibular

Durante as aulas, você pode utilizar alguns minutos em classe para explicar sobre a periodização dos estudos, por exemplo. Durante essa explicação, pode alertar os seus alunos sobre o efeito que o descanso tem durante o processo de preparação para o vestibular, apontando por exemplo, os problemas que uma noite mal dormida pode trazer para o nosso organismo, a dificuldade que o cérebro para assimilar a informação que ele captou no dia quando o descanso não é efetivo. Ou seja, tudo que se encaixa como um precaução a ser tomada para evitar complicações futuras durante os estudos, você pode abordar aqui.

Fale um pouco sobre as suas experiências

Além de citar o problema e como ele pode arruinar a vida escolar do estudante, você pode bolar dicas, levando em consideração a sua própria experiência como aluno. Esta tática costuma trazer resultados positivos, principalmente, quando você é um professor que tem a confiança da turma. Se você for honesto durante a explicação, certamente eles vão compreender e irão seguir aquilo que você orientou.

Neste momento, vale contar o que você fez para poder estudar de uma forma efetiva sem prejudicar a sua saúde, e mais, caso você já tenha passado por algum problema de estresse constante devido a falta de uma periodização adequada, uma experiência como essa pode ajudar e muito os seus alunos a entenderem o quanto isso é importante por meio do erro que você cometeu no passado.O erro não deve ser uma vergonha! Ele é uma parte muito importante do aprendizado, portanto, passar isso para os seus alunos, certamente vai contribuir e muito para que eles entendam o quanto a saúde física e mental é importante para que o resultado deles seja positivo no teste.

Tente aplicar uma metodologia de ensino que seja prática e mais assertiva

Para garantir que os seus alunos consigam se dedicar o suficiente em casa sem precisar arriscar a própria saúde, uma dica que pode funcionar é: melhore a metodologia em sala para que eles não precisem estudar tanto em casa.

Se você tem condições de fazer com que a maioria das atividades referem ao preparo para o vestibular sejam feitas em sala de aula, isso vai fazer com que o seu aluno não precise perder tantas horas assim estudando em casa.

Pode ser um caminho difícil! Infelizmente, muitos alunos não querem se adaptar para ter uma vida mais sadia e produtiva, mas, o seu trabalho como profissional da educação é orientá-los sobre os benefícios de uma vida saudável e os malefícios que os maus hábitos podem trazer para a vida deles. Fazendo isso, eles certamente vão entender o quanto a saúde mental e física influenciará diretamente no resultado deles no dia da prova final.

 

Essas foram as dicas. Como pode ver, não é nada muito complicado de se colocar em prática. Se forem implementados da maneira correta, você poderá atingir os seus alunos de uma forma grandiosa, contribuindo muito para a vida deles e para a saúde das turmas.

Fonte:

ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem